Lista completa de Questões de Atualidades do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O aquecimento global é conseqüência da acumulação na atmosfera de gases que retêm calor e permanecem ali por longo tempo, como o gás carbônico ( CO2 ), o metano, os óxidos de nitrogênio e outros. Todos são gerados por atividades industriais e/ou de produção de energia a partir da queima de combustíveis orgânicos ou fósseis, e tais atividades cresceram continuamente nos últimos 100 anos.
Estudos indicam que o aquecimento global vem apresentando sérias conseqüências para a vida dos homens no planeta. Entre essas conseqüências encontram-se, EXCETO:
o avanço nos processos de desertificação;
o degelo em áreas polares e elevação do nível dos oceanos;
o aumento da intensidade dos fenômenos meteorológicos;
a uniformização da temperatura e da umidade entre as diferentes zonas térmicas;
a ampliação das áreas de ocorrência de doenças tropicais transmitidas por vetores de difícil controle, como malária e leshmaniose.
O aquecimento global tem sido particularmente desastroso para a região ártica. A redução da calota polar pode causar a extinção de diversas espécies animais adaptados ao frio intenso. Outro efeito de tal fenômeno, só que positivo, é o de possibilitar o crescimento da economia mundial através do(a):
estímulo à atividade pesqueira do krill, um crustáceo muito parecido com o camarão e rico em proteínas, em substituição à pesca das baleias, hoje ameaçadas de extinção;
estudo das camadas de gelo que guardam bolhas do ar atmosférico ao longo da existência humana, o que possibilitará o entendimento das mudanças climáticas, capazes de minimizar os efeitos das catástrofes do clima;
possibilidade de exploração dos férteis solos existentes sob o gelo para produzir culturas temperadas de ciclo curto, reduzindo os custos da caríssima agricultura européia, hoje altamente subsidiada;
exploração de suas imensas reservas de petróleo e gás natural, capazes de tornar o ocidente livre das crises do Oriente Médio, assim como da redução dos custos da navegação marítima no hemisfério norte;
redução dos efeitos das secas periódicas em diversas regiões semi-áridas do mundo, como o Sahel africano, ao sul do Deserto do Saara, e o Nordeste brasileiro.
A água é um dos recursos naturais cuja disponibilidade preocupa todo o mundo. A Organização das Nações Unidas decretou o ano de 2005 como o início da Década Internacional Água para a Vida, que visa reduzir pela metade, até 2015, o número de pessoas que não tenha acesso à água potável. Esta é uma forma de chamar a atenção do planeta para o problema porque:
Apenas 0,6% da água doce do planeta pode ser considerada um recurso hídrico economicamente aproveitável pelo Homem, daí a necessidade de preservação para o uso em irrigação, em primeiro lugar, por ser um insumo indispensável para a produção de alimentos.
A poluição das águas agrava ainda mais o problema de sua disponibilidade, causando a diminuição do estoque de água potável, principalmente nos países desenvolvidos cuja legislação ambiental é muito frágil e condescendente.
Além do uso inadequado, a distribuição desigual e a diferença de consumo dos recursos hídricos entre países e setores econômicos tornam o futuro do abastecimento de água mais preocupante.
Os rios que abastecem os grandes centros urbanos estão sendo continuamente utilizados como local de despejo de lixo domiciliar e hospitalar, além de metais pesados, principalmente o mercúrio, utilizado em indústrias alimentícias.
Os rios que abastecem os grandes centros urbanos estão sendo continuamente utilizados como local de despejo de lixo domiciliar e hospitalar, além de metais pesados, principalmente o mercúrio, utilizado em indústrias alimentícias.
Sobre o Protocolo de Quioto é correto afirmar:
Trata-se de acordo bilateral visando à implantação de alternativas tecnológicas que possibilitem o controle da biopirataria.
O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo - MDL é um instrumento criado para auxiliar os países desenvolvidos no cumprimento de metas de redução de gases efeito estufa.
A implantação de sistema de gestão ambiental ISO14000 e respectiva certificação são requisitos essenciais para obter créditos de carbono.
O Brasil, país enquadrado nas Partes do Anexo I do Protocolo deve tomar medidas para redução das emissões de carbono até 2012.
O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo - MDL funciona no sentido de inibir instrumentos com a modernização de plantas industriais nos países em desenvolvimento.
Assinale entre as alternativas a seguir aquela que define o tipo de chuva, geralmente intensa, acompanhada de ventos e raios. Este tipo ocorre por causa da ascenção do ar aquecido pelo sol. Ao subir, o vapor de água contido no ar origina nuvens em formato de bigorna ou cogumelo que podem ter dezenas de quilômetros de diâmetro e altura.
frontal.
convectiva
orográfica.
de orvalho.
de fundo de vale.
Atualidades - Meio Ambiente - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
"O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades. Acredita-se que isso é possível e os estudiosos, de forma generalizada, definem desenvolvimento sustentável como "equilíbrio entre tecnologia e ambiente, relevando-se os diversos grupos sociais de uma nação e também dos diferentes países na busca da eqüidade e justiça social". A partir daí podemos resumir que atividade econômica, meio ambiente e bem-estar da sociedade formam o tripé básico no qual se apóia a idéia de desenvolvimento sustentável." (MENDES, Marina Ceccato. Desenvolvimento sustentável. Disponível em:
Tomando como base o tripé básico citado no texto, pode-se afirmar que uma situação de desenvolvimento sustentável se revela a partir da
satisfação das necessidades básicas da população, como educação, alimentação, saúde e lazer.
efetivação dos programas de educação ambiental com a participação indispensável da comunidade.
conscientização das crianças sobre a necessidade de conservar o meio ambiente e fazer cada um a parte que lhe cabe.
construção de um sistema social com garantia de emprego, segurança social e respeito ao meio ambiente, com produção tecnológica limpa.
preservação dos recursos naturais, com ênfase nos recursos hídricos, partindo-se do reconhecimento da escassez de água potável no planeta.
Atualidades - Meio Ambiente - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A idéia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico.
Com base nessa informação, é correto afirmar:
É de fundamental importância para a vida humana a preservação do meio ambiente, por isso, ele deve ser intocável.
Deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, se deixe de utilizar os recursos nele disponíveis.
Pôr em prática a idéia de desenvolvimento sustentável é algo vivenciado unicamente pelos países subdesenvolvidos, em virtude de sua baixa industrialização, o que possibilita uma maior preservação ambiental.
Ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente, e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais coexistam ao lado do crescimento econômico dos povos.
São as riquezas acumuladas nos países ricos, em prejuízo das antigas colônias, durante a expansão colonial, que devem, hoje, sustentar o crescimento econômico das nações em desenvolvimento.
Instalou-se, recentemente, no Brasil e no mundo, intensa polêmica sobre o uso de sementes transgênicas. Uma das restrições para o seu uso refere-se
ao fato de que, em termos econômicos, a prefe- rência por produtos transgênicos afeta a produ- tividade das lavouras em curto e médio prazos.
à questão econômica, pois discute-se que os transgênicos demandam grande quantidade de mão- de-obra, o que onera o custo final do produto no mercado internacional.
ao seu aspecto ambiental, pois argumenta-se que a transferência de genes de uma espécie para outra pode provocar a contaminação dos ecossistemas e reduzir a biodiversidade.
à circunstância de que, ecologicamente, o plantio de transgênicos provoca aumento de problemas no solo, tais como erosão pronunciada e diminuição do lençol freático.
à que criaria problemas para as multinacionais, pois os países pobres não têm domínio dessa tecnologia. _
Atualidades - Meio Ambiente - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) anunciaram que as empresas a elas associadas não mais comprarão soja proveniente de novas áreas desflorestadas. O anúncio demonstra influência do Greenpeace que, em 29 de abril deste ano, havia impedido o descarregamento de soja em um porto holandês. A decisão tem por objetivo atender às novas exigências do mercado internacional, que
ameaça um boicote à soja amazônica.
condena a mão-de-obra escrava usada em derrubadas da Mata Atlântica.
constatou ser transgênica a soja brasileira das novas áreas desflorestadas.
condena o uso de queimadas para o replantio de soja, em Mato Grosso do Sul.
não aceita a silagem ao ar livre praticada nessas áreas, pelos produtores.
Considere a tabela abaixo.
Da análise das informações acima, é correto afirmar:
A previsão de escassez para o ano 2050 pode não ocorrer, porque com o controle de natalidade praticado nos países emergentes, a tendência é que o consumo de água diminua sensivelmente nas próximas décadas.
As perspectivas para o século XXI indicam um cenário de insuficiência e escassez de água, de modo que este bem natural passará a ser mais precioso para a humanidade do que o petróleo.
A previsão feita é equivocada, pois o programa Década Internacional de Água pela Vida, lançado pela ONU em 2005, já conseguiu aumentar em 50% a quantidade de água disponível para as atividades humanas.
Analisando os dados, podemos concluir que a frase "A água é um recurso ilimitado" pode ser entendida, a cada dia que passa, como uma verdade indiscutível.
As previsões para 2005 foram levadas tão a sério em nosso país que já existem, hoje, em 90% dos municípios brasileiros, programas de Uso Racional da Água implantados com sucesso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...