Lista completa de Questões de Atualidades da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Organização Mundial do Comércio (OMC), criada em 1995 para suceder o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), desempenha papel de extremo relevo no atual panorama econômico mundial. Entre suas funções, destaca- se
a regulação da forma pela qual ocorrem as transações comerciais entre os países, fixando regras que têm de ser seguidas por todos os Estados que dela fazem parte.
a responsabilidade de operacionalizar os empréstimos do Fundo Monetário Internacional aos países emergentes.
o suporte técnico que dá ao Banco Mundial, informando sobre a estrutura comercial dos países que buscam recursos junto a esta instituição financeira.
a obtenção do fim dos subsídios agrícolas praticados pelos países ricos, o que conseguiu já em sua histórica reunião de Cancún, no México, em 2003.
o esforço, plenamente compensado, de eliminação de toda e qualquer forma de protecionismo, prática considerada perniciosa ao desenvolvimento do comércio mundial.
Reunindo 25 países e contando com uma população que supera a marca dos 450 milhões de habitantes, a União Européia é o maior bloco comercial do mundo. Relativamente ao processo de sua construção histórica e às suas principais características, assinale a opção incorreta.
O longo e difícil processo que deu origem à atual União Européia teve início após o fim da Segunda Guerra Mundial, conflito que deixou a Europa Ocidental em péssima situação econômica e dependente da ajuda norte-americana para sua reconstrução.
Com a desintegração do bloco soviético na Europa Oriental, sepultando os últimos resquícios da Guerra Fria, vários países do Leste Europeu incorporaram-se à União Européia, ampliando o percentual de população e de produção econômica do bloco.
Além de promover a integração comercial, a União Européia também se destaca pelo esforço de aproximação cultural entre seus integrantes e de permitir a livre circulação de pessoas entre os países que a compõem.
Sob o ponto de vista político, já funciona o Parlamento Europeu, com representantes eleitos em seus respectivos países, em número proporcional à população de cada um deles.
Há consenso entre os analistas de que a adoção de uma moeda única – o euro – pelo conjunto de países integrantes do bloco foi decisiva para que a União Européia compatibilizasse a política monetária praticada por seus membros e atingisse o padrão de estabilidade financeira que tem hoje.
Foi na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO-92), realizada no Rio de Janeiro, que o tema do aquecimento global entrou na agenda das relações internacionais. A Convenção Sobre Mudanças Climáticas Globais, assinada naquela ocasião por 155 países, firmou compromissos nãocompulsórios relativos à redução da emissão de gases causadores do efeito estufa. Em 1997, novo documento foi firmado, estabelecendo prazos e percentuais de redução, mas que ainda não entrou legalmente em vigor, já que países responsáveis por grande parte da emissão desses gases, a começar pelos Estados Unidos, não o ratificaram. Esse documento é o (a)
Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares.
Protocolo de Kyoto.
Acordo de Kilimanjaro.
Pacto da Antártida.
Organização Meteorológica Mundial.
A globalização é, aos olhos de muitos analistas, o resultado de longo processo histórico que, sobretudo a partir da Revolução Industrial, expandiu o capitalismo em escala planetária. No que concerne ao atual estágio da economia mundial, julgue os itens seguintes:
I. A tendência à formação de blocos econômicos, típica dos dias atuais, reflete, entre outras considerações, a necessidade de se unir forças para atuar em um mercado global cada vez mais competitivo.
II. Na atual economia globalizada, os avanços científicos e tecnológicos são essenciais para ampliar a capacidade produtiva e encurtar as distâncias percorridas pelos capitais, pelas pessoas e pelas mercadorias.
III. A proposta de criação de um megabloco continental, a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), tem encontrado dificuldades para sua efetiva implementação.
IV. O ambicioso projeto da Alca pretende envolver, em um único bloco econômico, sem exceção, todos os países americanos.
V. Depois de séculos de exploração colonial, a África transformou-se em uma das mais ativas áreas da economia global, recebendo maciços investimentos internacionais.
Estão certos apenas os itens
I, II e III.
I, II e IV.
I, IV e V.
II, IV e V.
III, IV e V.
Atualidades - Distribuição de Renda / Direitos Humanos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
A propósito dos relativamente recentes e dramáticos episódios de disputa pelo controle de pontos de venda de drogas na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, o sociólogo Glauco Soares afirmou: "A pobreza pode explicar a existência de 1 milhão de criminosos, mas deixa de lado outros 50 milhões que não são bandidos". Com essa frase, o autor está afirmando que
a violência impera onde há certeza da impunidade.
a criminalidade não se explica apenas pelos fatores de ordem social.
o narcotráfico estimula a criminalidade, sobretudo nos grandes centros urbanos.
justiça lenta e polícia desaparelhada contribuem para o aumento da violência.
não há narcotráfico sem mercado consumidor para seus produtos
Há pouco mais de um ano, o Iraque era invadido pelas forças da coalizão anglo-americana, na esteira de uma pretensa guerra ao terrorismo e de valorização dos princípios democráticos. Relativamente aos episódios que envolvem esse conflito, julgue os itens que se seguem:
I. O governo Bush utilizou como pretexto para invadir o Iraque a existência, nesse país, de um perigoso arsenal de armas de destruição em massa.
II. Inspetores indicados pela ONU confirmaram a existência de grande quantidade de armas químicas em poder de Saddam Hussein.
III. Na União Européia, França e Alemanha foram os países que mais enfaticamente apoiaram a decisão norte-americana de invadir o Iraque.
IV. Em pouco tempo, as forças invasoras obtiveram a vitória militar que buscavam, o que incluiu a deposição de Saddam Hussein.
V. A intervenção estrangeira no Iraque tem-se mostrado problemática, com a intensificação de atos de represália por setores da população local, inclusive com seqüestros e mortes.
Estão certos apenas os itens
I, II e III.
I, II e IV
I, IV e V.
II, IV e V
III, IV e V.
A expressão desenvolvimento sustentável torna- se cada vez mais conhecida e tem por meta encontrar alternativas para melhorar as condições de vida das populações sem que, para isso, o meio ambiente seja destruído. Assinale a opção que, de maneira simples e objetiva, traduz adequadamente esse conceito
Desenvolvimento que satisfaz as necessidades que as sociedades têm no presente, sem que se coloque em risco a vida das gerações futuras.
Desenvolvimento econômico centrado no máximo proveito das potencialidades da terra, o que pressupõe a absoluta centralidade das atividades rurais.
Negação radical do modelo econômico surgido com a Revolução Industrial, o que implica necessário retorno às práticas pré-capitalistas.
Erradicação da energia nuclear, eliminandose sua utilização no sistema produtivo, em face de seus potenciais perigos.
Desenvolvimento econômico plenamente controlado pelos governos e por organizações nãogovernamentais, de modo que a busca do lucro passa a ser secundária.
Cada vez mais, amplia-se a consciência de que o desenvolvimento a qualquer preço provoca efeitos desastrosos sobre a vida no planeta. Nesse sentido, sabe-se que as conseqüências de um aquecimento global de grandes proporções podem ser catastróficas. A emissão descontrolada de determinados gases na atmosfera contribui para agravar o denominado
efeito mundial.
protocolo de Kioto.
efeito estufa
conversor catalítico.
barômetro de Torricelli.
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Alguns fatos ocorridos em fins do século XX foram decisivos para a nova configuração geopolítica do planeta. A propósito do cenário mundial, com o qual se convive nos dias de hoje, assinale a opção correta.
O sistema bipolar mantém-se de pé, agora colocando em pólos opostos os Estados Unidos e a China
A Organização das Nações Unidas (ONU) começa o século XXI bem mais forte do que à época da Guerra Fria, com a qual nunca soube conviver
Apesar de episódios pontuais com seus efeitos trágicos, o terrorismo mostra-se sob controle, graças à ação firme dos Estados e dos organismos multilaterais
É incontrastável o poderio norte-americano, a se manifestar nos mais diversos campos – do bélico ao econômico, do político ao cultural
A sensível redução do volume de comércio mundial deve-se à diminuição da renda das populações, em larga medida devido ao desemprego generalizado.
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Os atentados de março de 2004 contra Madri, que chocaram a opinião pública mundial, trouxeram à tona, uma vez mais, um personagem e sua organização, os quais, após o 11 de setembro de 2001, passaram a ser mundialmente conhecidos pelos métodos terroristas que empregam em defesa de sua causa. Reporta-se, aqui, a
Ahmed Yassim e ao Hamas
Yasser Arafat e à Organização para a Libertação da Palestina.
Fadi al Amudi e às Brigadas dos Mártires de Al Aqsa
Osama bin Laden e à Al Qaeda.
Ariel Sharon e à Autoridade Nacional Judaica
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...