Questões de Artes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Lista completa de Questões de Artes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Imagens são consideradas elementos gráficos que podem dar vida a umlayout, como foco principal em uma página ou como elemento secundário. Sobre as funções desempenhadas pela imagem, considere as afirmativas a seguir.

I → Pode transmitir dramaticidade a uma matéria jornalística, resumir e sustentar um argumento apresentado no texto.

II→Pode fornecer uma quebra visual para umbloco de texto ou espaço vazio.

III → É vista como menos eficaz do que um texto verbal para descrever tendências de moda.

IV → Fornece informações detalhadas e transmite sensações que o leitor pode facilmente compreender.

Estão corretas

  • A. apenas I e II.
  • B. apenas II e III.
  • C. apenas III e IV.
  • D. apenas I, II e IV.
  • E. apenas I, III e IV.

Com relação aos diversos tipos de peças empregadas nas atividades de comunicação, relacione as peças na coluna à esquerda com suas definições na coluna à direita.

 A sequência correta é

  • A. 4 – 6 – 5 – 1 – 3.
  • B. 6 – 4 – 2 – 3 – 5.
  • C. 3 – 1 – 6 – 2 – 4.
  • D. 5 – 1 – 4 – 2 – 6.
  • E. 3 – 2 – 1 – 6 – 4.

Sobre os formatos de arquivos envolvidos no trabalho de design e editoração, complete as lacunas.

___ é um tipo de arquivo gráfico orientado a objeto, que também pode armazenar imagens bitmap e ser impresso em qualquer resolução ou tamanho, pois sua qualidade impressa é determinada pela resolução do dispositivo de impressão.

___ é um formato de arquivo rasterizado de alta resolução para imagens em bitmap monocromáticas e coloridas, bastante utilizado pelo setor de impressão.

___ é considerado o sucessor do arquivo fechado, pois reúne, em um único arquivo digital, todos os elementos e as informações necessárias para impressão remota. Graças a algoritmos de compressão eficazes e confiáveis, gera arquivos de tamanho reduzido.

___ é utilizado em imagens gráficas para a web e pode ser compactado, mas sua qualidade não é a ideal para imagens e fotografias em tom contínuo.

____ é compactado para economizar espaço de armazenamento e utilizado amplamente para imagens digitais, tanto na web quanto em câmeras digitais convencionais. Arquivos em alta resolução têm qualidade de impressão, enquanto os de 72dpi são ideais para uso na web.

A sequência correta de preenchimento das lacunas é

  • A. TIFF ‒ EPS ‒ JPEG ‒ GIF ‒ PDF.
  • B. EPS ‒ JPEG ‒ TIFF ‒ PDF ‒ GIF.
  • C. JPEG ‒ TIFF ‒ PDF ‒ GIF ‒ EPS.
  • D. EPS ‒ TIFF ‒ PDF ‒ GIF ‒ JPEG.
  • E. TIFF ‒ JPEG ‒ PDF ‒ EPS ‒ GIF.

A definição para os primeiros rascunhos feitos por um designer ou diretor de arte na criação de um anúncio publicitário é

  • A. layout.
  • B. diagramação.
  • C. rough.
  • D. storyboard.
  • E. teaser.

A identidade de marca pode ser definida como o conjunto de características e circunstâncias que a distinguem e possibilitam sua individualização. Das alternativas a seguir, quais se referem a elementos da identidade de marca?

I→Posicionamento, que deve comunicar a promessa e a proposta de valor da marca, a partir dos componentes da marca, transmitindo a mesma mensagem aos diferentes públicos.

II → Identidade verbal, que engloba todas as expressões orais e escritas da marca, como nome, vocabulário, idioma e tom da marca.

III → Identidade visual, que envolve símbolo, logotipo, impressos, embalagens, sinalização de frota, design de ambientes, impressos.

IV→Universo experiencial da identidade, que abrange experiências sonoras, olfativas e táteis relativas ao contato com a marca.

Está(ão) correta(s)

  • A. apenas I.
  • B. apenas II e III.
  • C. apenas III e IV.
  • D. apenas I, II e IV.
  • E. I, II, III e IV.

A tarefa do designer, diretor de arte ou programador visual envolve princípios e técnicas para dar forma ou diagramarumapublicação.

Nesse sentido, quais são os princípios básicos do design empregados ao projetar uma diagramação?

  • A. Originalidade, espaçamento, colunas e grades.
  • B. Contraste, repetição, alinhamento e proximidade.
  • C. Simetria, assimetria, escala e contraste.
  • D. Hierarquia, linhas, grids e tipografia.
  • E. Equilíbrio, tensão, nivelamento e aguçamento.

Pela perspectiva ética da associação representativa de classe, o profissional de design gráfico NÃO deve

  • A. contribuir para a emancipação econômica e tecnológica do país, procurando utilizar técnicas e processos adequados ao meio ambiente e aos valores culturais e sociais do país.
  • B. empreender, dentro do contexto de sua prática profissional, mesmo em atividades que comprometam seu status como profissional independente.
  • C. apoiar, na busca de oportunidades de trabalho, a concorrência íntegra e transparente, baseada no mérito profissional e de sua proposta de trabalho.
  • D. considerar como sigilosa e confidencial toda informação que souber em razão de suas funções, não as divulgando sem o consentimento dos clientes e/ou empregadores.
  • E. interessar-se pelo bem público com sua capacidade para esse fim, subordinando seu interesse particular ao da sociedade.

Qual foi o primeiro movimento artístico orientado exclusivamente para o design, com estilo marcado, algumas vezes, pela decoração elaborada e superficial e pelas formas curvilíneas ou sinuosas, reconhecido, posteriormente, como sendo o último suspiro da decoração?

  • A. Art Nouveau.
  • B. Cubismo.
  • C. De Stijl.
  • D. Bauhaus.
  • E. Futurismo.

É uma maneira de visualizar a personalidade e a história de vida de um produto, uma empresa ou uma organização e dirige-se ao público interno de uma empresa, bem como editores, investidores, parceiros comerciais e consumidores. Em sua criação, o designer usa umaseleção de cores, formas, texturas, fotografias e palavras, a fim de convidar o leitor a visualizar e sentir o produto em um contexto determinado.

A descrição acima caracteriza o termo

  • A. manual de identidade corporativa.
  • B. identidade visual.
  • C. código de ética profissional.
  • D. brand books.
  • E. caderno de tendências.

A linguagem comum entre o artista e o observador, representada por uma forma abstrata, uma figura geométrica, uma ilustração, uma letra do alfabeto ou um número, que ocupa papel de destaque desde as primeiras manifestações da comunicação visual, com exemplos clássicos como a cruz e a flecha, é definida como

  • A. símbolo.
  • B. signo.
  • C. logotipo.
  • D. design.
  • E. conceito.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...