Lista completa de Questões sobre Blocos Econômicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere a tabela abaixo.
Analisando os dados apresentados, é correto afirmar que
os países componentes do MERCOSUL são importantes compradores dos produtos brasileiros.
a União Européia consome mais produtos brasileiros do que os Estados Unidos.
Estados Unidos e União Européia são responsáveis por aproximadamente metade das vendas externas do Brasil.
Ásia e Mercosul, juntos, importam mais produtos brasileiros do que a União Européia.
as importações feitas pela Ásia têm mais peso na balança comercial brasileira do que as feitas pela América Latina.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes, relativos à política internacional e à ação diplomática brasileira na atualidade.
Em sua estratégia para consolidar uma liderança regional, para usar uma expressão do texto, o Brasil tem obtido a adesão incondicional de seu mais importante parceiro na América do Sul, a Argentina, até porque ambos têm consciência de que essa convergência de pontos de vistas é fundamental para o êxito do MERCOSUL.
A Organização Mundial do Comércio (OMC), criada em 1995 para suceder o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), desempenha papel de extremo relevo no atual panorama econômico mundial. Entre suas funções, destaca- se
a regulação da forma pela qual ocorrem as transações comerciais entre os países, fixando regras que têm de ser seguidas por todos os Estados que dela fazem parte.
a responsabilidade de operacionalizar os empréstimos do Fundo Monetário Internacional aos países emergentes.
o suporte técnico que dá ao Banco Mundial, informando sobre a estrutura comercial dos países que buscam recursos junto a esta instituição financeira.
a obtenção do fim dos subsídios agrícolas praticados pelos países ricos, o que conseguiu já em sua histórica reunião de Cancún, no México, em 2003.
o esforço, plenamente compensado, de eliminação de toda e qualquer forma de protecionismo, prática considerada perniciosa ao desenvolvimento do comércio mundial.
Reunindo 25 países e contando com uma população que supera a marca dos 450 milhões de habitantes, a União Européia é o maior bloco comercial do mundo. Relativamente ao processo de sua construção histórica e às suas principais características, assinale a opção incorreta.
O longo e difícil processo que deu origem à atual União Européia teve início após o fim da Segunda Guerra Mundial, conflito que deixou a Europa Ocidental em péssima situação econômica e dependente da ajuda norte-americana para sua reconstrução.
Com a desintegração do bloco soviético na Europa Oriental, sepultando os últimos resquícios da Guerra Fria, vários países do Leste Europeu incorporaram-se à União Européia, ampliando o percentual de população e de produção econômica do bloco.
Além de promover a integração comercial, a União Européia também se destaca pelo esforço de aproximação cultural entre seus integrantes e de permitir a livre circulação de pessoas entre os países que a compõem.
Sob o ponto de vista político, já funciona o Parlamento Europeu, com representantes eleitos em seus respectivos países, em número proporcional à população de cada um deles.
Há consenso entre os analistas de que a adoção de uma moeda única – o euro – pelo conjunto de países integrantes do bloco foi decisiva para que a União Européia compatibilizasse a política monetária praticada por seus membros e atingisse o padrão de estabilidade financeira que tem hoje.
A globalização é, aos olhos de muitos analistas, o resultado de longo processo histórico que, sobretudo a partir da Revolução Industrial, expandiu o capitalismo em escala planetária. No que concerne ao atual estágio da economia mundial, julgue os itens seguintes:
I. A tendência à formação de blocos econômicos, típica dos dias atuais, reflete, entre outras considerações, a necessidade de se unir forças para atuar em um mercado global cada vez mais competitivo.
II. Na atual economia globalizada, os avanços científicos e tecnológicos são essenciais para ampliar a capacidade produtiva e encurtar as distâncias percorridas pelos capitais, pelas pessoas e pelas mercadorias.
III. A proposta de criação de um megabloco continental, a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), tem encontrado dificuldades para sua efetiva implementação.
IV. O ambicioso projeto da Alca pretende envolver, em um único bloco econômico, sem exceção, todos os países americanos.
V. Depois de séculos de exploração colonial, a África transformou-se em uma das mais ativas áreas da economia global, recebendo maciços investimentos internacionais.
Estão certos apenas os itens
I, II e III.
I, II e IV.
I, IV e V.
II, IV e V.
III, IV e V.
Tendo o texto acima por referência inicial e considerando aspectos significativos da economia mundial contemporânea, julgue os itens subseqüentes.
O fracasso do MERCOSUL, que sequer conseguiu constituir-se em união aduaneira, deve-se, segundo os analistas, às históricas e não-superadas divergências entre Brasil e Argentina.
Tendo o texto acima por referência inicial e considerando aspectos significativos da economia mundial contemporânea, julgue os itens subseqüentes.
A União Européia é, na atualidade, o exemplo mais completo de associação de países, sendo resultado de longo processo histórico nascido nos anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial.
Tendo o texto por referência inicial e considerando situações históricas relativas à inserção internacional do Brasil e o quadro econômico mundial contemporâneo, julgue os itens seguintes.
Ao contrário do ocorrido durante os mandatos de Fernando Henrique Cardoso, o governo Lula afastou-se, ainda que temporariamente, das discussões em torno da ALCA, provavelmente como forma de pressionar os EUA a abrandarem suas posições.
Em 1o de maio de 2004 a União Européia incorporou 10 novos países, tendo, a partir daí, uma população de 460 milhões de pessoas. A originalidade dessa incorporação foi:
A propósito do texto acima e considerando a abrangência do tema nele tratado, julgue os itens que se seguem.
A existência do MERCOSUL insere-se no quadro mais geral da economia contemporânea, que, crescentemente globalizada e com notável grau de competição entre empresas e países, estimula a formação de blocos econômicos como forma de melhor inserção de seus participantes nesse mercado mundial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...