Lista completa de Questões de Atualidades da Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O governo Mauro Borges (1960-1964) propôs como diretriz de ação um Plano de Desenvolvimento Econômico de Goiás abrangendo as mais diversas áreas da economia estadual, tendo criado autarquias e entidades paraestatais. Quais das autarquias e paraestatais abaixo citadas foram criadas durante o Governo Mauro Borges?
I - IDAGO (Instituto de Desenvolvimento Agrário de Goiás). II - IPASGO (Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás). III - OSEGO (Organização de Saúde do Estado de Goiás). IV - CAIXEGO (Caixa Econômica do Estado de Goiás). V - IQUEGO (Indústria Química do Estado de Goiás). Diante das opções acima, podemos considerar que:Apenas a I e III estão corretas.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Apenas a alternativa V está correta.
Todas as opções estão corretas.
Todas as opções estão incorretas.
Utilizando o texto marque a opção correta.
Considerando-se o aumento da renda per capta o texto sugere um aumento no consumo da água pelas nações com maior poder de compra e as que estão em desenvolvimento. Esse processo de limitação da água para o uso, se agrava com a redução quantitativa das águas continentais, causado também pelos processos industriais.
A atividade humana tem causado a contaminação dos recursos hídricos pelo lançamento de esgoto doméstico, atividades agrícolas extensivas, poluição atmosférica, utilização de lixões, contaminação por xenóbios, etc. Todos esses fatores são fortemente ligados a densidade populacional.
A principal fonte poluidora das cidades brasileiras é o esgoto doméstico, que aumenta a trofia dos recursos hídricos, diminuindo seu DBO, quando lançados in natura.
A deposição de fósforo e nitrogênio em corpos dágua, apesar de poder causar o fenômeno de floração, não altera o custo do tratamento da água desse local para o consumo.
A eutrofização cultural ainda apresenta efeitos indiretos como favorecer a manutenção de alguns pesticidas, produtos petroquímicos e hidrocarbonetos aromáticos nos ecossistemas aquáticos.
Um dos grande problemas dos grandes aglomerados urbanos é a produção de resíduos sólidos e líquidos. A coleta e tratamento dos resíduos líquidos é custosa, mas extremamente necessária para a manutenção dos habitats, principalmente os aquáticos de água doce. Atualmente não é bem aceito o lançamento de esgoto in natura nos ecossistema aquáticos.
Sobre o tratamento e legislação aplicável a esse tipo de problema, julgue os iten que se seguem e marque a opção correta.
I - Segundo a legislação, o titular pela prestação do serviço de esgotamento sanitário pode ser delegada a outro pela celebração de contrato, convênio, termo de parceria ou outro instrumento legal para esse fim.
II - O uso de lodos provenientes de qualquer estações de tratamento de esgoto pode ser utilizado na agricultura desde que possua o devido tratamento de redução de patógenos e atratividade de vetores.
III - São aceitas como formas de redução de patógenos e atratividade de vetores para lodos tipo B utilizados na agricultura, respectivamente, os seguintes métodos segundo a resolução CONAMA nº 357 de 2006: Estabilização por cal, mediante adição suficiente para que o pH seja de pelo menos 12 por duas horas e secagem desde que atendidos os critérios contidos nessa resolução.
IV - Um método para o tratamento de esgotos domésticos é a lagoa facultativa que apresenta a desvantagem de ocupar grandes áreas, mas em contra partida possui grande capacidade na diminuição da DBO.
São corretas as afirmativas:
I, II.
I, III.
II,III.
III, IV.
Nenhuma das alternativas.
No final dos anos 1980 o Lago Goiás recebia 140 litros por segundo de esgoto in natura. Esse processo gerou graves problemas a população. Hoje, quase vinte anos depois, a companhia de água e esgoto de Goiás tem projeto para captar água do lago e distribuí-la a população. Sobre os problemas gerados pelo lançamento de esgoto doméstico no Lago Goiás, julgue as afirmativas e marque o item correto.
I - Com o lançamento de esgoto doméstico sem tratamento no leito do Lago Goiás o DBO tende a aumentar, causando redução acentuada da concentração de oxigênio dissolvido na água. II - A decomposição participa diretamente no ciclo biogeoquímico do nitrogênio, liberando nitrito que será convertido em nitrato que é disponível aos seres autotróficos. III - A ação de microorganismos decompositores permite o bloom de algas nesse tipo de ambiente. As algas são predadas por peixes que tem a população aumentada até que a concentração de oxigênio limite o crescimento populacional. São corretas as afirmativas:I, II.
I, III.
II,III.
I,II,III.
Nenhuma das alternativas.
O ciclo hidrológico, apesar de simples, tem grande consequências na biosfera, como controle da temperatura local, índice de precipitação e disponibilidade de água para o biota. A ação antrópica tem alterado esse ciclo de formas ainda não bem entendidas que causam alterações diretas e indiretas aos recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Sobre o tema julgue os itens e marque a opção correta.
I - Apesar do processo de eutrofização ser natural, a retirada da vegetação ciliar próximo a aglomerados urbanos, favorece a aceleração desse processo comprometendo a saúde desse ambiente límnico e a sobrevivência das espécies aquáticas. II - Recursos hídricos lênticos são mais favoráveis a eutrofização já que a diversidade e abundância de microrganismos decompositores é maior, o que rapidamente decompõe a matéria orgânica a disponibilizando de maneira eficiente ao resto da cadeia alimentar. III - A ação antrópica de poluir a atmosfera, apesar de poder causar chuva ácida, não interfere no processo de eutrofização já que os principais elementos causadores da eutrofização são o nitrogênio e fósforo. O primeiro só encontrado na forma molecular na atmosfera e o segundo não disponível nesse ambiente. IV - A eutrofização cultural causa uma diminuição da diversidade planctônica desde seus primeiros momentos, sendo favorecidas geralmente espécies filamentosas que tem sua população aumentada. V - O clima das diversas regiões do planeta modificam a taxa de evapotranspiração de suas regiões. A alteração do índice de precipitação, que modifica a concentração dos efluentes provenientes das cidades, é a única mudança causada pelo clima na velocidade de eutrofização de um recurso hídrico. São corretas as afirmativas:I, II
I, III
II,IV
I,IV,V
I, II, III e V
O lago Paranoá em Brasília é o lago Brasileiro mais bem estudado quanto ao processo de eutrofização. Diversos trabalhos foram realizados desde a sua construção, e início do processo de eutrofização até seu processo de despoluição. Esses estudos e o próprio lago demonstram que é possível despoluir um lago eutrofizado e torná-lo apto a se tornar um manancial para o sistema de coleta de água pública. Marque a opção correta sobre o controle da eutrofização e despoluição de ambientes limnicos.
A eutrofização do lago Paranoá em Brasília foi um processo rápido e que ocorreu em um lago artificial. Geralmente a eutrofização de ambientes lênticos mesmo que rápida, como foi a do Paranoá, é revertido naturalmente, bastando para isso a eliminação do lançamento de matéria orgânica.
Métodos de recuperação de lagos eutrofizados são focados na retirada de fósforo e nitrogênio da água, bem como oxigenação do epilímnio.
Métodos para a deseutrofização de lagos tem sido testadas principalmente na europa. Uma técnica muito utilizada é a aeração do hipolímnio, especialmente recomendado para lagos profundos e que apresentam estratificação térmica.
O método de retirada seletiva de massa de água é o método mais barato para a deseutrofização de lagos. Esse processo corresponde a retirada de água do metelíminio o que permite a oxigenação do hipolíminio com a água vinda do epilíminio.
A oxidação química é um método caro, mas eficiente para a remoção de matéria orgânica de lagos. O método consiste no lançamento de produtos oxidantes no lago que, ao decantarem, alcançam o sedimento rico em matéria orgânica, oxidando-o.
O monitoramento da qualidade da água distribuída a população tem sido tema de debates em todo o mundo. No Brasil esse monitoramento pode ser iniciado no despejo de efluentes em um ribeirão que logo irá servir de manancial para a coleta de água de outra cidade. Os métodos de análises são padronizados por vários órgãos mundiais. Marque a opção correta sobre a qualidade da água e dos recursos hídricos.
O método de tubo múltiplos, apesar de trabalhoso, é muito preciso na indicação da quantidade de coliformes fecais existentes na amostra.
Um teste comum nas estações de tratamento de esgotos por lodos ativados foi desenvolvida por Jenkins, que consiste na observação e contagem dos flocos biológicos no reator biológico, e dependendo de sua forma indica a satisfatória remoção, por exemplo, de E. coli no tratamento.
A quantidade de coliformes totais é inversamente proporcional ao DBO no efluente analisado.
Atualmente métodos enzimáticos de analise para coliformes fecais tem ganhado espaço pela sua rapidez e precisão na contagem de bioindicadores na amostra de água de interesse.
A técnica de tubos múltiplos é eficiente para a detecção de coliformes totais e consistem em três fases. A primeira demanda uma incubação da amostra por 48 horas em temperatura de 35ºC.
O clima do Estado de Goiás pode ser classificado, fundamentalmente como:
Temperado.
Equatorial.
Tropical Úmido.
Subtropical.
Semiárido.
Julgue os itens abaixo em Verdadeiro ou Falso:
I - A população indígena em Goiás ultrapassa 10 (dez) mil habitantes, sendo certo que 39.781 hectares perfazem a soma das quatro áreas indígenas atualmente existentes no estado, três das quais se encontram demarcadas pela FUNAI. Tais áreas localizam-se nos Municípios de Aruanã, Cavalcante, Colinas do Sul, Minuaçu, Nova América e Rubiata.
II - A colonização de Goiás deve-se também à migração de pecuaristas que partiram de São Paulo no século XVI, em busca de melhores terras de gado. Dessa origem ainda hoje deriva vocação do estado para a pecuária.
III - Já no primeiro século da colonização do Brasil, diversas expedições, percorreram parte do território do atual Estado de Goiás. Estas expedições, organizadas principalmente no Rio de Janeiro, centro então da colonização, eram umas de caráter oficial destinadas a explorar o interior e buscar riquezas minerais, e outras empresas comerciais de particulares organizadas para a captura de índios. De São Paulo saíam ainda bandeiras buscando índios, cada vez mais escassos.
IV - A partir do século XX a sociedade goiana estava em transição, haja vista que a mineração deixava de ter destaque na economia, passando-se ao desenvolvimento das atividades agropecuárias.
V - Para Goiânia, a construção de Brasília foi um grande aditivo em termos populacionais, representando uma alteração econômica positiva pra toda Região Centro-Oeste, movimentando as relações no ambiente agrário, com a modernização da agricultura, embora, no entanto, não tenha alterado a estrutura de poder no campo, ainda baseada no latifúndio.
Considerando-se as assertivas apresentadas, podemos afirmar que:
F,V,F,F,V.
V,F,F,V,V.
V,V,V,F,F.
V,V,F,F,V.
F,F,V,V,F.
O clima do Estado de Goiás pode ser classificado, fundamentalmente como:
Temperado.
Equatorial.
Tropical Úmido.
Subtropical.
Subtropical.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...