Questões de Atualidades da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Lista completa de Questões de Atualidades da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Estado pode ser considerado como a forma de a sociedade se organizar politicamente. É o ordenamento jurídico que regulamenta a convivência dos habitantes de um país. Quando um povo ou nação (coletivo humano com características comuns) ocupa um território e se organiza politicamente, denomina-se Estado-nação. No entanto, há vários povos ou nações que não possuem um Estado constituído, mas almejam fazê-lo. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.

  • A. Os russos que habitam a Crimeia buscam criar um novo país através do desmembramento dessa região da Ucrânia.
  • B. Os curdos compõem um grupo étnico sem um Estado constituído. Estão espalhados entre Turquia, Irã, Iraque, Azerbaijão, Síria e Geórgia.
  • C. Dentre os povos que conseguiram constituir um Estado, encontram-se os tibetanos. Anteriormente, o território desse Estado pertencia à China.
  • D. A região habitada pelos bascos abrange territórios da França e da Alemanha. Esse povo possui uma língua própria e busca a criação de seu Estado.

As políticas públicas podem ser consideradas como o conjunto de programas, ações, planos e atividades desenvolvidas pelo Estado, com a participação de entes públicos ou privados, que visa assegurar determinado direito de cidadania e alcançar o bem-estar da sociedade e o interesse público. Nesse sentido, em relação ao debate contemporâneo sobre as políticas públicas no Brasil e, em especial, aos programas e planos desenvolvidos em escala nacional, considere as seguintes afirmativas:

1. As políticas voltadas para a educação têm como base o Plano Nacional de Educação (PNE), documento que apresenta uma série de diretrizes para um período de dez anos. Dentre os debates que ocorreram para a aprovação do novo PNE, destacaram-se os relativos à ampliação dos investimentos na educação pública, a qual passará a receber o equivalente a 12% do PIB a partir de 2015.

2. Nos últimos anos, houve a ampliação de ações e programas voltados à população em situação de pobreza ou extrema pobreza. Nessa perspectiva, o Programa Bolsa-Família foi criado com o objetivo de unificar os procedimentos de gestão e execução das ações de transferência de renda já existentes até então no âmbito do Governo Federal.

3. Na perspectiva de melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), foi criado o Programa Mais Médicos. Esse programa visa melhorar a infraestrutura de hospitais e unidades de saúde e levar médicos para as áreas com escassez destes profissionais. O programa prevê apenas a contratação de médicos estrangeiros, dentre os quais têm se destacado os de nacionalidade cubana.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • B. Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
  • C. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
  • D. As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Da criação da Província do Paraná, em 1853, aos dias atuais, a atividade industrial desenvolvida no estado passou por diversas modificações, com vários setores sendo incorporados à economia. Atualmente, a grande diversidade da produção industrial no estado se reflete na existência de distintos setores, que vão da agroindústria à petroquímica. A respeito do desenvolvimento da indústria no Paraná, assinale a alternativa correta.

  • A. As primeiras atividades industriais desenvolvidas no Paraná, de representatividade econômica, foram as de beneficiamento da erva-mate e da madeira.
  • B. O cultivo do café no norte e sudoeste do Paraná foi primordial para o desenvolvimento da agroindústria ligada ao beneficiamento desse produto nessas regiões.
  • C. A instalação da refinaria Getúlio Vargas em Araucária, na década de 1980, reforçou a tendência de concentração industrial na Região Metropolitana de Curitiba.
  • D. A instalação das indústrias de produção de automóveis na década de 1990 foi relevante para o desenvolvimento de uma indústria de capital local especializada na fabricação de autopeças.

A COPEL, em seu site na rede mundial de computadores, ao tratar da história da companhia, inicia a apresentação com o seguinte trecho:

A Copel – Companhia Paranaense de Energia, maior empresa do Estado, foi criada em 26 de outubro de 1954, com controle acionário do Estado do Paraná. Abriu seu capital ao mercado de ações em abril de 1994 (BM&FBOVESPA) e tornou-se, em julho de 1997, a primeira do setor elétrico brasileiro listada na Bolsa de Valores de Nova Iorque. Sua marca também está presente, desde junho de 2002, na Comunidade Econômica Europeia, com seu ingresso na Latibex – o braço latinoamericano da Bolsa de Valores de Madri. A partir do dia 7 de maio de 2008, as ações da Copel passaram a integrar oficialmente o Nível 1 de Governança Corporativa da Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros – BM&FBOVESPA.

A partir do texto acima e da aplicação das normas do direito societário brasileiro às empresas estatais, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A BM&FBOVESPA é um ente público, que detém a concessão com exclusividade da operação de bolsa de valores no Brasil.

  • B.

    A COPEL, por estar sujeita aos controles governamentais inerentes à gestão dos recursos públicos, não precisa colocar em funcionamento o Conselho Fiscal, como indicado pelas normas de governança corporativa.

  • C.

    Ao abrir capital, a COPEL passou a ser regulada pela Comissão de Valores Mobiliários, que é uma autarquia federal responsável pela fiscalização do mercado de valores mobiliários, mas a CVM não pode requisitar informações às empresas públicas participantes do mercado de valores mobiliários.

  • D.

    A COPEL, ao abrir capital, poderia ter criado uma golden share (ou ação de ouro), que é prevista na lei das sociedades anônimas brasileira e caracteriza-se por conferir ao seu detentor poder de veto em determinados assuntos indicados no estatuto social.

  • E.

    A COPEL, por ser sociedade de economia mista, é dispensada pela legislação brasileira que trata do mercado de valores mobiliários da distribuição dos dividendos mínimos.

O setor de telecomunicações no Brasil é regulado pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Acerca das competências dessa agência, é correto afirmar:

  • A.

    A ANATEL tem competência para atuar em conjunto com o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) na investigação de práticas de conduta concertada no setor de telecomunicações, mas o julgamento e a punição no caso de comprovação da infração contra a ordem econômica é de competência exclusiva da ANATEL.

  • B.

    Cabe à ANATEL aprovar o plano geral de metas para a progressiva universalização do serviço de telecomunicações prestado no regime público.

  • C.

    A ANATEL não possui competência para a homologação dos reajustes das tarifas dos serviços de telecomunicações prestados pelo regime público.

  • D.

    Apesar de a ANATEL ter competência para celebrar contratos de concessão na sua área de atuação, a imposição de sanções e penalidades pelo descumprimento desses contratos somente pode ser feita pelo Ministério das Telecomunicações.

  • E.

    O Diretor da ANATEL que teve seu mandato findo em 11 de agosto de 2011 e prestou consultoria a empresa privada do ramo de telecomunicações em 09 de agosto de 2012 para defesa em procedimento de fiscalização promovido pela ANATEL infringiu a legislação do setor de telecomunicações.

O que é novo na fase da cultura de massas em comparação com a fase do liberalismo avançado é a exclusão do novo. A máquina gira sem sair do lugar. Ao mesmo tempo que já determina o consumo, ela descarta o que ainda não foi experimentado�. (Adorno, Theodor e Horkheimer, Max. Dialética do esclarecimento. RJ: Jorge Zahar, 1985. p. 126) Com base no texto acima e nos fundamentos da Teoria Crítica, considere as seguintes afirmativas:

1. O termo Indústria Cultural tem o mesmo sentido que Cultura de Massa, pois se trata de produzir uma cultura para o consumo massivo.

2. A Indústria Cultural é a extinção dos limites antes resguardados entre a arte e a indústria.

3. A estética produzida pela Indústria Cultural é, necessariamente, conservadora, pois a lógica do consumo exclui qualquer novidade estética.

4. A Indústria Cultural congrega toda produção massiva. Por isso, áreas como a indústria fonográfica independente são consideradas como excluídas da IC.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras

  • B.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras

  • C.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras

  • D.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras

  • E.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras

Com relação a alguns fatos e reflexões que envolvem o conceito de Desenvolvimento Sustentável, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente a afirmativa 3 é verdadeira.

  • B.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

  • E.

    As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Alguns eventos e documentos internacionais que ocorreram ou foram produzidos a partir dos anos setenta representam marcos para o chamado modelo de desenvolvimento sustentável e funcionaram como chamarizes e agendas para a mídia internacional com relação a determinadas facetas das questões socioambientais. Com relação à ocorrência e conteúdo desses eventos/documentos, numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 2 – 3 – 4 – 5.

  • B.

    5 – 1 – 4 – 3 – 2.

  • C.

    2 – 4 – 3 – 5 – 1.

  • D.

    2 – 5 – 4 – 3 – 1.

  • E.

    5 – 2 – 4 – 3 – 1.

Sobre o horário de verão implantado anualmente no Brasil, é correto afirmar:

  • A.

    A finalidade do horário de verão é uma maior oferta de energia elétrica nos principais centros populosos do país.

  • B.

    A região Nordeste não faz parte da implantação do horário de verão porque a sua densidade populacional é menor e gasta menos energia elétrica.

  • C.

    O horário de verão se vale do aproveitamento do maior período de iluminação dos dias, entre outubro e fevereiro, para poupar energia no país.

  • D.

    Nos meses de vigência do horário de verão, o dia tem início uma hora mais tarde, em relação aos demais dias do ano.

  • E.

    O horário de verão é estabelecido por critérios essencialmente técnicos, obedecendo à demanda de energia nos centros industriais, e, por essa razão, se restringe ao Centro-Sul.

O êxodo rural, no Paraná, é um fenômeno que se intensificou a partir da década de 70 do século XX. Sobre as suas causas e conseqüências, é correto afirmar:

  • A.

    Uma das conseqüências da vinda do grande contingente populacional do meio rural para Curitiba e Região Metropolitana foi a melhoria significativa do padrão de vida da cidade-pólo.

  • B.

    O êxodo rural foi um dos propulsores da industrialização da Região Metropolitana de Curitiba, que se constitui hoje em uma megalópole.

  • C.

    Uma das causas do êxodo rural foi o programa de governo de financiamento da casa própria, tendo em vista que, no campo, os pequenos agricultores eram agregados.

  • D.

    Os trabalhadores do campo, agregados ou bóias-frias, à medida que envelhecem, migram para Curitiba, influenciando nos índices de envelhecimento da população urbana.

  • E.

    Dentre as causas do êxodo rural no Paraná, destaca-se a mecanização da agricultura, liberando mão-de-obra sem especialização para os centros urbanos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...