Lista completa de Questões de Atualidades do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Qual dos rios abaixo listados NÃO correm pelo Estado de Goiás?
Araguaia.
Corumbá.
Paraná.
Maranhão.
Todos os rios acima citados correm pelo Estado de Goiás.
em meados do século XX, o Brasil tornou‐se um país urbano, ou seja, mais de 50% de sua população passou a residir nas cidades.
a região Nordeste apresenta o mais baixo grau de urbanização do país, em parte por ter sido inserida tardiamente na dinâmica econômica industrial.
as regiões Sudeste e Sul, graças à imigração europeia, dobraram seus índices de urbanização entre 1950 e 2000.
o processo acelerado de urbanização permitiu ao Brasil se aproximar de um modelo de economia desenvolvida, diminuindo os contrastes entre as regiões.
na região Centro‐Oeste, a urbanização acelerada foi fruto do crescimento da agropecuária, majoritariamente baseada na pequena propriedade e no trabalho familiar.
Atualmente, a segunda maior cidade de Goiás, considerada o berço da industrialização do estado, é o centro logístico do Centro-Oeste brasileiro.
Com base na informação acima, assinale a alternativa que apresenta o nome da cidade descrita.Caldas Novas.
Anápolis.
Itumbiara.
Goiânia.
Catalão.
Os casos mais recentes foram em Raposa Serra do Sol (RR), em 2009, em Caramuru-Catarina Paraguaçu (BA), em 2012, e na TI Marãiwatsédé (MT), em 2013. Além disso, no Mato Grosso do Sul, a tensão recente tem gerado também vários conflitos. A afirmativa anterior refere-se
às disputas de terras entre índios e fazendeiros no Brasil.
à readequação das reservas, segundo o novo Código Florestal.
ao combate entre meeiros e posseiros pelo domínio de terras.
à desapropriação de terras improdutivas para Reforma Agrária.
à invasão do Movimento dos Sem Terra (MST) em terras do governo.
A manutenção da estrutura de propriedade rural.
O aumento de empregos devido à industrialização.
A diferença de qualidade de vida entre campo‐cidade.
O processo de modernização da agricultura.
O aumento da taxa de fecundidade na área urbana.
Considerando o perfil demográfico brasileiro e os dados do recenseamento de 2010, assinale a opção correta.
Na primeira década do século XXI, houve redução da participação da renda dos indivíduos 20% mais ricos da população e ampliação da renda dos 20% mais pobres.
Apesar dos elevados gastos governamentais com o Programa Bolsa Família, o percentual da população em estado de pobreza não se alterou no período de 2003 a 2012.
Dados do recenseamento de 2010 mostram que os homens continuam mais instruídos que as mulheres.
Segundo a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a maioria da população brasileira se autodeclara preta.
Após invadirem o nordeste brasileiro, os holandeses conquistaram o apoio de alguns importantes senhores de engenho e proprietários de terras. Esse apoio foi obtido com a ajuda de várias medidas empregadas pelo governo de Maurício de Nassau, dentre as quais podemos destacar
a introdução de novas técnicas de cultivo da cana e a organização de um governo democrático.
o estimulo à produção de diversas culturas, sem ênfase na exportação do açúcar, e ao desenvolvimento do mercado interno.
a tolerância religiosa e a distribuição dos lucros da Companhia das Índias Ocidentais entre a elite local.
a concessão de empréstimos e a taxação de impostos mais baixos que os cobrados por Portugal.
a urbanização das regiões dominadas e a igualdade de tratamento aplicada a holandeses, portugueses, judeus e negros.
Após a expulsão dos holandeses, a administração portuguesa incentivou o povoamento do oeste da Paraíba. As práticas adotadas para concretizar essa ocupação foram
o incentivo às entradas e a autorização para a livre mineração, uma vez que nesse período foram descobertas dezenas de jazidas de ouro na região, em torno das quais se formavam os primeiros arraiais.
a instalação de fazendas de criação de gado bovino em áreas bem servidas por rios, e a fundação sistemática de povoações, freguesias e vilas que garantiam a posse portuguesa daquele território.
a construção de quartéis e a transferência dos engenhos de cana-de-açúcar situados próximos ao litoral para o sertão, a fim de promover o desenvolvimento de núcleos urbanos no interior.
o estímulo e o patrocínio, por parte da Coroa Portuguesa, às famílias europeias pobres que, ao emigrarem, recebiam sesmarias e volumosos recursos para se instalarem em lugares isolados.
o apoio aos missionários e a estratégia governamental de fazer vistas grossas à instalação de quilombos, favorecendo a abertura de caminhos e o início de alguma atividade agrícola produtiva no sertão.
a pecuária, que empregava em grande escala o trabalho do escravo africano, ter se tornado uma atividade menos expressiva do que a produção açucareira.
a produção de açúcar ser feita em áreas reduzidas, com mão de obra familiar e indígena, o que diminuia o interesse dos produtores de mão de obra escrava.
a cultura de cana na capitania não ter sido tão marcante como na Bahia ou em Pernambuco, o que ocasionou menor necessidade de mão de obra africana.
a economia do estado não ter sido voltada para a troca externa, como na Bahia ou em Pernambuco, o que restringiu o comércio de escravos negros na região.
as lavouras do estado serem voltadas à produção de gêneros alimentícios, realizadas em pequenas unidades onde trabalhavam apenas alguns escravos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...