Questões sobre Educação

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Cada vez mais, tornam-se frequentes as denúncias de organismos e entidades de defesa de direitos humanos, assim como de estudiosos, em relação ao desrespeito aos direitos de adolescentes e jovens em situação de conflito com a lei. O Sistema Socioeducativo no Ceará, particularmente os centros educacionais destinados à execução da medida socioeducativa de internação, tem sido alvo sistemático de críticas nos últimos anos. Em relação a esses centros educacionais, os problemas que, sistematicamente, são levados ao conhecimento público, tanto pelas organizações da sociedade civil, quanto pelos meios de comunicação, que representam desrespeito e violação de direitos desses sujeitos são

  • A. a superlotação dos centros educacionais e agressões físicas ou maus-tratos.
  • B. o trabalho forçado e castigos físicos.
  • C. a proibição permanente de qualquer contato com familiares e sanções com privação de alimento e de sono.
  • D. o isolamento durante todo o tempo de cumprimento da medida socioeducativa e impedimento de contato com familiares.

Tanto as mobilizações estudantis quanto as ocupações de escolas secundárias e de universidades que têm ocorrido recentemente em diversos estados do Brasil têm, além da intenção de protestar contra algumas medidas e gestão de governos estaduais e governo federal, um foco específico na questão educacional. Entre outros pontos de pauta e posições do movimento estudantil, há uma contundente reação às mudanças propostas no âmbito da educação por meio do Projeto de Lei do Senado nº 193 (PLS 193) de 2016. Sobre o PLS 193, é correto afirmar que

  • A. propõe a redução das vagas nas universidades públicas para alunos que ingressam mediante a lei que prevê as cotas, daí por que o PLS 193 está sendo chamado de “Lei das Portas Estreitas”.
  • B. é conhecido como “Lei da Mordaça” e tem como propósito incluir no texto da lei que trata das diretrizes e bases da educação no território brasileiro o Programa Escola sem Partido.
  • C. essa proposta de lei defende que o Poder Público deve obrigar-se a garantir o ensino gratuito exclusivamente para o nível fundamental; nesse sentido, o PLS está sendo chamado “Projeto Destruição do Futuro”.
  • D. é conhecido como “Livre Arbítrio”, por deixar a critério das instituições educacionais dos estados e do Distrito Federal a definição das disciplinas a serem consideradas obrigatórias no ensino médio.

Em relação ao sistema educacional brasileiro, assinale a afirmação verdadeira.

  • A. A educação básica é constituída pelo ensino fundamental e ensino médio.
  • B. O ensino fundamental tem duração de nove anos.
  • C. O Exame Nacional do Ensino Médio — ENEM — é aplicado semestralmente.
  • D. Os cursos de pós-graduação que compreendem especialização, mestrado e doutorado não fazem parte da educação superior.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do:

  • A. Fies.
  • B. Enem.
  • C. Bolsa Família.
  • D. Educação para todos.

Qual o nome do programa criado em 1998 para avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil?

  • A. ENAD
  • B. COAF
  • C. ENEN
  • D. PROVÃO
  • E. PROVEX

De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, uma das justificativas para o fechamento de escolas é

  • A. a economia de gastos e investimentos que o governo precisa fazer.
  • B. a necessidade de manter alunos da mesma idade estudando juntos.
  • C. o reduzido número de professores na rede estadual à disposição da secretaria.
  • D. a queda vertiginosa do número de alunos da rede estadual nos últimos cinco anos.
  • E. a aposta em centros culturais e esportivos que reduzem a necessidade de escolas.

No que diz respeito à educação do Brasil, o panorama levantado pelo Pnad é, EXCETO:

  • A. As escolas públicas concentram o maior número de estudantes do Brasil.
  • B. Mais de metade da população tem no máximo o ensino médio completo no país.
  • C. Entre crianças, a frequência escolar vem aumentando e chega, em algumas faixas, a quase 100%.
  • D. A graduação universitária não é mais um privilégio de poucos no Brasil, com quase 40% da população alcançando este nível de instrução.

  • A. ao grupo Procure Saber, formado por intelectuais e artistas, que defende a total liberdade na publicação de biografias de cidadãos brasileiros.
  • B. à Associação dos Editores de Livros, que pretende impedir a publicação de obras não autorizadas pelos biografados com fins comerciais.
  • C. a personalidades do meio artístico, que sempre apoiaram a censura à publicação de biografias, e a parlamentares favoráveis à total liberdade de expressão.
  • D. ao descompasso entre o Código Civil, que prevê autorização prévia do biografado, e à Constituição, que garante liberdade de expressão.
  • E. à decisão do Supremo Tribunal Federal que, por unanimidade, considerou inconstitucionais todos os artigos sobre biografias estabelecidos no Código Civil.

Para mensurar o ensino superior aplicado nas faculdades e universidades brasileiras, através da avaliação dos estudantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC), aplica o(a)

  • A. Saeb.
  • B. Enem.
  • C. Enade.
  • D. Encceja.

No que tange à educação no Brasil, foi implementado pelo governo federal, através do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de incentivar o ensino superior no Brasil, um programa que concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Trata‐se do

  • A. Fies.
  • B. Prouni.
  • C. Pronatec.
  • D. Crédito Educativo.
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