Questões de Atualidades da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Atualidades da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Apesar dos avanços, o sistema educacional brasileiro continua apresentando falhas acentuadas. Ao que tudo indica, o país não conseguiu se preparar adequadamente para a transição entre uma educação dirigida às elites, como acontecia no passado, e um sistema de massas, como acontece no presente. Relativamente ao atual quadro geral da educação no país, assinale a opção correta.

  • A.

    Má formação acadêmica e baixos salários são, em geral, dois dos mais significativos problemas que envolvem o magistério no país. Professores com formação deficiente e profissionalmente desestimulados acabam por contribuir para o sofrível desempenho do sistema educacional brasileiro

  • B.

    Os resultados obtidos em testes de avaliação com estudantes brasileiros dos níveis fundamental e médio mostram um desempenho muito semelhante aos dos colegas de outros países.

  • C.

    Na educação superior, a decisão governamental de criar toda sorte de obstáculo à criação de faculdades particulares aumenta a desproporção entre o número de vagas e o de candidatos aos cursos de graduação.

  • D.

    Uma grande vitória alcançada pelo Brasil, nos últimos anos, foi a criação de creches públicas na totalidade dos municípios brasileiros, o que resolveu o antigo problema de falta de vagas na educação infantil.

  • E.

    As maiores dificuldades encontradas na Educação Básica são quantitativas: de modo geral, há poucas vagas nos níveis fundamental e médio para uma crescente demanda.

O Brasil não é um país pobre, mas um país injusto e desigual, com muitos pobres. Os elevados níveis de pobreza resultam, primordialmente, da intensa desigualdade na distribuição da renda e das oportunidades de inclusão econômica e social. Na tentativa de corrigir esses problemas, especialmente durante a segunda metade da década de 90, as políticas sociais brasileiras apresentaram as seguintes características, exceto:

  • A.

    Descentralização das ações da União para os estados, municípios e instituições da sociedade civil especialmente em áreas como saúde, educação, assistência social.

  • B.

    Participação da sociedade na formulação, implementação e controle – pelo menos no plano formal – por meio de conselhos situados nas três esferas de governo, e que contam com integrantes governamentais e não governamentais.

  • C.

    Regulação e regulamentação de bens e serviços públicos, definindo gradativamente novos parâmetros para a gestão e o controle da produção de bens e serviços de natureza social.

  • D.

    Estratégias de integração intersetorial, contratação via concurso público de especialistas para carreiras específicas, treinamento regular e continuado dos servidores e avaliação sistemática dos resultados e impactos das ações empreendidas.

  • E.

    Promoção de inovações sociais com ênfase no âmbito local como ponto privilegiado para impulsionar o desenvolvimento sustentável e a busca de processos de participação democrática.

"Nós não aceitaremos nada menos que a vitória contra o inimigo. O melhor modo de proteger a América é ficar na ofensiva". Nas palavras do presidente George W. Bush, está a síntese da Doutrina que leva seu nome e que se materializa plenamente após o 11 de setembro de 2001. Assinale a opção que expressa, correta e simplificadamente, a Doutrina Bush.

  • A.

    Os EUA têm o direito de atacar preventivamente um país que, sob o ponto de vista de Washington, seja considerado ameaça futura.

  • B.

    O Conselho de Segurança da ONU é a instância máxima para a resolução dos problemas que afetem à segurança internacional.

  • C.

    A "guerra ao terror" conhece um único limite, aquele que é imposto pela ética e pelos valores democráticos que fizeram a grandeza da América.

  • D.

    Os EUA rompem relações diplomáticas com todo e qualquer país que não apóie as incursões militares norte-americanas contra focos do terrorismo mundial.

  • E.

    A América tem o compromisso de levar a democracia aos quatro cantos do planeta, missão da qual jamais se afastará.

Atraindo a atenção de milhões de pessoas em todo o planeta, o futebol realiza mais uma vez, em 2002, sua grande competição, num ritual que se repete a cada quatro anos: a Copa do Mundo. Desta vez, de maneira inédita, a Copa acontece na Ásia e, também de forma inovadora, é sediada por dois países. Relativamente a esses países asiáticos, julgue as assertivas seguintes, identificando- as como verdadeiras (V) ou falsas (F), assinalando em seguida a opção correspondente.

  • A.

    V, V, V

  • B.

    V, F, F

  • C.

    F, V, V

  • D.

    V, V, F

  • E.

    F, F, V

Para muitos, foi um acontecimento histórico: a 28 de maio de 2002, em cerimônia realizada nos arredores de Roma, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou um acordo com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), abrindo as portas para a cooperação militar pós-Guerra Fria. No que se refere ao tema, de indiscutível importância para o desenrolar da política internacional, julgue as assertivas a seguir propostas, identificando- as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a opção correspondente.

( ) Apesar de toda a extensão da crise que sepultou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que se desdobrou no desmonte dos regimes socialistas na Europa Oriental, a Rússia mantém seu arsenal nuclear, o que por si só lhe confere peso nas questões afetas à segurança mundial.

( ) OTAN e Pacto de Varsóvia surgiram no tenso ambiente de disputa de poder mundial pelas duas superpotências emergentes ao final da Segunda Guerra, EUA e URSS; em ambos os casos, plenamente integrados à lógica que presidia o choque de interesses na ordem bipolar, tratava-se de alianças militares, tecnicamente justificadas como forças de defesa.

( ) O fim da URSS, acompanhado do colapso socialista no Leste Europeu, correspondeu à desativação do Pacto de Varsóvia, o mesmo não tendo ocorrido com a OTAN; preservada e fortalecida, a OTAN parece forjar um novo papel para si, no qual o combate ao terrorismo internacional certamente figura em plano superior.

  • A.

    V, V, F

  • B.

    V, F, F

  • C.

    F, V, V

  • D.

    V, V, V

  • E.

    F, F, V

Ao se iniciar, o século XXI vê nascer o mais novo país do mundo, o Timor Leste, Estado que surge de forma singular e após sofrer dramática agressão externa. Entre as circunstâncias históricas que envolveram a trajetória desse pequeno país asiático até a consumação de sua autonomia, para a qual foi significativa a participação brasileira, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Depois de cinco séculos de dominação portuguesa e de vinte e cinco anos de luta contra a ocupação indonésia, o Timor Leste conseguiu proclamar-se Estado independente, após ter ficado cerca de dois anos e meio sob administração da Organização das Nações Unidas (ONU).

  • B.

    Pobreza e baixo índice de escolaridade, com uma taxa de analfabetismo superior a 50% da população, são duas graves características atuais do Timor Leste, que terá na reconstrução de sua economia – destruída pela ocupação da Indonésia – seu grande desafio inicial.

  • C.

    Com a intervenção de uma força internacional, que contou com a participação de militares brasileiros, foi possível definir um calendário político, restabelecer a paz e pôr fim a anos de violência no Timor Leste, tudo isso sob a coordenação da ONU, que escolheu um brasileiro, Sérgio Vieira de Melo, para comandar a operação.

  • D.

    Obtendo cerca de 80% dos votos, em eleições diretas que contaram com a presença de observadores internacionais, entre os quais parlamentares brasileiros, foi eleito Presidente da República Democrática do Timor Leste, Xanana Gusmão, líder da resistência e exguerrilheiro.

  • E.

    Causou estranheza nos círculos internacionais a posição assumida por Portugal em todo o longo e difícil processo de independência de sua antiga colônia timorense: ainda que não tenha defendido ostensivamente as atitudes agressivas da Indonésia, na prática não ofereceu apoio político ou logístico ao Timor Leste.

A questão ambiental deixou de ser algo a preocupar apenas cientistas e preservacionistas e, especialmente a partir das últimas décadas do século XX, passou a integrar a pauta política contemporânea, seja no interior de cada país, seja no âmbito internacional. A simples existência de um Dia Mundial do Meio Ambiente demonstra a ampliação da consciência acerca da imperiosa necessidade de se conciliar o desafio da sustentabilidade ambiental com a luta contra a pobreza. No que concerne ao tema, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A Revolução Industrial produziu mudanças profundas que, ultrapassando o terreno da produção, atingiram a vida social: a paisagem rural cedeu espaço à vertiginosa urbanização, inovações tecnológicas passaram a presidir o sistema produtivo e novas idéias e práticas configuraram um novo tipo de poder político.

  • B.

    O combate à atitude predatória em relação ao meio ambiente, atitude essa determinada pela ânsia de ampliar a produção de bens e de lucro, ocupa posição central na agenda do mundo contemporâneo desde os primórdios da Revolução Industrial, quando seus efeitos, nos mais variados setores, passaram a ser conhecidos.

  • C.

    Em 1972, na Suécia, a cidade de Estocolmo sediou a 1ª Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente, marco histórico de uma nova consciência que começava a ganhar corpo em torno dos sinais de exaustão emitidos pela natureza, em face de um modelo de crescimento econômico que ameaçava o horizonte ambiental das futuras gerações.

  • D.

    Com a Rio-92, nome pelo qual ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, observa-se a ampliação da consciência social acerca do desafio ambiental e, em decorrência, aprofunda-se a concepção de qualidade de vida como indissociável da noção de desenvolvimento sustentável.

  • E.

    Com muitas incertezas acerca de seu êxito, no próximo mês de agosto, em Johannesburgo, na África do Sul, estará acontecendo a Cúpula Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, chamada de Rio+10, ocasião em que os países ricos deverão ser cobrados pela nãoimplementação das propostas celebradas na Rio-92, a exemplo das convenções de Biodiversidade, de Desertificação e de Mudanças Climáticas.

Segundo Eric Hobsbawm, não há registro de uma época mais violenta que o século XX. Duas guerras mundiais, infindáveis conflitos localizados, genocídios e regimes totalitários ajudam a compor esse cenário de dor e morte. Relativamente a esse quadro global, ao qual se agregam índices crescentes de criminalidade, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Um fato que chama a atenção dos estudiosos é que, a partir da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), amplia-se de maneira exponencial o número de civis, isto é, de não-combatentes atingidos em guerras, o que pode ser explicado, pelo menos em parte, pela incessante sofisticação das armas utilizadas.

  • B.

    Os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, além de terem atingido de maneira inédita centros simbólicos do poder norteamericano, também apontam para a globalização do terrorismo, a usar expedientes e estratégias até então quase sempre monopolizadas pelos Estados.

  • C.

    Armas químicas e bacteriológicas, com extraordinário poder de destruição de seres humanos, vegetais e animais, vieram à tona no século XX: na Guerra do Vietnã, por exemplo, durante a década de 60 do século passado, os norte-americanos foram acusados pelo uso do gás mostarda e do agente laranja, poderosas armas contra a natureza.

  • D.

    Por pressão dos EUA, que o acusaram de "incompetência administrativa", o brasileiro José Maurício Bustani foi recentemente afastado de suas funções de diretor-geral da Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq); para muitos, em verdade, Bustani caiu por tentar fazer inspeção no Iraque de Saddam Hussein sem se submeter aos ditames de Washington.

  • E.

    Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a única forma de prevenir a humanidade dos efeitos devastadores de uma intoxicação em massa causada pela ação de vírus, bactérias ou gases letais é promover uma campanha mundial de vacinação, já que são conhecidos os possíveis agentes de uma guerra química.

A região da Caxemira é, nos dias de hoje, "a fronteira do medo" ou, como bem a definiu o escritor Salman Rushdie, "o lugar mais perigoso do mundo", justamente por ser local propício à explosão de um conflito de conseqüências imprevisíveis. Em relação a esse cenário crítico do mundo contemporâneo, assinale a opção correta.

  • A.

    A Caxemira é uma área disputada pela Índia e pelo Paquistão, questão antiga que, tendo origem no momento da independência desses dois países, pouco depois de finalizada a Segunda Guerra Mundial, permanece sem solução até os dias de hoje.

  • B.

    O governo autocrático da Índia, fortemente dominado pelos militares e historicamente vinculado às formas mais radicais de fundamentalismo religioso, sempre alimentou planos expansionistas, o que pressupõe não abrir mão de seu domínio sobre a Caxemira.

  • C.

    O Paquistão, o mais ocidentalizado dos países asiáticos, vive sob regime republicano parlamentar e, ao contrário da Índia, promove eleições periódicas e mantém uma longa tradição de poder civil, o que faz dos militares personagens políticos de importância secundária.

  • D.

    O elevado grau de tensão suscitado pela disputa em torno da Caxemira deriva do fato de a Índia, com o histórico apoio norte-americano, ter conseguido entrar no denominado "clube atômico", algo que desequilibra o quadro de guerra na região.

  • E.

    Para a maioria dos observadores da política internacional, a questão da Caxemira somente não gerou mais choques armados na região, há mais tempo, porque essa parte do continente asiático ficou à margem da Guerra Fria, provavelmente pela ausência de atrativos econômicos que pudessem interessar às grandes potências.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...