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Julgue os itens subsequentes, a respeito de noções básicas de auditoria no setor público.
Se houver mudanças nas práticas contábeis da entidade auditada, o planejamento de auditoria deve restringir o escopo do trabalho ao período anterior ou posterior a essas mudanças.
Um Auditor independente no curso de seu trabalho na Cia XWZ, verifica que, no decorrer do exercício sob análise, ocorreram prejuízos em função de atos voluntários de omissão e por atos relacionados à má interpretação de normas relativas à atividade da empresa auditada. Em conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade, tais atos são, respectivamente, caracterizados, como:
erro e fraude.
materiais e formais.
fraude e erro.
formais e fraude.
imateriais e materiais.
Considerando esse contexto, e uma situação hipotética em que um servidor público municipal faz um atendimento ao cidadão e dele exige a apresentação de documentos além daqueles estabelecidos na rotina de atendimento do seu setor, com a intenção de se resguardar o máximo possível no caso de eventuais auditorias, você, como colega desse funcionário, deve:
discordar em público do colega, incitando o cidadão a reclamareminstância superiores.
concordar tacitamente com o colega, pois também deseja se protegeremcaso de auditoria.
concordar abertamente com o colega, pois também deseja se proteger em caso de auditoria.
argumentar reservadamente com o colega sobre a falta de razoabilidade na solicitação feita.
solicitar ao seu colega que dispense a exigência ao perceber que o cidadão é seu conhecido.
Dadas as afirmativas abaixo, considerando as informações sobre os papéis de trabalho na execução da auditoria governamental,
I. Os papéis de trabalho são documentos que fundamentam as informações obtidas nos trabalhos de auditoria e fiscalização do Sistema de Controle Interno, podendo ser por ele elaborados ou obtidos de qualquer outra fonte.
II. Os papéis de trabalho são a base física da documentação das atividades de auditoria e fiscalização.
III. Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciar o entendimento e o suporte da atividade de controle executada, compreendendo a documentação do planejamento, a natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos, bem como o julgamento exercido e as conclusões alcançadas.
IV. Uma das finalidades dos papéis de trabalho é o suporte à elaboração dos relatórios.
V. Os papéis de trabalho deverão estar acondicionados em arquivos do tipo corrente e permanente. O arquivo corrente deve conter assuntos que forem de interesse para consulta sempre que se quiser dados sobre o sistema, área ou unidade objeto de controle. Os papéis e anexos dessa natureza não devem ser incluídos nos arquivos permanentes.
verifica-se que estão corretas
I, II, III e V, apenas.
I e IV, apenas.
II, III, IV e V, apenas.
II e V, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
De acordo com a NBCT 11, os quatro tipos básicos de pareceres de auditoria externa são
parecer com ressalvas, parecer sem ressalvas, parecer desfavorável e parecer de negativa de opinião.
parecer limpo, parecer com ressalvas, parecer adverso e parecer de negativa de parecer.
parecer limpo, parecer com ressalvas, parecer desfavorável e parecer de negativa de opinião.
parecer favorável, parecer desfavorável, parecer sem opinião formada e parecer de negativa de opinião.
parecer com ressalvas, parecer sem ressalvas, parecer sem opinião formada e parecer de negativa de parecer.
As auditorias, no setor público federal, podem ser executadas de forma direta, indireta ou simplificada. De acordo com tal classificação, pode-se dizer que são auditorias indiretas
I. compartilhadas.
II. centralizadas.
III. descentralizadas.
IV. integradas.
V. terceirizadas.
Considerando os itens apresentados, assinale a opção correta.
I e V, apenas.
I, II e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
II, III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
A empresa A é controladora da empresa B, e esta é auditada por auditores independentes diferentes daqueles da empresa A. Considerando a situação apresentada, o auditor da empresa
De acordo com as Normas Fundamentais de Auditoria aplicáveis ao setor público, estabelecidas na Instrução Normativa SFC/MF no 01/2001, assinale opção incorreta.
Controle interno administrativo é o conjunto de atividades, planos, rotinas, métodos e procedimentos interligados, estabelecidos com vista a assegurar que os objetivos das unidades e entidades da administração pública sejam alcançados, de forma confiável e concreta, evidenciando eventuais desvios ao longo da gestão, até a consecução dos objetivos fixados pelo Poder Público.
O objetivo geral dos controles internos administrativos é evitar a ocorrência de impropriedades e irregularidades, por meio dos princípios e instrumentos estabelecidos pelo Tribunal de Contas e Ministério Público.
Os controles internos administrativos implementados em uma organização devem, prioritariamente, ter caráter preventivo.
Quanto maior for o grau de adequação dos controles internos administrativos, menor será a vulnerabilidade dos riscos inerentes à gestão propriamente dita.
Um dos objetivos específicos do controle interno é evitar o cometimento de erros, desperdícios, abusos, práticas antieconômicas e fraudes.
No que se refere a controle interno, parecer de auditoria e normas gerais de auditoria governamental, julgue os itens seguintes.
O controle interno, por mais eficaz que seja, não proporciona à entidade segurança razoável para a obtenção de demonstrações contábeis plenas.
Dadas as afirmativas seguintes sobre as normas de auditoria adotadas no setor público,
I. A impropriedade consiste em falhas de natureza formal de que não resulte dano ao erário, porém evidencia-se a não observância aos princípios de legalidade, legitimidade, eficiência, eficácia e economicidade.
II. A irregularidade é caracterizada pela não observância dos princípios da legalidade, legitimidade, eficiência, eficácia e economicidade, bem como a constatação da existência de desfalque, alcance, desvio de bens ou outra irregularidade de que resulte prejuízo quantificável para o Erário.
III. A detecção de impropriedades e irregularidades é o objetivo primordial da auditoria.
verifica-se que somente
I está correta.
II está correta.
I e II estão corretas.
II e III estão corretas.
III está correta.
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