Lista completa de Questões de Artes da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Artes - Teoria em Arte - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Federico Fellini desenhava imagens que serviam na elaboração de seus filmes. Luis Arrieta realizou uma pesquisa e escreveu sobre mitos ao elaborar e transmitir para os bailarinos sua versão coreográfica da Sagração da Primavera (In: Salles, 2007).
Essas ações, segundo uma perspectiva dos processos de criação, indicam queo percurso criador é processo intersemiótico.
o objeto criado prescinde do processo de criação.
os dois autores são exceção dentro do âmbito artístico.
nos documentos de processo de criação, privilegia-se a linguagem do objeto final.
os documentos de processo de criação não são relevantes da perspectiva educacional.
Artes - Teoria em Arte - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para Pillotto e Mognol (In: Oliveira, 2007), o espaço educativo reflete concepções pedagógicas e discursos, constituindo-se em elemento significativo do currículo.
Para as autoras, seria importante para todos a apropriação das questões que se referemao desenho arquitetônico.
à estética da recepção.
à estética do espaço.
ao desenho técnico.
à estética educacional.
Artes - Dança (ver na matéria Dança) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De origem angolana, é uma dança que acrescentou os golpes de luta à sua origem lúdica de imitação dos animais. Os descendentes afros escravizados simulavam uma dança para treinar esses tipos de golpes; com o tempo (...) passou a integrar a música popular brasileira com seus berimbaus e atabaques. O canto também se dá na forma responsorial, em que o mestre improvisa um verso e o coro responde alternadamente. (Almeida & Pucci, 2003).
O parágrafo descrevea congada.
o reisado.
o cacuriá.
a ciranda.
a capoeira.
Artes - Dança (ver na matéria Dança) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Como característica predominante das danças indígenas, encontra-se
seu sentido ritualístico, celebrando momentos importantes da comunidade.
o acompanhamento por melodias maliciosas e brejeiras, que falam do amor.
a dança de roda com cantigas que falam da vida infantil.
a origem da comunidade no trabalho rural, sobre os instrumentos e os ciclos da plantação.
seu caráter profano, ligado ao dia a dia da convivência na aldeia e nas relações entre homens e mulheres.
Artes - Dança (ver na matéria Dança) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Salles (2007) cita o bailarino e coreógrafo Alwin Nikolais:
Coreografar para outra pessoa é como entregar a alguém um punhado de areia. Muita coisa se perde. Mas a gente aprende a se contentar com uma percentagem razoável.
A frase remete
ao exercício da coreografia, que trabalha com o planejamento da dança, mas não com sua prática.
à profissão do coreógrafo, isolada das outras instâncias na produção do espetáculo de dança.
às dificuldades do coreógrafo para se fazer entender para os bailarinos.
à característica coletiva do trabalho da dança que mostra uma rede criadora densa e complexa graças à interação.
à inexistência de uma gramática coreográfica que permita anotar movimentos que possam ser compreendidos e lidos.
Artes - Dança (ver na matéria Dança) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Fundindo os cortejos festivos africanos e imitação dos autos portugueses para Nossa Senhora do Rosário, é uma dança dramática que acontece em Pernambuco, atualmente no Carnaval. Personagens principais são Rei, Rainha, Dama do Paço e baianas. Estas últimas carregam a calunga, boneca de pano e madeira de origem religiosa proveniente dos cultos fetichistas dos avós africanos. A dança apresenta movimentos coreográficos elaborados e vestimentas com fortes significados. Trata-se de
congada.
capoeira.
maracatu.
ciranda praieira.
cirandinha.
Artes - Dança (ver na matéria Dança) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A dança do Xondaro é uma arte marcial voltada para autodefesa, busca de agilidade, equilíbrio físico e espiritual para a vida nas matas, para a prática da caça e, inicialmente, luta para defesa e guerra. É praticada pelos índios da tribo
Xavante.
Suruí.
Ladei.
Guarani.
Juruna.
Artes - Dança (ver na matéria Dança) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O cateretê é uma dança marcada pela origem indígena, encontrado em regiões rurais no centro do país, principalmente no Vale do Paraíba. Sua descrição é de
dança em duas fileiras, uma em frente da outra, com batimentos de pés e mãos e o acompanhamento de violeiros.
dançarinos vestidos com saias e cocares de penas, colares e adereços nos braços e tornozelos. Levantam, abaixam e rodopiam rapidamente.
dança para cultuar uma divindade, realizada em círculo, com o pajé no centro da roda, vestido com roupa feita de palha.
dança de roda, de origem camponesa, e dançada tanto por adultos quanto por crianças.
dança realizada na sequência da Procissão do Divino, na qual as mulheres tocam e cantam.
Artes - História da Arte no Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O bumba-meu-boi é um folguedo popular que ocorre em várias regiões do Brasil, e, portanto, merece a atenção do professor. Elementos de seu enredo, vestuário, instrumentos musicais e a figura do boi são encontrados em manifestações similares em Portugal. Sua divisão em episódios, com temas profanos e religiosos, indica sua categorização como
pastoril.
cirandinha.
caboclinho.
catira.
reisado.
Artes - História da Arte no Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Do ponto de vista da arte contemporânea, as disciplinas não podem ser consideradas estanques. Como exemplo, Oliveira (apud: Barbosa, 2007) cita as experiências brasileiras dos anos 60, com enfoque plural do sensitivo que tem no tato a origem de toda a sensibilidade: Bichos; Superfície modulada; Planos em superfície modulada, entre outros. Essas experiências evidenciam as relações entre obra e participador-construtor na própria construção da obra e desmontam o conceito que se tem de obra e de fruição estanques.
Como exemplo dessa produção, no qual o corpo se apresenta de forma ativa, têm-se:Alfredo Volpi e Emílio Goeldi.
Anita Malfatti e Tarsila do Amaral.
Hélio Oiticica e Lygia Clark.
Ricardo Basbaum e Renina Katz.
Maria Martins e Evandro Jardim.
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