Lista completa de Questões de Atualidades da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Plano Aquarela 2020, ao dispor sobre o marketing do turismo internacional do Brasil, tem como foco traçar as metas e os objetivos a fim de preparar o Brasil para os grandes eventos que aqui serão sediados: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Acerca da sistematização do Plano Aquarela 2020, assinale a alternativa correta.
É objeto do Plano Aquarela 2020 a atuação mais ofensiva da promoção do turismo, em face da realização dos Jogos Mundiais Militares em 2011, que também ocorrerão no Rio de Janeiro, e esse pode ser considerado o primeiro teste para a cidade que realizará as Olimpíadas em 2016.
Como ponto mais significativo da realização dos eventos, é projetado o aumento do turismo na cidade do Rio de Janeiro, com a divulgação da Cidade Maravilhosa e a atração de divisas para o país, as quais poderão ser investidas pelo governo federal, após a realização dos eventos, nas mais diversas localidades brasileiras.
Os passos fundamentais para que o Plano Aquarela 2020 fosse produzido foram, nesta ordem, o planejamento da estratégia, o diagnóstico e, finalmente, o plano operacional.
O Plano Aquarela 2020 compatibiliza-se com as grandes metas nacionais e somente poderá ser revisado por ocasião da elaboração dos planos plurianuais, em periodicidade quadrienal.
A ordem global não se restringe à economia. O certo é que as incessantes inovações tecnológicas não apenas ampliam a capacidade produtiva, mas tornam o mundo menor. Eis a nova realidade com a qual a civilização contemporânea passa a conviver. Nessa realidade, a rapidez na circulação de mercadorias e de capitais também se faz presente na movimentação das pessoas. Calcula-se, por exemplo, que cerca de 30 bilhões de dólares são movimentados anualmente pelo setor de encontros, incentivos, convenções e feiras. Algo em torno de 50 milhões de viagens são realizadas no mundo, por ano, com o objetivo de participação em eventos ou em grupos de incentivo. Considerando o Brasil em meio à realidade turística atual, assinale a alternativa correta.
País com o maior número de títulos em copas do mundo, o Brasil sediará, pela primeira vez, o torneio da FIFA, a ocorrer em 2014.
O eixo Ásia-América do Sul, Brasil à frente, concentra a esmagadora maioria de congressos, convenções e viagens de incentivo, com larga vantagem em relação ao eixo Europa-América do Norte.
Jogos Mundiais Militares (2011), Copa do Mundo de Futebol (2014) e Jogos Olímpicos (2016) colocam o Brasil no mapa das grandes competições esportivas mundiais.
O Brasil ainda não dispõe de um órgão governamental especializado em promover o país como destino turístico global, lacuna que em breve deverá ser sanada.
Por imposição legal, os grandes eventos esportivos internacionais que o Brasil sediará nos próximos anos não poderão contar com o concurso da iniciativa privada.
Lê-se no Plano Aquarela 2020 que, de 2004 a 2009, a EMBRATUR realizou, por meio de institutos de pesquisas qualificados, três sondagens qualitativas com turistas estrangeiros. Assinale a alternativa que apresenta um importante resultado obtido na última sondagem.
Foi praticamente nula a utilização da Internet para a busca de informações relativas ao país antes da viagem.
Decresceu o número de turistas que consideram alta ou muito alta a qualidade dos produtos brasileiros.
A Marca Brasil é ainda rigorosamente desconhecida pela quase totalidade dos turistas estrangeiros.
Telecomunicações e sinalização turística foram aspectos do país bastante elogiados pelos visitantes.
A ideia de que o melhor do país é o próprio povo brasileiro foi citada por número expressivo de turistas.
Identificado como uma viagem de inclusão, o Plano Nacional de Turismo, ao ser elaborado e apresentado ao país, buscou atingir determinados objetivos. Assinale a alternativa que apresenta um deles.
Desenvolver o produto turístico brasileiro com o máximo possível de qualidade, demonstrando, em relação ao cenário cultural e à paisagem natural, a perfeita unidade de um país que, a rigor, desconhece diversidades regionais.
Garantir a ampliação e a diversificação do consumo do produto turístico no mercado nacional, sem que, para tanto, seja necessário incentivar o aumento tanto da taxa de permanência nos destinos escolhidos quanto do gasto médio do turista.
Promover o turismo como fator de inclusão social, não só por meio da geração de postos de trabalho e consequente renda, mas também pela inclusão da atividade turística na agenda de consumo do conjunto da população brasileira.
Consolidar um sistema de informações turísticas que facilite a tomada de decisão no setor, mas abstraindo-se de utilizá-lo para outras finalidades tecnicamente complexas ou politicamente problemáticas, como a monitoração dos impactos sociais, econômicos e ambientais da atividade.
Atrair divisas para o país, fazendo uso das mais variadas estratégias, porém sem fomentar a competitividade do produto turístico brasileiro no mercado nacional e no internacional, por considerá-la potencialmente prejudicial a um país emergente como o Brasil.
O Plano Aquarela 2020 foi concebido para atender a determinados objetivos do turismo internacional no Brasil. Assinale a alternativa que apresenta um desses objetivos estratégicos.
Aproveitamento da realização de grandes eventos esportivos mundiais, normalmente acompanhados por públicos gigantescos de todo o mundo, para fazer o Brasil mais conhecido como destino turístico.
Promoção do Brasil como destino turístico regional, com absoluto destaque para as imagens de um país exótico, dotado de exuberante natureza praticamente intocada pela ação humana.
Envolvimento do setor privado com reservas, com permissão de sua presença nas áreas em que o poder público não puder atuar, seja por dificuldades técnicas, seja por insuficiência orçamentária.
Ênfase na obtenção de resultados imediatos, de curto prazo, no trabalho de promoção turística internacional do Brasil, como forma de superar o atraso de décadas de descuido na atração de turistas estrangeiros.
Desconhecimento das experiências de outros países que já realizaram grandes eventos mundiais, como forma segura de estimular a criatividade e o senso inovador que particularizam a cultura brasileira.
Considerando o modo como foram estruturados (Planejamento e Gestão; Informação e Estudos Turísticos; Logística de Transportes; Regionalização do Turismo; Fomento à Iniciativa Privada; Infraestrutura Pública; Qualificação dos Equipamentos e Serviços Turísticos; Promoção e Apoio à Comercialização), os macroprogramas contidos no Plano Nacional de Turismo Uma Viagem de Inclusão podem ser entendidos como
uma carta de intenções para o setor, a ser submetida ao exame e à aprovação da Presidência da República e do Congresso Nacional.
o conjunto de programas que organizam, por temas afins, as diversas atividades executivas da ação ministerial e de seus parceiros.
a sequência de ações a serem desenvolvidas pelo Ministério do Turismo, de modo centralizado e nacionalmente unificado.
a listagem de projetos específicos para o setor turístico, com foco direcionado para o atendimento das demandas do mercado externo.
um minucioso detalhamento das metas a serem alcançadas com base na implantação dos projetos definidos consensualmente como prioritários.
O turismo está plenamente integrado ao processo de globalização protagonizado pelo mundo contemporâneo. Trata-se de atividade que, para além dos aspectos sociais e culturais que lhe são próprios, desempenha importante papel econômico. Entre os elementos que caracterizam a atividade turística no Brasil, é correto afirmar que o país
da se ressente, na administração central da União, da inexistência de órgão específico para gerir o setor.
dispõe de boas condições para desenvolver o turismo ecológico, em que pese sua reduzida biodiversidade.
detém ampla faixa litorânea dotada de atrativos diversos, a começar pela forte incidência de sol.
desconhece deficiência de mão de obra especializada no setor graças à sua qualificada educação básica.
possui moeda de fácil conversibilidade, com câmbio amplamente favorável em relação ao dólar e ao euro.
Ao defender a tese de que o turismo pode gerar emprego e renda, além de pretender que todos os brasileiros tenham a possibilidade de viajar, o Plano Nacional de Turismo vê, nessa atividade, um fator de
coesão política.
identidade profissional.
inclusão social.
formação ideológica.
aprimoramento educacional.
Ao estimular a consolidação de uma rede de entidades e instituições, em todo o território nacional, com o envolvimento do poder público nas três esferas de governo, da iniciativa privada e do terceiro setor, o Plano Nacional de Turismo está propondo que sua gestão seja
descentralizada.
aleatória.
municipalizada.
partidarizada.
politizada.
Considerando alguns dos principais desafios para o desenvolvimento da atividade turística no Brasil, assinale a alternativa correta.
Relativamente ao cenário externo, o Brasil superou antigas deficiências e ocupa, hoje, o lugar que lhe é devido no mercado internacional, ou seja, as primeiras posições como destino turístico global.
No estágio em que se encontra hoje, o turismo brasileiro atingiu o ponto máximo a que poderia chegar em termos de inclusão social e de contribuição para o desenvolvimento do país.
Graças a investimentos de grande porte, ao longo das três últimas décadas, é correto dizer que o turismo brasileiro já consolidou, integralmente, um sistema de informações tecnologicamente sofisticado.
Apesar dos avanços já obtidos, o turismo no Brasil ainda se ressente da concentração territorial, o que salienta a necessidade de que sejam expandidas a descentralização e a interiorização no setor.
Justamente por estarem sob controle de grandes corporações empresariais, as atividades turísticas no Brasil desconhecem maiores dificuldades quanto ao acesso ao crédito para investimentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...