Questões sobre Direitos Humanos / Distribuição de Renda

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Acerca dos temas tratados no texto IV, julgue os seguintes itens.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos inscreve-se em um contexto histórico amplo, no qual a idéia da cooperação internacional é defendida como forma de superar as barreiras do atraso, da miséria e da ignorância, o que justifica a existência de organismos como UNICEF, UNESCO e FAO, entre outros, na estrutura da ONU.

  • C. Certo
  • E. Errado

A pa[tir do texto acima e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.

Provavelmente pela forte demanda, materializada sobretudo nos países emergentes, nos quais o quadro de desigualdade tende a ser maior, as ONGs concentram sua atuação no campo social, em particular nos setores da educação e da saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado

A pa[tir do texto acima e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.

Exaustivos estudos técnicos demonstram que a baixa incidência de ONGs em países em desenvolvimento, como o Brasil, e sua conseqüente inoperância decorrem da dificuldade — até agora intransponível — que encontram para firmar parcerias com o setor governamental, o que praticamente inviabiliza seu acesso a recursos públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A pa[tir do texto acima e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.

O quadro de vulnerabilidade social a que o texto alude, em larga medida responsável pelo considerável aumento do número de homicídios de brasileiros com menos de 17 anos de idade, exclui as deficiências educacionais, a desestruturação familiar e as reduzidas possibilidades de acesso aos bens culturais, ao lazer e ao mercado de trabalho, explicando-se pelo cenário de violência presente na periferia dos centros urbanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A pa[tir do texto acima e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.

Entre as razões de desânimo que o autor do texto demonstra sentir em relação ao porvir, está a precária assistência prestada pelo Brasil à primeira infância. De fato, sabe-se que, entre outros aspectos, a deficiência alimentar, cognitiva e afetiva nessa faixa etária evidenciará seus efeitos negativos ao longo da vida.

  • C. Certo
  • E. Errado

A pa[tir do texto acima e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.

A existência de um plano assinado por quase duas centenas de países, como o citado no texto, independentemente do grau de êxito ou de insucesso que possa apresentar, configura um cenário mundial relativamente novo, em que temas eminentemente sociais são alçados ao primeiro plano da agenda política internacional contemporânea.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A. o fato de países como a China e a Índia deixarem de cultivar alimentos para se dedicarem às atividades industriais.
  • B. o aumento do consumo motivado pela melhoria das condições de vida nos países africanos, antigamente muito pobres.
  • C. os problemas climáticos, tais como o excesso de chuvas, que diminuíram a produção de trigo e milho na Ásia.
  • D. o elevado preço do petróleo, produto largamente utilizado na fabricação de fertilizantes e no transporte dos alimentos.
  • E. os conflitos em países do Oriente Médio, que dificultam o trabalho dos agricultores e reduzem a oferta mundial de alimentos.

Em outubro de 2009 foi divulgado o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) elaborado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Dele consta a classificação de 182 países e territórios, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os países são classificados em valores médios entre 0 e 1. O Brasil obteve o índice de 0,813, ficando na 75a colocação.

O IDH é o instrumento que mede

  • A. acesso aos recursos de informática e à educação e distribuição de renda.
  • B. expectativa de vida, acesso à educação e PIB per capita.
  • C. PIB do país, expectativa de vida e distribuição de renda.
  • D. coeficiente GINI, volume populacional e acesso à educação.
  • E. expectativa de vida, acesso à educação e PIB do país.
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