Questões de Atendimento ao Público

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Analise as afirmativas a seguir:


I. No atendimento telefônico, o servidor deve evitar usar frases que possam desapontar ou irritar o usuário, tais como “não sabemos” ou “não podemos”.

II. O servidor deve sempre tratar o usuário dos serviços com respeito, sem diferença de tratamento por sua condição social, física ou cultural.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. No atendimento telefônico, o servidor deve atender rapidamente a chamada, sem deixar o usuário dos serviços esperando desnecessariamente.

II. O servidor público deve sempre privilegiar o uso de gírias ao realizar o atendimento do usuário dos serviços, pois esse uso pode tornar a fala mais fácil e compreensível.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Uma reclamação registrada por um cidadão significa um risco para a instituição e para os serviços públicos ofertados, pois sempre causa a abertura de um processo administrativo que leva à exoneração do servidor responsável.

II. Utilizar trajes incompatíveis com o ambiente profissional é um fator favorável ao bom atendimento em uma instituição pública, sendo recomendável que os servidores públicos adotem essa atitude.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Colocar-se no lugar dos usuários dos serviços e procurar atender às suas expectativas é uma forma de conferir qualidade aos serviços públicos.

II. Buscar a satisfação do cidadão que utiliza os serviços públicos é o principal objetivo do atendimento ao público em uma instituição municipal.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Conhecer o que o usuário deseja é um importante passo para se alcançar um nível superior de satisfação do mesmo com os serviços públicos.

II. Cumprimentar o usuário dos serviços, usando frases como “Bom dia” ou “Como vai?”, demonstra acolhimento e educação ao realizar o atendimento.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

    A) A ética, como expressão única do pensamento correto, conduz à ideia da universalidade moral, ou ainda, à forma ideal universal do comportamento humano, expressa em princípios válidos para todo pensamento normal e sadio. Dessa forma, a ética é o conjunto de normas socialmente estruturadas que definem como a natureza funciona e como os seres vivos interagem entre si.

    B) Sendo um produto histórico e social, a ética ilumina a consciência humana, à medida que sustenta e dirige as ações do homem, norteando a conduta individual e social e definindo o que é virtude, o que é bom ou mal. A ética é, portanto, atemporal e sua definição independente dos indivíduos ou da sociedade, pois é um conceito natural.

    C) O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão que utiliza os serviços ali prestados, está colaborando com os demais servidores, pois sua atividade pública é responsável pelo adequado funcionamento da entidade onde trabalha e seus serviços são úteis à sociedade.

    D) A esfera privada da vida dos servidores públicos não possui qualquer relação com a sua atuação profissional. Assim, um indivíduo que assume uma função pública pode, a qualquer momento, realizar atos contrários à moral, à ética ou às leis, inclusive contribuindo para comportamentos discriminatórios, desde que o faça fora do seu local de trabalho.

Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

    A) A ética, como expressão única do pensamento correto, conduz à ideia da universalidade moral, ou ainda, à forma ideal universal do comportamento humano, expressa em princípios válidos para todo pensamento normal e sadio. Dessa forma, a ética é o conjunto de normas socialmente estruturadas que definem como a natureza funciona e como os seres vivos interagem entre si.

    B) Sendo um produto histórico e social, a ética ilumina a consciência humana, à medida que sustenta e dirige as ações do homem, norteando a conduta individual e social e definindo o que é virtude, o que é bom ou mal. A ética é, portanto, atemporal e sua definição independente dos indivíduos ou da sociedade, pois é um conceito natural.

    C) O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão que utiliza os serviços ali prestados, está colaborando com os demais servidores, pois sua atividade pública é responsável pelo adequado funcionamento da entidade onde trabalha e seus serviços são úteis à sociedade.

    D) A esfera privada da vida dos servidores públicos não possui qualquer relação com a sua atuação profissional. Assim, um indivíduo que assume uma função pública pode, a qualquer momento, realizar atos contrários à moral, à ética ou às leis, inclusive contribuindo para comportamentos discriminatórios, desde que o faça fora do seu local de trabalho.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O servidor público deve sempre buscar prestar um bom atendimento ao cidadão.

II. O usuário dos serviços não deve se sentir bem-vindo na organização.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

    A) Ao realizar o atendimento ao público, o servidor deve demonstrar entusiasmo e energia em ajudar, buscar formas eficazes de solucionar os problemas demandados, demonstrar desinteresse pelas necessidades do cidadão e adotar uma linguagem clara e direta.

    B) Demonstrar empatia, cortesia e objetividade são formas de encolher a percepção dos usuários dos serviços públicos sobre a qualidade do atendimento prestado por um servidor em uma entidade.

    C) O atendimento aos usuários dos serviços pode ser melhorado a partir do uso de uma boa dicção, de um tom de voz agradável e de um sorriso. Dessa forma, é inconcebível que o atendimento se torne mais humanizado na perspectiva dos cidadãos.

    D) É dever do servidor público exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento. Deve, ainda, procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O bom atendimento não está relacionado a uma cultura de gentileza na organização.

II. A presteza não é um comportamento avaliado de forma positiva pelos usuários dos serviços públicos.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

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