Questões de Atualidades da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Atualidades da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do assunto abordado no texto acima, assinale a alternativa correta.

  • A. Situada entre as regiões administrativas de Brazlândia e Ceilândia, na região limítrofe com o estado de Goiás, encontra-se uma importante fonte de abastecimento de água para a população do Distrito Federal, embora o volume ali captado seja infinitamente inferior ao que é captado em outras áreas, a exemplo do Parque Nacional de Brasília.
  • B. O mapa está claramente desatualizado em relação às regiões administrativas do Distrito Federal. Novos núcleos urbanos foram criados, como Riacho Fundo II e Itapoã; entretanto, o surgimento desses novos aglomerados não representou pressão sobre o consumo de água, já que a população do Distrito Federal tem se mantido com taxas de crescimento próximas a zero, há vários anos.
  • C. As regiões situadas a leste do Distrito Federal, banhadas pelos rios Maranhão, Paraná e Descoberto, apresentam menor disponibilidade hídrica que as áreas situadas a oeste.
  • D. Pode-se inferir do texto que as APMs foram criadas para proteger regiões situadas entre as nascentes e os pontos de captação da CAESB.
  • E. Em toda a Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio Descoberto, está proibida qualquer atividade de cunho econômico, visando à preservação de mananciais na região.

Acerca da Estação Ecológica de Águas Emendadas e de assuntos a ela relacionados e considerando o texto acima, assinale a alternativa correta.

  • A. Criada em 1968, Águas Emendadas teve sua área ampliada em 1988, com o objetivo de protegê-la das pressões resultantes da ocupação humana, quando passou a incorporar, também, a Lagoa Bonita e assumiu o status de Estação Ecológica, em um reconhecimento da sua importância para a preservação do meio ambiente natural do Cerrado.
  • B. Situada em área pertencente à região administrativa de Sobradinho, a Estação encontra-se a nordeste do Plano Piloto, fazendo divisa com o estado de Goiás.
  • C. O nome da Estação tem uma explicação evidente: dois córregos que ali nascem correm em direções opostas, fenômeno que ocorre em poucos lugares do mundo, e alimentam duas bacias hidrográficas sul-americanas: a do rio São Francisco e a do rio Amazonas.
  • D. Uma das marcas registradas da Estação são as veredas tomadas por buritis, situação extremamente rara e que, por isso, chama a atenção de especialistas do mundo inteiro, já que o buriti não é uma planta típica de regiões de cerrado.
  • E. Na Estação, é permitida a visitação pública, tendo a região se transformado em um importante polo de turismo ecológico do Distrito Federal, para lá afluindo grande número de pessoas, especialmente nos finais de semana e em períodos de férias, chegando até mesmo a rivalizar com as tradicionais piscinas da “Água Mineral”.

A respeito do assunto abordado no texto acima, assinale a alternativa correta.

  • A. Em decorrência da escassez que começa a se anunciar, o petróleo, que já foi a fonte de energia mais utilizada no mundo, perdeu espaço gradualmente para outras fontes, algumas mais antigas, como a hidreletricidade, outras mais recentes, como a energia eólica, que atualmente superam o “ouro negro” no consumo energético mundial.
  • B. O carvão mineral, não obstante ser uma fonte poluidora, ainda é muito utilizado como matriz energética, especialmente nos países do Hemisfério Norte. Entre os danos ambientais que causa, não se encontra a geração de gases de efeito estufa, o que minimiza os impactos ambientais de sua utilização.
  • C. No Brasil, o Estado atua da maneira mencionada no texto: concede a empresas privadas a produção de energia hidrelétrica, ao mesmo tempo em que mantém o monopólio sobre a pesquisa, a extração e o refino do petróleo, por meio da PETROBRAS.
  • D. Países como França, Coreia do Sul, Ucrânia e Estados Unidos utilizam largamente a energia atômica. Apesar dos riscos que o uso desse tipo de fonte energética oferece, não foram registrados, nas últimas três décadas, acidentes que tenham causado danos significativos a pessoas ou ao meio ambiente.
  • E. O consumo energético tem se mostrado relativamente constante nos países desenvolvidos, ao longo dos últimos anos. O maior incremento do consumo tem ocorrido nos países em desenvolvimento (ou emergentes), como Índia, China e Brasil, que vêm apresentando um maior dinamismo econômico e apresentam, geralmente, crescimento populacional superior ao dos países mais ricos.

"Mais de um bilhão de dólares para destruir vidas humanas. Crescem a produção e a venda de armas no mundo. Os grandes beneficiados são os fabricantes dos EUA, que faturaram, no ano de 2005, cerca de US$ 478 bilhões."

(Revista Sem Fronteiras, 17 de julho de 2006, página 4).

Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A. Entre os maiores gastadores do mundo em armamentos estão os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, países que estiveram diretamente envolvidos com a Guerra do Iraque.
  • B. Os governos dos Estados Unidos e do Japão lideram movimento mundial pela paz e pela redução do uso de armas de fogo.
  • C. O comércio internacional de armas é escasso em estatísticas e informações oficiais, pois, devido a proibições das Nações Unidas e sanções da Organização Mundial do Comércio, é feito sempre de forma ilegal.
  • D. O Brasil não participa do comércio internacional de armamento, pois é auto-suficiente na fabricação do material bélico necessário para as atividades atuais.
  • E. O conflito armado entre as Coréias do Sul e do Norte, nos últimos 5 anos, tem feito o consumo de armamentos na região crescer exponencialmente.

"Meio Ambiente lança cartilha sobre importação de pneus. O Ministério do Meio Ambiente acaba de publicar cartilha sobre a importação de pneus, a fim de esclarecer as implicações dessa prática e o motivo que levou a União Européia a questionar o Brasil na OMC."

 (Revista Sem Fronteiras, 5 de junho de 2006, página 1)

Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A. A entrada de pneus e reformados usados, no Brasil, está proibida pela Constituição Federal de 1988, porém ainda não foi regulamentada.
  • B. O Judiciário brasileiro tem liberado, por meio de liminares, a importação pontual desses produtos, embasado no fato de o Brasil ainda não possuir uma lei que impeça seu ingresso em território nacional.
  • C. Apesar dos pneus usados serem considerados biodegradáveis, os metais pesados altamente tóxicos encontrados na sua composição prejudicam o meio ambiente.
  • D. O comércio de pneus, eletrodomésticos e veículos usados tem crescido exponencialmente nos últimos 10 anos. O governo brasileiro, através da Secretaria de Comércio Exterior, tem incentivado a exportação e importação desses produtos, através de incentivos fiscais.
  • E. O Ministério da Saúde recentemente lançou documento recomendando a importação de pneus usados, pelo fato de serem excelentes criadouros para insetos e pequenos invertebrados que combatem o mosquito transmissor da dengue.

"50 coisas que o terror mudou no mundo. Há cinco anos, o mais ousado ataque terrorista atingiu o coração de Nova York. Suas ondas de choque são sentidas até hoje." (Revista Veja, 6 de setembro de 2006, página 82)

Em reportagem dos jornalistas Diogo Schelp e Isabela Boscov, a revista Veja relaciona cinqüenta mudanças impactantes provocadas ou aceleradas pelo ataque terrorista de 11 de setembro de 2001. Analise as afirmativas abaixo e relacione as que representam mudanças ocorridas após o evento mencionado e assinale a alternativa correta.

I – A eliminação do uso câmeras de vídeo para proteção da privacidade dos cidadãos.

II – Aumento na burocracia e mais rigor no exame de documentos para obtenção de vistos nas embaixadas.

III – Aumento de custos das empresas, motivadas por mais despesas com segurança das empresas globais.

IV – Redução do volume de remessas internacionais clandestinas de dólares.

  • A. Todas as afirmativas estão certas.
  • B. Todas as afirmativas estão erradas.
  • C. Apenas as afirmativas I, II e III estão certas.
  • D. Apenas as afirmativas I, III e IV estão certas.
  • E. Apenas as afirmativas II, III e IV estão certas.

"Sul-coreano é novo líder da ONU. Conselho oficializa indicação de Ban Ki-Moon à Secretaria Geral".

(Jornal Folha de São Paulo, 10 de outubro de 2006, página A-17)

Analise a alternativa correta em relação ao tema Nações Unidas.

  • A.

    A eleição do novo secretário-geral está diretamente ligada aos testes nucleares realizados pelo governo sul-coreano. Foi uma forma política de neutralizar a ação armamentista do governo sul-coreano.

  • B.

    A eleição do secretário-geral da ONU prevê um rodízio entre os continentes. Antes de Ban Kin-Moon, o secretário-geral era Kofi Annan, originário da África. Pelo critério estabelecido, o próximo secretário-geral será europeu.

  • C.

    Ban Ki-Moon, também conhecido como Rev. Moon, tem forte liderança religiosa, com numerosos adeptos ao redor do mundo.

  • D.

    O Secretário-Geral das Nações Unidas tem poderes semelhantes ao de um Presidente da República, em países presidencialistas, podendo intervir na condução política interna dos países membros.

  • E.

    Para que o candidato à Secretário-Geral das Nações Unidas possa ser eleito, não pode haver veto de nenhum desses 5 países: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia.

Chamamos, hoje, de União Européia o que surgiu em 1957 como Mercado Comum Europeu, acordo firmado entre 6 países da Europa ocidental, integrados à ordem capitalista e à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que celebraram sua integração econômica por meio do Tratado de Roma. A idéia de criar um mercado comum na Europa surgiu como forma de "reservar" o mercado europeu para as empresas européias, os investimentos europeus para o capital europeu e enfrentar a concorrência dos Estados Unidos. O Mercado Comum Europeu foi baseado em 2 experiências anteriores, quais foram elas?

  • A.

    O Nafta: união dos países americanos e a Otan: Organização do Tratado do Atlântico Norte, criada em 1990 entre os países continentais da europa ocidental para proteção militar do continente.

  • B.

    O Benelux: união aduaneira entre Bélgica, Holanda e Luxemburgo e o Ceca: Comunidade Européia do Carvão e do Aço, criada em 1952 entre França, Itália e Alemanha Ocidental e Benelux, para "cartelizar" as reservas de carvão e o mercado do aço europeu.

  • C.

    A Belíndia: união econômica e tecnologia entre Bélgica e Índia e a Coca: Comunidade Central Anglo-saxônica, criada entre os países de origem anglo-saxônica, em 1957, para privilegiar o crescimento industrial do Reino Unido.

  • D.

    A ONU (Organismo das Nações Unidas) e na OMC (Organização Mundial do Comércio).

  • E.

    A USSR: união econômica de todas as repúblicas socialistas soviéticas e a Commonwealth of Nations, mercado comum criado entre as nações anglo-saxônicas, sob o comando da realeza britânica.

"O preço da violência. A violência no trânsito do Distrito Federal custou R$ 82 milhões ao governo e à sociedade, nos primeiros seis meses de 2006."

(Correio Braziliense, 1º de outubro de 2006, página 37)

Entre os gastos com a violência no trânsito, não estão incluídos:

  • A. custos com tratamento médico dos acidentados.
  • B. custos do conserto do veículo acidentado.
  • C. resgates das vítimas.
  • D. passagens e hospedagens para parentes das vítimas.
  • E. danos à sinalização de trânsito.

"Gol aposenta vôo no 1907. A empresa brasileira de aviação Gol aposentou, no último domingo, o vôo 1907, que faz a rota Manaus-Brasília-Rio. A meta é evitar que o número afaste os clientes mais superticiosos. A rota entre as três cidades passa a ter uma nova numeração: 1867."

 (www.terra.com.br, 04 de outubro de 2006, ADAPTADO)

 Que outro acidente aéreo, ocorrido em outubro de 1996, também marcou negativamente a aviação brasileira e provocou comoção nacional?

  • A.

    Um Boeing 727-200 da Vasp se chocou contra uma montanha da Serra de Aratanha, a cerca de 30 quilômetros de Fortaleza.

  • B.

    Um Boeing 737-200 da Varig que fez um pouso forçado na Selva Amazônica. O acidente deixou 14 mortos e 54 feridos.

  • C.

    Queda de uma aeronave Brasília, da Rico Linhas Aéreas, matou 33 pessoas em Manaus.

  • D.

    Desastre com Fokker-100 da TAM, que deixou 99 mortos, em São Paulo.

  • E.

    Queda de um helicóptero Esquilo no centro do Rio de Janeiro, na Av. Getúlio Vargas, com funcionários do alto escalão do governo estadual

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...