Lista completa de Questões sobre Blocos Econômicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ainda tomando o texto como referência inicial e considerando que o MERCOSUL é um processo de integração mais recente e mais frágil quando comparado ao caso da União Européia, julgue os itens seguintes, a respeito dessa comparação e das características específicas do MERCOSUL.
Com a recente inserção da Venezuela no MERCOSUL, inicia-se processo de integração dos produtos internos brutos das três maiores economias da América do Sul: Argentina, Brasil e Venezuela.
Atualidades - Blocos Econômicos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
No final de setembro deste ano, as emissoras e jornais assinantes do noticiário da BBC anunciaram o ingresso de mais dois países na União Européia, que passou de 25 para 27 participantes. Esses países pertenciam ao bloco de países comunistas da Europa Oriental. Apesar de, segundo as autoridades da UE, não estarem prontos para integrar o bloco, foram aceitos para apressar medidas de combate à corrupção e ao crime organizado. Os dois países são:
Chamamos, hoje, de União Européia o que surgiu em 1957 como Mercado Comum Europeu, acordo firmado entre 6 países da Europa ocidental, integrados à ordem capitalista e à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que celebraram sua integração econômica por meio do Tratado de Roma. A idéia de criar um mercado comum na Europa surgiu como forma de "reservar" o mercado europeu para as empresas européias, os investimentos europeus para o capital europeu e enfrentar a concorrência dos Estados Unidos. O Mercado Comum Europeu foi baseado em 2 experiências anteriores, quais foram elas?
O Nafta: união dos países americanos e a Otan: Organização do Tratado do Atlântico Norte, criada em 1990 entre os países continentais da europa ocidental para proteção militar do continente.
O Benelux: união aduaneira entre Bélgica, Holanda e Luxemburgo e o Ceca: Comunidade Européia do Carvão e do Aço, criada em 1952 entre França, Itália e Alemanha Ocidental e Benelux, para "cartelizar" as reservas de carvão e o mercado do aço europeu.
A Belíndia: união econômica e tecnologia entre Bélgica e Índia e a Coca: Comunidade Central Anglo-saxônica, criada entre os países de origem anglo-saxônica, em 1957, para privilegiar o crescimento industrial do Reino Unido.
A ONU (Organismo das Nações Unidas) e na OMC (Organização Mundial do Comércio).
A USSR: união econômica de todas as repúblicas socialistas soviéticas e a Commonwealth of Nations, mercado comum criado entre as nações anglo-saxônicas, sob o comando da realeza britânica.
O Brasil integra um importante bloco econômico, denominado
Acerca da divisão do mundo em blocos regionais e de outros processos em curso no mundo, julgue os itens a seguir. A organização dos países em blocos econômicos regionais tem impedido que o processo de globalização se concretize.
Acerca da divisão do mundo em blocos regionais e de outros processos em curso no mundo, julgue os itens a seguir. A divisão em blocos econômicos regionais favorece o comércio entre seus países-membros.
A partir das idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.
O MERCOSUL assistiu a crises episódicas, como as que envolveram restrições argentinas à compra de geladeiras e fogões, com pouca contribuição à dimensão estratégica do processo de integração no Cone Sul.
A partir das idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.
A carência de cadeias produtivas e de articulações industriais mais permanentes sacrificou, nos últimos anos, a competitividade conjunta do MERCOSUL e ajudou a manter assimetrias econômicas internas ao bloco.
A partir das idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.
A retomada de uma agenda mais construtiva do Brasil para o MERCOSUL, como lembra o texto, permite que esse país possa gozar de melhor prestígio junto a seus vizinhos.
A partir das idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.
A recuperação do espaço perdido no MERCOSUL é apenas paliativo para uma área de integração que não trouxe quaisquer benefícios para os países contratantes do Tratado de Assunção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...