Lista completa de Questões de Atualidades do ano 2002 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo por referência o texto acima e a realidade brasileira atual, julgue os itens que se seguem.
A mudança verificada no papel da mulher na sociedade brasileira, em especial nos últimos anos, não pode ser dissociada do processo mais amplo de transformação vivida pelo país a partir de meados do século XX.
Tendo por referência o texto acima e a realidade brasileira atual, julgue os itens que se seguem.
A modernização brasileira assentou-se no esforço de industrialização, impulsionada a partir da Era Vargas, que teve na urbanização uma de suas faces mais visíveis, além de determinante para a mudança de comportamentos e de valores na sociedade.
Tendo por referência o texto acima e a realidade brasileira atual, julgue os itens que se seguem.
A presença feminina no mercado de trabalho, hoje acentuada, somente não é maior em face do dispositivo constitucional que veda às mulheres o exercício de diversas profissões, como a aviação civil e militar.
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.
Sabe-se que a falta de saneamento também explica-se pelo fator econômico: seus custos elevados tornam muito mais barato investir no tratamento da saúde da população.
Julgue os itens abaixo, relativos à evolução do Estado contemporâneo.
A característica básica do Estado patrimonial é a apropriação do patrimônio público por interesses privados, incluindo-se a apropriação do cargo.
Tendo por referência o texto acima, julgue os itens seguintes, relativos às condições atuais do comércio mundial.
Em relação aos produtos agrícolas, mas não apenas nessa área, os países mais ricos têm assumido posições francamente protecionistas, a despeito de uma retórica fortemente assentada na defesa de mercados livres.
As circunstâncias que cercam o mundo contemporâneo, em que as crescentes aspirações por cidadania conjugam-se com uma revolução tecnológica que impulsiona a mundialização de uma economia cada vez mais competitiva, fazem da educação alvo certo das atenções das sociedades e dos governos. País historicamente marcado pelas mais diversas formas de desigualdade, entre as quais avultam aquelas geradas ou preservadas pela oferta insuficiente ou qualitativamente deficitária dos serviços educacionais, o Brasil dos dias de hoje apresenta, em termos de educação, um quadro que, embora indiscutivelmente diferente do existente há algumas décadas, ainda está longe do razoavelmente aceitável, quiçá do ideal.
A propósito do atual panorama educacional brasileiro, julgue os itens subseqüentes.Com mais de 95% das crianças em idade escolar adequada matriculadas na educação básica, o Brasil dá mostras de que caminha para a universalização do acesso a esse nível de ensino que, com quatro anos de escolaridade obrigatória, é reconhecido internacionalmente como suficiente para formar cidadãos e pessoas aptas a compreender os complexos mecanismos, hoje, presentes no sistema produtivo.
As circunstâncias que cercam o mundo contemporâneo, em que as crescentes aspirações por cidadania conjugam-se com uma revolução tecnológica que impulsiona a mundialização de uma economia cada vez mais competitiva, fazem da educação alvo certo das atenções das sociedades e dos governos. País historicamente marcado pelas mais diversas formas de desigualdade, entre as quais avultam aquelas geradas ou preservadas pela oferta insuficiente ou qualitativamente deficitária dos serviços educacionais, o Brasil dos dias de hoje apresenta, em termos de educação, um quadro que, embora indiscutivelmente diferente do existente há algumas décadas, ainda está longe do razoavelmente aceitável, quiçá do ideal.
A propósito do atual panorama educacional brasileiro, julgue os itens subseqüentes.A implantação do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) foi decisiva para a expansão das matrículas nesse nível de ensino e pelo melhor desempenho de seus alunos, o que vem sendo atestado pelos sucessivos testes aplicados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e por organismos internacionais.
As circunstâncias que cercam o mundo contemporâneo, em que as crescentes aspirações por cidadania conjugam-se com uma revolução tecnológica que impulsiona a mundialização de uma economia cada vez mais competitiva, fazem da educação alvo certo das atenções das sociedades e dos governos. País historicamente marcado pelas mais diversas formas de desigualdade, entre as quais avultam aquelas geradas ou preservadas pela oferta insuficiente ou qualitativamente deficitária dos serviços educacionais, o Brasil dos dias de hoje apresenta, em termos de educação, um quadro que, embora indiscutivelmente diferente do existente há algumas décadas, ainda está longe do razoavelmente aceitável, quiçá do ideal.
A propósito do atual panorama educacional brasileiro, julgue os itens subseqüentes.Consolida-se o projeto de avaliação recentemente introduzido pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o desempenho dos alunos da última etapa da educação básica: ao cabo de seu terceiro ano de aplicação, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) vê elevar-se a nota obtida pelos alunos, embora com discreta diminuição do universo de estudantes avaliados.
As circunstâncias que cercam o mundo contemporâneo, em que as crescentes aspirações por cidadania conjugam-se com uma revolução tecnológica que impulsiona a mundialização de uma economia cada vez mais competitiva, fazem da educação alvo certo das atenções das sociedades e dos governos. País historicamente marcado pelas mais diversas formas de desigualdade, entre as quais avultam aquelas geradas ou preservadas pela oferta insuficiente ou qualitativamente deficitária dos serviços educacionais, o Brasil dos dias de hoje apresenta, em termos de educação, um quadro que, embora indiscutivelmente diferente do existente há algumas décadas, ainda está longe do razoavelmente aceitável, quiçá do ideal.
A propósito do atual panorama educacional brasileiro, julgue os itens subseqüentes.No campo da educação superior, observa-se expressivo crescimento da iniciativa privada na oferta de vagas nos cursos de graduação, hoje correspondendo a cerca de 2/3 do total, enquanto as universidades públicas, às voltas com graves problemas que costumam conduzir a desgastantes greves, vêem-se na contingência de reduzirem as suas vagas, o que tem acontecido com inquietante freqüência nos últimos anos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...