Lista completa de Questões sobre Rio Grande do Norte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Calcula-se que o Rio Grande do Norte tem cerca de 90% do seu território vulnerável ao fenômeno seca, fenômeno explicável e previsível. A pobreza marcante, nas áreas atingidas por ela, tem sido apontada pelos pesquisadores como, antes de tudo, um problema político-econômico, e não, ambiental. Historicamente, a área de ocorrência da seca tem sido alvo de importantes projetos hídricos para a implantação de agroindústrias, defendidos pelos planejadores como solução para a modernização agrícola. Os investimentos de capitais, nessa área, têm gerado culturas alimentares, em nosso Estado, distintas das atividades tradicionais. Com base no texto e nos seus conhecimentos, indique a alternativa que contempla: as áreas agroindustriais, o projeto hídrico e as lavouras modernizadas no Rio Grande do Norte, respectivamente.
Vales do Apodi e Trairi – Barragem Armando Ribeiro Gonçalves – frutas tropicais.
Serras Centrais – Barragem de Santa Cruz do Apodi – horticultura.
Vales do Açu e Apodi – Barragem Armando Ribeiro Gonçalves – frutas tropicais.
Serras Centrais e Vale do Açu – Barragem de Umari – horticultura.
41. Leia o texto, analise as afirmativas e marque a alternativa que reúne o conjunto de afirmativas corretas.
Na última década do século passado, a dinâmica economia mundial alterou mais ainda as relações internacionais de troca e prestação de serviços, iniciada no final da Segunda Guerra Mundial. Os lugares, espaço geográfico mundial, estão ligados à rede fluxos de capitais, de mercadorias e de informações. Nesse contexto de transformações, o nosso Estado tem apresentado uma evolução no processo de globalização. Entretanto, tal processo tem priorizado determinados lugares, como Natal e municípios do seu entorno, e excluído outros, outrora geradores de grande riqueza para o Estado.
I - O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial, PROADI, base legal da política de concessão do Estado, favorece a instalação e ampliação de novos investimentos em áreas de concentração de recursos.
II - O Estado empenha-se, cada vez mais, em investimentos produtivos, justificando-os como solução para a criação de empregos e geração renda, beneficiando o capital com custos menores produção.
III- Os poderes que atuam no Estado promovem inovações em um número limitado de lugares, enquanto grande parte dos municípios sertanejos convive crises das culturas tradicionais e problemas políticoeconômicos e ambientais.
IV - As vantagens do Rio Grande do Norte, em relação aos Estados vizinhos, vinculam-se ao tamanho mercado, ainda pouco explorado, que vem se abrindo, progressivamente, atraindo grandes investimentos estrangeiros nos ramos de confecções e calçados.
V - A posição geoestratégica do Rio Grande do tem papel importantíssimo na instalação de canais exportações para os mercados consumidores da América do Sul, dada à sua proximidade geográfica.
I, II e III.
I, II e IV.
II, III e V.
III, IV e V.
A partir das informações contidas no gráfico e citação abaixo, é correto afirmar que:
"A população do Rio Grande do Norte está mais velha, suas áreas rurais têm diminuído e aqueles que dela saem têm optado pelos centros urbanos do Estado para trabalhar e viver." (Diário de Natal, 22/09/2002.)
A população de idosos sofreu nítido aumento, conseqüência do avanço da previdência social no Estado, que tem elevado a qualidade de vida da população.
A configuração da pirâmide etária indica o predomínio da população idosa, resultante de um planejamento governamental consistente.
As mudanças demográficas no Estado são explicadas pela queda da taxa de natalidade e crescimento das cidades, que oferecem excelentes condições de vida.
As mudanças demográficas no Estado indicam a queda das taxas de fecundidade e mortalidade e a elevação da expectativa de vida da população.
"Entre outras atribuições, o auditor fiscal executa procedimentos de fiscalização, objetivando verificar o cumprimento das obrigações tributárias, praticando todos os atos definidos na legislação específica, inclusive os relativos à apreensão de mercadorias, documentos e assemelhados. Em suma, o auditor-fiscal é a pessoa responsável pela fiscalização dos produtos que entram e saem do Estado. Seu objetivo é evitar que entrem produtos contrabandeados e ilícitos. Desta forma, os auditores realizam importante trabalho contra a evasão de divisas de nosso território."
Adaptado de http://www.pizzo.hpg.ig.com.br/MESTRE.HTML
Orientado a conhecer o território potiguar, o Dr Felisberto, recém aprovado no concurso para a função de auditor fiscal, realizou uma viagem, cujo roteiro está no mapa, e conheceu também graves problemas ambientais no Rio Grande do Norte.
Observe e marque a alternativa que indica, respectivamente, esses problemas.
Assoreamento dos rios, destruição dos manguezais, alagamentos pluviais.
Lixão com poluição ambiental e visual, desertificação, assoreamento dos rios.
Desertificação, contaminação do lençol freático, alagamentos fluviais.
Esgotos domésticos e industriais, destruição dos manguezais, poluição.
No contexto do Rio Grande do Norte, os espaços I e II do esquema podem ser preenchidos por
pesca Industrial – terceirização
indústria cerâmica – carcinicultura
petróleo e gás natural – carcinicultura
petróleo e gás natural – indústria cerâmica
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...