Lista completa de Questões sobre Rio Grande do Norte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A mineração junto com o algodão e a pecuária foram atividades econômicas importantes para o processo de ocupação e crescimento econômico do interior potiguar. No caso específico da produção de scheelita, a Microrregião do Estado do Rio Grande do Norte que mais se beneficiou com essa produção foi
Cultivado(a) em diversas áreas do Estado do Rio Grande do Norte, destaca-se, na atualidade, por ser um dos principais produtos de exportação do vale do Açu, sendo o município de Ipanguaçu um dos principais produtores. O texto acima se refere ao cultivo do (a)
Na atualidade apresenta-se como uma importante atividade para a economia potiguar. No entanto, a sua realização é motivo de preocupações por parte da sociedade, tendo em vista constituir uma atividade ameaçadora do equilíbrio ambiental marinho e, particularmente do mangue. A atividade a que o texto faz referência é o(a)
Atividade turística no Rio Grande do Norte tem apresentado intenso crescimento inclusive no interior do Estado. Dois municípios têm-se destacado enquanto roteiro turístico no interior, devido às suas características naturais, em especial a geomorfologia. Os municípios em questão são
"A fruticultura irrigada no Rio Grande do Norte respondeu em 2002 por 25% das exportações estaduais, entretanto, o período de maior crescimento, principalmente em termos de exportação, ocorreu no período de 1995 a 1998." (Felipe et al. 2004). Entre os frutos que se destacaram na ponta das exportações do Estado no ano 1998, respectivamente, foram
Essa tradicional atividade pecuária vem sendo impulsionada na Região Central do Rio Grande do Norte em razão de apresentar um clima semi-árido considerado favorável ao desenvolvimento do rebanho, além do apoio dado pelo Estado. Outra atividade econômica vem sendo desenvolvida principalmente nos estuários dos rios potengi e curimataú, sendo responsável pela geração de emprego e renda, mas por outro lado, pela degradação parcial das áreas de manguezais. As atividades econômicas citadas acima são, respectivamente:
A caprinocultura e a monocultura da cana-de-açúcar
A pecuária bovina de corte intensiva e a carcinocultura
A caprinocultura e a carcinocultura
A carcinocultura e a rizicultura
A carcinocultura e a atividade pesqueira
Durante muito tempo o turismo, atividade bastante rentável, se concentrou nas áreas litorâneas do Rio Grande do Norte, em razão das praias nordestinas representarem um sonho de lazer por parte das pessoas de outras regiões do Brasil e do mundo. Atualmente, a região serrana do Estado, conhecida popularmente como "tromba do elefante" começa a desenvolver tal atividade. Somente uma alternativa abaixo contém apenas o nome de municípios localizados na área citada. Marque-a:
Serra de São Bento, Jaçanã e Caicó
Luis Gomes, Lages e Pedro Avelino
Martins, João Câmara e Santa Cruz
Luis Gomes, Portalegre e Martins
Pau dos Ferros, Riacho de Santana e Macau
Embora a produção de sal-gema no Espírito Santo ponha em xeque o mercado de sal potiguar, através da concorrência, nosso Estado até o momento é destaque na exploração nacional do produto. Somente uma alternativa abaixo não contém o nome de um município que se destaca na produção salineira:
Macau
Mossoró
Tibau do Sul
Grossos
Areia Branca
No Rio Grande do Norte, a combinação correta entre zonas fisiográficas, ambientes climáticos e atividades econômicas tradicionais resultantes dessa interação está contida na alternativa:
No Rio Grande do Norte, os temas "crescimento urbano" e "empobrecimento rural" aparecem, muitas vezes, vinculados às discussões sobre o êxodo rural. Considerando-se as associações mencionadas, assinale a alternativa correta.
O alto índice de crescimento urbano e os baixos investimentos privados no meio rural provocam aumento das taxas de crescimento vegetativo.
As altas taxas de crescimento urbano no Estado produzem crise na habitação e uma superpopulação marginalizada nas áreas sertanejas.
As altas taxas de crescimento populacional decorrente da industrialização do campo, produzem a exclusão social nas cidades potiguares.
As altas taxas de crescimento urbano e o esvaziamento do campo resultam da injusta distribuição de investimentos que conduzem à exclusão social.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...