Questões de Artes da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Artes da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Diana Domingues (apud: Pillar, 1999), arte tecnológica é toda

  • A.

    prática artística que se serve das novas tecnologias como meio.

  • B.

    produção de imagens, a partir de softwares de computador.

  • C.

    produção de imagens e sons, a partir de softwares de computador.

  • D.

    produção de imagens e sons, com vídeo e cinema.

  • E.

    prática artística realizada a partir da invenção do computador.

Ao proporcionar atividades de experimentação e reinvenção de brincadeiras e danças trazidas pelos alunos, a ação complementar mais adequada é o aproveitamento da ocasião para que o professor

  • A.

    converse sobre seus sentidos e significados no processo de apropriação e diálogo corporal entre os diferentes repertórios culturais.

  • B.

    determine a hierarquia existente entre as diferentes culturas a fim de que o aluno compreenda e se aproprie da noção de alta e baixa cultura.

  • C.

    demonstre as diferenças entre uma produção erudita, portanto, de maior qualidade, e a produção popular, produzida de forma intuitiva.

  • D.

    converse sobre as qualidades corporais intrínsecas às criações de caráter popular e compare-as com as produções estrangeiras.

  • E.

    demonstre a impossibilidade de reinventar as brincadeiras de caráter popular, devido à sua forte conexão contextual e histórica.

Na preparação do professor para desenvolvimento de oficinas sob a perspectiva de Jogos Teatrais, sugere-se que

  • A.

    prepare um número menor de jogos que o tempo permite e jogos com os quais o professor se sinta à vontade e atendam às necessidades dos alunos.

  • B.

    prepare o número exato para o tempo da oficina e jogos que apresentem dificuldade mesmo para o professor.

  • C.

    deixe para escolher os jogos no instante do contato com os alunos e sempre aqueles com os quais se sinta mais à vontade.

  • D.

    prepare um número maior de jogos com os quais se sinta mais à vontade.

  • E.

    compartilhe com os alunos sua percepção sobre o grupo e eles ajudarão na escolha e no desenvolvimento dos jogos.

A ida ao teatro é uma oportunidade única e que deve ser aproveitada em todos os seus aspectos. Nessa visita, a preparação começa muito antes do espetáculo, e a observação do caminho – ainda no ônibus – ou mesmo a circulação no edifício do teatro podem ser proveitosas.

Essa preparação colabora para que os alunos

  • A.

    aprendam como se comportar em situações sociais e em eventos culturais: o momento de silêncio e de aplauso; os tipos de vestimenta e atitudes.

  • B.

    compreendam a diferença entre a situação de encontro que o teatro proporciona, diferente de outras atividades do cotidiano como assistir televisão ou navegar na internet.

  • C.

    treinem comportamentos de aprendizado fora do âmbito familiar ou escolar e possam retornar aos eventos sozinhos ou em outras ocasiões.

  • D.

    estabeleçam contato ao vivo com os atores que só conhecem por meio da televisão e, portanto, decidir que tipo de atuação podem vir a desenvolver profissionalmente.

  • E.

    possam tomar contato com um tipo de produção teatral de alto nível que, em geral, ocorre fora dos espaços periféricos.

Considerado como uma forma ideal para trabalhar em sala de aula, graças às suas necessidades mínimas, incorpora a narração do contador de estórias em cenas dramáticas. Tem, como característica, a forma simples de apresentar mitos, lendas e contos de fadas sem adereços ou cenários, utilizando-se de movimento corporal ou de objetos no espaço para encenar a estória.

A descrição trata do

  • A.

    teatro de sombras.

  • B.

    teatro de marionetes.

  • C.

    jogo do onde.

  • D.

    teatro de estórias.

  • E.

    jogo de bola.

A concepção moderna do ensino de Arte na escola propõe que o Teatro seja encarado como uma

  • A.

    atividade para atender momentos sociais da escola.

  • B.

    atividade para atender momentos de lazer da escola.

  • C.

    área específica do conhecimento humano.

  • D.

    disciplina que dá apoio estético aos projetos interdisciplinares.

  • E.

    atividade que dá suporte aos processos de socialização dos estudantes.

Para Ostrower (2004), são vocábulos da linguagem visual:

  • A.

    linha e superfície.

  • B.

    linha, superfície e volume.

  • C.

    linha, superfície e cor.

  • D.

    linha, superfície, volume, luz e cor.

  • E.

    linha, superfície, volume, luz, cor e textura.

Uma das relações colorísticas é a relativa às “temperaturas” cromáticas. Sua origem remonta às experiências humanas imemoriais. São consideradas cores quentes primárias:

  • A.

    vermelha e amarela.

  • B.

    verde e vermelha.

  • C.

    azul e verde.

  • D.

    vermelha e azul.

  • E.

    marrom e vermelha.

São consideradas cores complementares do azul, do vermelho e do amarelo, respectivamente:

  • A.

    roxo, verde e laranja.

  • B.

    verde, roxo e marrom.

  • C.

    laranja, verde e roxo.

  • D.

    marrom, verde e azul.

  • E.

    amarela, azul e verde.

Para Viola Spolin (2008), três são as essências para o jogo teatral. São eles(elas):

  • A.

    o foco, a atmosfera e a interpretação.

  • B.

    o foco, a instrução e a avaliação.

  • C.

    a aprovação, a desaprovação e a avaliação.

  • D.

    o controle, a energia e a ordem.

  • E.

    o brincar, a liberdade e a intuição.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...