Questões de Atualidades da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Atualidades da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Plano Aquarela 2020, ao dispor sobre o marketing do turismo internacional do Brasil, tem como foco traçar as metas e os objetivos a fim de preparar o Brasil para os grandes eventos que aqui serão sediados: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Acerca da sistematização do Plano Aquarela 2020, assinale a alternativa correta.

  • A.

    É objeto do Plano Aquarela 2020 a atuação mais ofensiva da promoção do turismo, em face da realização dos Jogos Mundiais Militares em 2011, que também ocorrerão no Rio de Janeiro, e esse pode ser considerado o primeiro teste para a cidade que realizará as Olimpíadas em 2016.

  • B. Os turistas internacionais no Brasil têm como seu principal meio de transporte o marítimo, seguido do aéreo, do terrestre e do ferroviário, sucessivamente.
  • C.

    Como ponto mais significativo da realização dos eventos, é projetado o aumento do turismo na cidade do Rio de Janeiro, com a divulgação da Cidade Maravilhosa e a atração de divisas para o país, as quais poderão ser investidas pelo governo federal, após a realização dos eventos, nas mais diversas localidades brasileiras.

  • D.

    Os passos fundamentais para que o Plano Aquarela 2020 fosse produzido foram, nesta ordem, o planejamento da estratégia, o diagnóstico e, finalmente, o plano operacional.

  • E.

    O Plano Aquarela 2020 compatibiliza-se com as grandes metas nacionais e somente poderá ser revisado por ocasião da elaboração dos planos plurianuais, em periodicidade quadrienal.

A ordem global não se restringe à economia. O certo é que as incessantes inovações tecnológicas não apenas ampliam a capacidade produtiva, mas tornam o mundo menor. Eis a nova realidade com a qual a civilização contemporânea passa a conviver. Nessa realidade, a rapidez na circulação de mercadorias e de capitais também se faz presente na movimentação das pessoas. Calcula-se, por exemplo, que cerca de 30 bilhões de dólares são movimentados anualmente pelo setor de encontros, incentivos, convenções e feiras. Algo em torno de 50 milhões de viagens são realizadas no mundo, por ano, com o objetivo de participação em eventos ou em grupos de incentivo. Considerando o Brasil em meio à realidade turística atual, assinale a alternativa correta.

  • A.

    País com o maior número de títulos em copas do mundo, o Brasil sediará, pela primeira vez, o torneio da FIFA, a ocorrer em 2014.

  • B.

    O eixo Ásia-América do Sul, Brasil à frente, concentra a esmagadora maioria de congressos, convenções e viagens de incentivo, com larga vantagem em relação ao eixo Europa-América do Norte.

  • C.

    Jogos Mundiais Militares (2011), Copa do Mundo de Futebol (2014) e Jogos Olímpicos (2016) colocam o Brasil no mapa das grandes competições esportivas mundiais.

  • D.

    O Brasil ainda não dispõe de um órgão governamental especializado em promover o país como destino turístico global, lacuna que em breve deverá ser sanada.

  • E.

    Por imposição legal, os grandes eventos esportivos internacionais que o Brasil sediará nos próximos anos não poderão contar com o concurso da iniciativa privada.

Lê-se no Plano Aquarela 2020 que, de 2004 a 2009, a EMBRATUR realizou, por meio de institutos de pesquisas qualificados, três sondagens qualitativas com turistas estrangeiros. Assinale a alternativa que apresenta um importante resultado obtido na última sondagem.

  • A.

    Foi praticamente nula a utilização da Internet para a busca de informações relativas ao país antes da viagem.

  • B.

    Decresceu o número de turistas que consideram alta ou muito alta a qualidade dos produtos brasileiros.

  • C.

    A Marca Brasil é ainda rigorosamente desconhecida pela quase totalidade dos turistas estrangeiros.

  • D.

    Telecomunicações e sinalização turística foram aspectos do país bastante elogiados pelos visitantes.

  • E.

    A ideia de que o melhor do país é o próprio povo brasileiro foi citada por número expressivo de turistas.

Identificado como “uma viagem de inclusão”, o Plano Nacional de Turismo, ao ser elaborado e apresentado ao país, buscou atingir determinados objetivos. Assinale a alternativa que apresenta um deles.

  • A.

    Desenvolver o produto turístico brasileiro com o máximo possível de qualidade, demonstrando, em relação ao cenário cultural e à paisagem natural, a perfeita unidade de um país que, a rigor, desconhece diversidades regionais.

  • B.

    Garantir a ampliação e a diversificação do consumo do produto turístico no mercado nacional, sem que, para tanto, seja necessário incentivar o aumento tanto da taxa de permanência nos destinos escolhidos quanto do gasto médio do turista.

  • C.

    Promover o turismo como fator de inclusão social, não só por meio da geração de postos de trabalho e consequente renda, mas também pela inclusão da atividade turística na agenda de consumo do conjunto da população brasileira.

  • D.

    Consolidar um sistema de informações turísticas que facilite a tomada de decisão no setor, mas abstraindo-se de utilizá-lo para outras finalidades tecnicamente complexas ou politicamente problemáticas, como a monitoração dos impactos sociais, econômicos e ambientais da atividade.

  • E.

    Atrair divisas para o país, fazendo uso das mais variadas estratégias, porém sem fomentar a competitividade do produto turístico brasileiro no mercado nacional e no internacional, por considerá-la potencialmente prejudicial a um país emergente como o Brasil.

O Plano Aquarela 2020 foi concebido para atender a determinados objetivos do turismo internacional no Brasil. Assinale a alternativa que apresenta um desses objetivos estratégicos.

  • A.

    Aproveitamento da realização de grandes eventos esportivos mundiais, normalmente acompanhados por públicos gigantescos de todo o mundo, para fazer o Brasil mais conhecido como destino turístico.

  • B.

    Promoção do Brasil como destino turístico regional, com absoluto destaque para as imagens de um país exótico, dotado de exuberante natureza praticamente intocada pela ação humana.

  • C.

    Envolvimento do setor privado com reservas, com permissão de sua presença nas áreas em que o poder público não puder atuar, seja por dificuldades técnicas, seja por insuficiência orçamentária.

  • D.

    Ênfase na obtenção de resultados imediatos, de curto prazo, no trabalho de promoção turística internacional do Brasil, como forma de superar o atraso de décadas de descuido na atração de turistas estrangeiros.

  • E.

    Desconhecimento das experiências de outros países que já realizaram grandes eventos mundiais, como forma segura de estimular a criatividade e o senso inovador que particularizam a cultura brasileira.

Considerando o modo como foram estruturados (Planejamento e Gestão; Informação e Estudos Turísticos; Logística de Transportes; Regionalização do Turismo; Fomento à Iniciativa Privada; Infraestrutura Pública; Qualificação dos Equipamentos e Serviços Turísticos; Promoção e Apoio à Comercialização), os macroprogramas contidos no Plano Nacional de Turismo – Uma Viagem de Inclusão podem ser entendidos como

  • A.

    uma carta de intenções para o setor, a ser submetida ao exame e à aprovação da Presidência da República e do Congresso Nacional.

  • B.

    o conjunto de programas que organizam, por temas afins, as diversas atividades executivas da ação ministerial e de seus parceiros.

  • C.

    a sequência de ações a serem desenvolvidas pelo Ministério do Turismo, de modo centralizado e nacionalmente unificado.

  • D.

    a listagem de projetos específicos para o setor turístico, com foco direcionado para o atendimento das demandas do mercado externo.

  • E.

    um minucioso detalhamento das metas a serem alcançadas com base na implantação dos projetos definidos consensualmente como prioritários.

O turismo está plenamente integrado ao processo de globalização protagonizado pelo mundo contemporâneo. Trata-se de atividade que, para além dos aspectos sociais e culturais que lhe são próprios, desempenha importante papel econômico. Entre os elementos que caracterizam a atividade turística no Brasil, é correto afirmar que o país

  • A.

    da se ressente, na administração central da União, da inexistência de órgão específico para gerir o setor.

  • B.

    dispõe de boas condições para desenvolver o turismo ecológico, em que pese sua reduzida biodiversidade.

  • C.

    detém ampla faixa litorânea dotada de atrativos diversos, a começar pela forte incidência de sol.

  • D.

    desconhece deficiência de mão de obra especializada no setor graças à sua qualificada educação básica.

  • E.

    possui moeda de fácil conversibilidade, com câmbio amplamente favorável em relação ao dólar e ao euro.

Ao defender a tese de que o turismo pode gerar emprego e renda, além de pretender que todos os brasileiros tenham a possibilidade de viajar, o Plano Nacional de Turismo vê, nessa atividade, um fator de

  • A.

    coesão política.

  • B.

    identidade profissional.

  • C.

    inclusão social.

  • D.

    formação ideológica.

  • E.

    aprimoramento educacional.

Ao estimular a consolidação de uma rede de entidades e instituições, em todo o território nacional, com o envolvimento do poder público nas três esferas de governo, da iniciativa privada e do terceiro setor, o Plano Nacional de Turismo está propondo que sua gestão seja

  • A.

    descentralizada.

  • B.

    aleatória.

  • C.

    municipalizada.

  • D.

    partidarizada.

  • E.

    politizada.

Considerando alguns dos principais desafios para o desenvolvimento da atividade turística no Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Relativamente ao cenário externo, o Brasil superou antigas deficiências e ocupa, hoje, o lugar que lhe é devido no mercado internacional, ou seja, as primeiras posições como destino turístico global.

  • B.

    No estágio em que se encontra hoje, o turismo brasileiro atingiu o ponto máximo a que poderia chegar em termos de inclusão social e de contribuição para o desenvolvimento do país.

  • C.

    Graças a investimentos de grande porte, ao longo das três últimas décadas, é correto dizer que o turismo brasileiro já consolidou, integralmente, um sistema de informações tecnologicamente sofisticado.

  • D.

    Apesar dos avanços já obtidos, o turismo no Brasil ainda se ressente da concentração territorial, o que salienta a necessidade de que sejam expandidas a descentralização e a interiorização no setor.

  • E.

    Justamente por estarem sob controle de grandes corporações empresariais, as atividades turísticas no Brasil desconhecem maiores dificuldades quanto ao acesso ao crédito para investimentos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...