Lista completa de Questões de Atualidades do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As questões de n
com base no texto que se segue.
"Desde sua descoberta casual em 1542, a Amazônia
tem funcionado como cabo de guerra entre fato e ficção,
fantasia e realidade (...).
Assim que os ensandecidos conquistadores do século XVI
foram substituídos pelos meticulosos cientistas do século
XIX – entre eles o francês La Condamine, o descobridor da
borracha – ficou claro que o maior tesouro da Amazônia
era vegetal."
BUENO, Eduardo.
Brasil: uma história. 2ª ed. ver.São Paulo: Ática, 2003, p. 156.
Ao afirmar que o maior tesouro da Amazônia era vegetal, o autor se refere a características que favoreceram o crescimento do atual Estado de Rondônia e sua capital Porto Velho porque:
realça a importância da atividade mineradora, que fez surgirem povoados como Vila Bela da Santíssima Trindade, atual Porto Velho.
valoriza o extrativismo das drogas do sertão, cujos coletores foram responsáveis também pelo extermínio de indígenas e pela ocupação efetiva do vale Guaporé- Madeira.
destaca a presença de um ecossistema variado que reflete a manutenção da biodiversidade do planeta.
destaca a produção da borracha em larga escala, o que favoreceu o crescimento demográfico da região, atraindo comerciantes, exportadores e investidores estrangeiros
reforça a preocupação em manter a cobertura vegetal nativa como forma de garantir a permanência de solos férteis para cultivo de produtos agrícolas de exportação.
Entre as manifestações da cultura popular do litoral catarinense estão algumas cuja origem é atribuída aos Açorianos. Assinale a alternativa correta em relação a estas manifestações.
Folguedo do "boi-na-vara", renda de bico, "pãopor- Deus" e festividades em honra a Iemanjá.
Folguedo do "boi-na-vara", renda de bilro, "pãopor- Deus" e festividades do Divino Espírito Santo.
Folguedo do "boi-de-mamão", renda de crivo, "pão-por-Deus", forró e maxixe.
Farra de boi, o folguedo do "boi-na-vara", renda de crivo, forró e samba de roda.
Em 1766, Antônio Correa Pinto recebeu a incumbência de fundar uma povoação da qual surgiu, mais tarde, a atual cidade de Lages. Nos anos seguintes vai se intensificar o povoamento do planalto catarinense.
Entre os fatores que criaram a estrutura social e econômica daquela região, podemos enumerar:
a pesca da baleia e o transporte de azeite para a capital da Colônia.
a exportação de charque e peixe seco para o sertão do Rio Grande.
a produção de carne destinada a abastecer o sertão nordestino e o Rio Grande do Sul.
o pastoreio e as atividades econômicas dele decorrentes.
Até o governo Celso Ramos, o Estado de Santa Catarina não dispunha de nenhum instrumento financeiro, a não ser as ações e reações da política fiscal e tributária através da Secretaria de Estado da Fazenda. Como foi denominado o banco estatal criado no governo Celso Ramos?
Agência Catarinense de Finanças e Desenvolvimento, mais tarde denominada Banco de Desenvolvimento de Santa Catarina- BADESC.
Banco de Fomento e Desenvolvimento do Estado (BDE), mais tarde denominado BRDE.
Banco Indústria e Comércio de Santa Catarina, Banco INCO, que mais tarde passou a ser controlado pelo Banco Brasileiro de Descontos S.A.
Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (BDE), que mais tarde recebeu a denominação de Banco do Estado de Santa Catarina (BESC).
A catarinense Ana Maria de Jesus Ribeiro ou Anita Garibaldi tomou parte em um dos mais conhecidos episódios da História de Santa Catarina. Qual?
A luta dos colonos contra os índios em Brusque.
A luta dos revolucionários contra as forças imperiais em Laguna.
A defesa da Ilha de Santa Catarina contra os espanhóis.
A tomada de Monte Castelo.
"Caboclos desalojados de suas terras, operários sem emprego, pequenos proprietários e fazendeiros receberiam uma espécie de ajuda dos céus, ou seja, a presença dos Monges".
"O primeiro deles chamava-se João Maria de Agostini, um italiano peregrino de aproximadamente cinqüenta anos. [...] Descrito como uma figura de longas barbas brancas, vestido com simplicidade, nas mãos carregava um livro de orações".
"Nos últimos dias de 1913, o reduto do Quadro Santo de Taquaruçu do Bom Jesus foi atacado. O desconhecimento do terreno da luta e os desgastes físicos do deslocamento impediram a tomada de Taquaruçu no primeiro ataque. Dois meses mais tarde, 750 soldados fortemente armados voltariam para alcançar sucesso. Tiros de canhões e metralhadoras arrasariam os casebres e a igreja. As rezas e os cânticos acompanhados de toques de tambores e vivas a José Maria não foram suficientes para salvá-los".
MURARO, Valmir. História de Santa Catarina para ler e contar. Florianópolis: Cuca Fresca, 2003. Páginas 83 e 85.
O texto acima relata episódios de um conflito de largas proporções ocorrido em Santa Catarina. Qual foi?
Guerra do Contestado.
Guerra dos Canudos.
Revolução Farroupilha.
Revolução Federalista.
Considere as afirmações sobre a ocupação do espaço na cidade de Santos.
I. As características físicas de seu território privilegiaram a porção insular que, pela oferta reduzida de áreas livres e melhores condições de habitabilidade, elevam o preço de moradia.
II. Ainda na porção insular, os segmentos de baixa renda têm como opções a ocupação de áreas nos morros ou o encortiçamento nas áreas residenciais deterioradas do centro da cidade.
III. Observa-se, nessas últimas décadas, o deslocamento da população para a zona Sudoeste, em áreas de antigos mangues, atualmente em rápido processo de valorização imobiliária.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
I e II.
I e III.
II.
II e III.
Considere o gráfico abaixo.
O setor 1, no gráfico, representa a porcentagem de trabalhadores no setorindustrial.
comercial.
de administração pública.
de serviços.
de construção civil.
Nos anos de 1950, a cidade de Santos sofreu profundas transformações que alteraram seu perfil socioeconômico. Para tanto, pode ser considerado um fator decisivo a
privatização da ferrovia Santos-Jundiaí.
inauguração da via Anchieta, em 1947.
privatização das atividades portuárias.
construção da ponte do Mar Pequeno.
formulação de um plano diretor para a cidade.
Após o golpe de 31 de março de 1964, a vida política de Santos foi afetada. O prefeito eleito em 1968 teve seus direitos políticos cassados antes de tomar posse e o viceprefeito eleito negou-se a tomar posse. Em 1969, a autonomia política de Santos foi cassada e, por mais de 10 anos, a Prefeitura foi chefiada por
tecnoburocratas.
representantes do Exército.
oficiais da Marinha.
políticos do extinto MDB.
prefeitos biônicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...