Lista completa de Questões de Atualidades do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Texto para as questões de 15 a 20.
Levando-se em conta os motivos da aproximação entre crianças e adolescentes e o crime organizado, relacionados no texto, é possível concluir que uma forma correta de se enfrentar o problema seria
reconhecer que tão-somente o dinheiro impele esse público a buscar apoio junto às organizações criminosas.
adotar políticas públicas preventivas e integradas, eficientes para a inclusão social, a exemplo de uma escola que forme, ensine e dê prazer.
elaborar uma legislação que classifique como crime hediondo o uso de drogas ilícitas.
instituir a pena de prisão perpétua para traficantes e usuários de drogas ilícitas, como primeiro passo na direção da pena de morte.
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Texto para as questões de 15 a 20.
Em tempos de tanta violência urbana, razão primordial para o sentimento coletivo de insegurança, algumas notáveis vitórias estão sendo obtidas. Regiões marcadas pela violência extrema estão conseguindo reverter esse quadro terrível, como é o caso famoso do Jardim Ângela, na periferia de São Paulo. Entre as medidas tomadas, que se mostraram muito positivas, assinale a opção incorreta.
Policiamento comunitário, com policiais atuando na região em que residem.
Abertura das escolas em horários diversos aos das aulas, inclusive nos fins de semana, atraindo a comunidade para delas fazerem uso.
Oferecimento de alternativas de formação profissional e de possibilidades de lazer, entregando à comunidade a responsabilidade pela guarda dos equipamentos públicos.
Proibição total de funcionamento de bares ou de locais onde bebidas alcoólicas possam ser vendidas.
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
A onda de violência que atingiu cidades francesas, no final de 2005, teve como estopim a morte acidental de dois adolescentes que tentavam se esconder da polícia. O governo francês chegou a decretar o estado de emergência para deter os atos de vandalismo que se iniciaram nos arredores de Paris. Muitos analistas apontam que o motivo real desses distúrbios foi
a aprovação de uma lei que, embora estimule a contratação de jovens, permite sua demissão por justa causa durante os dois primeiros anos.
o apoio da imprensa à liberdade de expressão, com a divulgação de charges publicadas na Dinamarca e consideradas ofensivas pelos muçulmanos.
a exclusão social dos habitantes dos subúrbios das grandes cidades, onde há precárias condições de saneamento e maior desemprego e violência.
o fracasso da política de integração social, proposta pelo governo, devido à oposição do Partido Socialista do premiê Lionel Jospin.
a tentativa de realizar reformas nas universidades públicas, garantindo o acesso de imigrantes de origem árabe ao ensino superior.
"Guerra ao terror. A milícia, que foi considerada derrotada pelos EUA em 2001, vem realizando muitos ataques suicidas e ganhando espaço político."
(Correio Braziliense, 1º de outubro de 2006, página 30)
O Talibã é um dos maiores movimentos fundamentalistas muçulmanos do planeta e impõe com rigor as leis islâmicas. Assinale a alternativa incorreta em relação ao regime Talibã.
Surgiu no Afeganistão em 1994 e chegou ao poder em 1996, tomando a capital, Cabul.
Tem apoio de afegãos da etnia pashtun, maioria no país.
O regime talibã ganhou popularidade por punir com rigor corrupção e roubo.
No regime talibã, as mulheres são obrigadas a usar a "burka", apetrecho que esconde o rosto feminino.
O regime talibã modernizou o Afeganistão. Entre suas medidas mais populares estavam a liberação do uso de televisão, música ocidental em rádios e cinema.
O mapa representa a partilha da Palestina, fato que gerou um conflito que se estende por décadas, no Oriente Médio.
Sobre esse assunto, é correto afirmar:
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele focalizado, julgue os itens seguintes.
Na atualidade, grande parte das ações de poderosos grupos criminosos está vinculada ao narcotráfico, atividade ilícita que movimenta volume expressivo de dinheiro.Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a dimensão do tema por ele focalizado, julgue os itens seguintes.
O texto assegura ser o Brasil, hoje, o país mais violento do mundo ocidental.Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a dimensão do tema por ele focalizado, julgue os itens seguintes.
O Centro-Oeste é área de extensa fronteira com o Paraguai e a Bolívia, onde se multiplicam as rotas de contrabando de armas e drogas."Serrano do Maranhão, (MA), é considerado um dos municípios nordestinos com o maior porcentual da população registrada no programa do Governo federal, que repassa dinheiro dos brasileiros que trabalham e pagam impostos, com o objetivo de ajudar populações carentes a abrir-lhes caminho para um futuro autônomo, o que dificilmente por si só irá acontecer"." (Revista VEJA, 16/08/2006, p.60). Esse programa chama-se:
Atualidades - Mato Grosso - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Em julho deste ano, cerca de 200 índios de 9 etnias, incluindo caiapós, apiacás, panarás, terenas e caiabis interditaram a BR 163, entre os municípios de Santa Helena e Itaúba. Os terenas, em ação isolada, já haviam interrompido o tráfego da estrada por cinco vezes, nos últimos dois anos. Os índios protestam contra a construção da rodovia que poderá prejudicar 11 aldeias. O bloqueio impediu o transporte entre os Estados
de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.
do Pará e de Tocantins.
de Mato Grosso e do Pará.
do Pará e do Amazonas.
de Mato Grosso e de Goiás.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...