Lista completa de Questões de Atualidades do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nos últimos anos tem sido realizado um Festival de Jazz no Estado do Ceará e nele muitos músicos importantes têm demonstrado seu talento inegável. Assinale a cidade em que o Festival de Jazz é realizado.
Guaramiranga
Crato.
Tianguá.
Ubajara.
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2006
Os episódios mais marcantes e recentes da história do conflito árabe-israelense podem ser observados nas alternativas abaixo, EXCETO:
os ecos mais antigos da questão árabeisraelense estão na última década do século XIX, quando tomou impulso, a empreitada sionista de criar um Estado judeu na Palestina. Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos, que apoiavam os árabes, e a União Soviética, que apoiava Israel, forneceram armas às partes em conflito tornando impossível um acordo de paz entre eles;
a Fatah foi fundada na década de 50 por Yasser Arafat. É a maior facção da OLP (Organização para Libertação da Palestina). O grupo defende o nacionalismo palestino e seus integrantes ocupam a maior parte da liderança palestina. Foi a primeira facção a lançar ataques armados contra Israel e a primeira a dar passos em direção à paz;
o grupo militante islâmico Hamas, vencedor das últimas eleições, foi criado em 1987 pelo xeque Ahmed Yassin. Rival da Fatah, o Hamas fez oposição aos acordos de paz assinados por Arafat com Israel, alegando que ele não deveria fazer concessões de território;
apesar de pertencerem a ramos rivais do islamismo, O Hamas (sunita) e o Hezbollah (xiita) compartilham o objetivo ideológico de criar Estados islâmicos e destruir Israel e a peculiaridade de receber ordens do exterior, principalmente do Irã e da Síria;
uma solução rápida e pacífica para o conflito árabe-israelense parece muito distante, pois os acontecimentos no Oriente Médio tendem a ser controlados pelos extremistas, principalmente islâmicos, que influenciam multidões tomadas pela emoção, pela fúria ou pelo desejo de vingança.
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2006
A idéia de um modelo de desenvolvimento que não agrida à natureza e priorize o ser humano, foi resultado da tomada de consciência da humanidade, por volta da década de 1970. Desde então, a Organização das Nações Unidas – ONU realiza conferências para debater questões como desenvolvimento e meio ambiente. Baseado no que foi afirmado, observe as seguintes proposições.
São CORRETAS somente as proposições:
I, III e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
III, IV e V.
II, IV e V.
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2006
Para justificar a sua guerra injustificável contra o Iraque, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush teve que distorcer muitos fatos. Grandes jornais americanos colaboraram na propagação das versões enganosas dos acontecimentos. O tempo mostrou que a política externa americana errou ao propagar tais mentiras. Dentre as mentiras a cerca da ameaça representada pelo Iraque podem ser citadas, EXCETO:
o Iraque teria armas de destruição de massa. Nada encontraram porque o Iraque não tinha tais armas. No Oriente Médio, o único estado que possui armas de destruição em massa é Israel, com mais de 200 ogivas nucleares;
a guerra contra o Iraque seria feita por uma coalizão de países. Na verdade, apenas os Estados Unidos e Inglaterra empregaram grande efetivo militar no conflito. Os demais países apenas designaram insignificantes contingentes de soldados, devido, entre outras razões, a forte rejeição interna a esta política;
os Estados Unidos desejam ser vistos como os "libertadores" do Iraque, entretanto são conquistadores, invasores, neocolonizadores. No período que compreende 1890 e 2001, pelo menos 145 intervenções militares foram feitas pelos EUA para defender os interesses das empresas estadunidenses;
os EUA iriam "democratizar" o Iraque – não fizeram isso em lugar nenhum do mundo onde invadiram e ocuparam. Ao contrário, sempre apoiaram ditaduras sanguinárias que lhes fossem subservientes;
a ocupação do Iraque tinha como objetivo primordial a alegação de proteger a população sunita, tradicional opositora do regime implantado por Sadam Hussein e ocupantes dos territórios do sul do país, ricos em petróleo.
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2006
A ordenação geopolítica após a Segunda Guerra Mundial, criou uma nova racionalidade imposta na estruturação (contraditória) do capitalismo mundial. Sobre esta nova racionalidade e suas conseqüências, analise as seguintes proposições.
São CORRETAS somente as proposições:
I, II e III
II, III e V
II, IV e V
II, III e IV
I, IV e V
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Texto I (para as questões de 39 a 43).
Passados dois anos da chegada das forças militares ocidentais no Iraque, é possível afirmar que
foi inconteste a vitória militar e política da coalizão anglo-americana, algo que se comprova com a rápida deposição de Saddam Hussein.
o apoio internacional à decisão norte-americana de invadir o Iraque, expresso nas manifestações da opinião pública mundial e por gestos governamentais, foi decisivo para o êxito da missão.
confirmou-se a desconfiança dos EUA de que o Iraque dispunha de expressivo arsenal de armas de destruição em massa, motivo pelo qual o governo Bush autorizou o ataque ao país governado por Saddam Hussein.
a reação ao inimigo externo uniu os três grupos nos quais o Iraque historicamente se divide: curdos, sunitas e os xiitas de Saddam Hussein.
os estrategistas norte-americanos possivelmente não avaliaram de maneira adequada o grau de difi culdade que encontrariam para consolidar a nova ordem iraquiana pós-invasão.
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Texto I (para as questões de 39 a 43).
Citada no texto, a Organização das Nações Unidas (ONU) é o grande órgão multilateral surgido no imediato pós- Segunda Guerra Mundial, com a finalidade precípua de esforçar-se pela paz e pela segurança internacional. Há consenso de que, na atualidade, a organização sofre os efeitos do fim da realidade mundial na qual foi gestada e em razão da qual agiu por várias décadas. Essa realidade, encerrada formalmente com a desintegração da União Soviética, ficou conhecida como
Tríplice Aliança.
Entente Cordial.
Guerra Fria.
Paz Armada.
Guerra nas Estrelas.
"Mais de um bilhão de dólares para destruir vidas humanas. Crescem a produção e a venda de armas no mundo. Os grandes beneficiados são os fabricantes dos EUA, que faturaram, no ano de 2005, cerca de US$ 478 bilhões."
(Revista Sem Fronteiras, 17 de julho de 2006, página 4).
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
A respeito do TPI sabe-se que
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens seguintes.
Uma das características marcantes do mundo contemporâneo é a existência de uma rede global do crime organizado, que age nas mais variadas frentes e atinge diversas regiões do planeta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...