Questões sobre Direitos Humanos / Distribuição de Renda

Lista completa de Questões sobre Direitos Humanos / Distribuição de Renda para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Já tendo seu nome indicado para o Nobel da Paz, a Dra. Zilda Arns comanda uma instituição social que executa notável trabalho junto a famílias carentes brasileiras, voltado especialmente para o combate à desnutrição infantil. A utilização em larga escala do soro caseiro e de formas alternativas e baratas de alimentação tem salvado a vida de milhares de crianças. Esse trabalho, que conta com extensa rede de voluntários em todo o país, é feito pelo(a)

  • A.

    Unicef.

  • B.

    Comissão Pastoral da Terra.

  • C.

    Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem- Terra.

  • D.

    Comissão Justiça e Paz

  • E.

    Pastoral da Criança.

Tendo o texto acima como referência e considerando o tema por ele abordado, em seus múltiplos aspectos, julgue os itens seguintes.

Graças à atuação conjunta de organismos internacionais, dos governos nacionais e de entidades sociais, a pobreza no mundo de hoje está sob controle e razoavelmente reduzida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência e considerando o tema por ele abordado, em seus múltiplos aspectos, julgue os itens seguintes.

Pelo que informa o texto, os esforços feitos em mais de cem anos para combater a pobreza tiveram resultados insatisfatórios, provavelmente pelo uso de estratégias equivocadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência e considerando o tema por ele abordado, em seus múltiplos aspectos, julgue os itens seguintes.

O FMI foi criado com a missão exclusiva de acabar com a fome no mundo, objetivo que persegue até hoje.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Brasil não é um país pobre, mas um país injusto e desigual, com muitos pobres. Os elevados níveis de pobreza resultam, primordialmente, da intensa desigualdade na distribuição da renda e das oportunidades de inclusão econômica e social. Na tentativa de corrigir esses problemas, especialmente durante a segunda metade da década de 90, as políticas sociais brasileiras apresentaram as seguintes características, exceto:

  • A.

    Descentralização das ações da União para os estados, municípios e instituições da sociedade civil especialmente em áreas como saúde, educação, assistência social.

  • B.

    Participação da sociedade na formulação, implementação e controle – pelo menos no plano formal – por meio de conselhos situados nas três esferas de governo, e que contam com integrantes governamentais e não governamentais.

  • C.

    Regulação e regulamentação de bens e serviços públicos, definindo gradativamente novos parâmetros para a gestão e o controle da produção de bens e serviços de natureza social.

  • D.

    Estratégias de integração intersetorial, contratação via concurso público de especialistas para carreiras específicas, treinamento regular e continuado dos servidores e avaliação sistemática dos resultados e impactos das ações empreendidas.

  • E.

    Promoção de inovações sociais com ênfase no âmbito local como ponto privilegiado para impulsionar o desenvolvimento sustentável e a busca de processos de participação democrática.

Segundo dados do Relatório de Monitoramento Global 2002, da UNESCO:

Nos cinqüenta anos decorridos desde que a Declaração Universal de Direitos Humanos estabeleceu a educação como direito fundamental para todos, muitos países alcançaram a meta de Educação Primária Universal, ou fizeram progressos significativos nessa direção. Alguns países demonstraram que isso é possível, a despeito de circunstâncias econômicas difíceis...

No entanto,

  • A.

    mais de 100 milhões de crianças em todas as partes do mundo ainda são privadas do acesso à educação primária.

  • B.

    quase todas as crianças que estão fora da escola vivem em países desenvolvidos que investem adequadamente em educação.

  • C.

    os dados demonstram que a meta para a Educação Primária Universal é uma proposta possível apenas aos países desenvolvidos.

  • D.

    a década de 1990-99 indica que os investimentos em educação decresceram em relação às décadas de 70 e 80, diminuindo a oferta deste ensino em todas as partes do mundo.

  • E.

    o número de crianças fora das escolas demonstra que o direito à educação não pode ser visto como obrigação de governos.

Tendo o texto acima como primeira referência e considerando os múltiplos aspectos suscitados pelo tema que ele aborda, julgue os itens seguintes.

Quando se diz que a fome é um ‘fenômeno economicamente irracional’, possivelmente se parte da constatação de que o problema não reside na capacidade de produção, claramente comprovada nos dias de hoje, mas na má distribuição da riqueza produzida, que amplia o já acentuado cenário de desigualdade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como primeira referência e considerando os múltiplos aspectos suscitados pelo tema que ele aborda, julgue os itens seguintes.

Ao defender o combate à fome como prioridade mundial e utilizando-se das mesmas palavras para definir objetos diferentes, conforme o texto, o presidente Lula fez uma espécie de analogia com o argumento utilizado pelo presidente Bush para atacar o Iraque.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Tendo esse texto como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que o tema suscita, julgue os itens subseqüentes.

Embora apresentando altos níveis de desigualdade, a América Latina avançou significativamente na crucial questão da distribuição da renda produzida.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Tendo esse texto como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que o tema suscita, julgue os itens subseqüentes.

A manutenção de elevados níveis de pobreza não denota, apenas, um grave problema social, pois inviabiliza o próprio desenvolvimento sustentado, a começar pelo fato de que revela, entre muitas outras deficiências, a existência de mão-de-obra nãoqualificada e de pessoas inabilitadas a participar do sistema produtivo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...