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Em decorrência do processo de harmonização das normas contábeis brasileiras às normas internacionais, para melhor expressar sua opinião em relatórios e nos parágrafos de opinião dos pareceres, o auditor deve utilizar a expressão
de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.
em conformidade com as normas internacionais e nacionais
de acordo com os princípios contábeis aplicados no Brasil.
em conformidade com as normas emanadas pelo CFC.
de acordo como os princípios contábeis normalmente aceitos.
Um sistema de controle interno de qualquer entidade deve dispor tanto de controles contábeis como administrativos específicos. Entre estes últimos pode-se mencionar
a segregação de funções entre os que têm acesso aos registros contábeis e os que podem custodiar ativos.
o controle físico sobre ativos.
os sistemas de conferências, aprovações e autorizações.
o controle de qualidade.
Acerca das peculiaridades das auditorias interna e externa, e de seus procedimentos, julgue os itens a seguir.
Apenas o exame de registros auxiliares não pode ser considerado suficiente para comprovar a ocorrência ou não de algum registro contábil. Assim, o uso dessa técnica deve ser sempre conjugado com o de outras para a comprovação da fidedignidade do registro principal.
Com relação aos conceitos, às normas e aos procedimentos de auditoria, julgue os itens a seguir.
São exemplos de papéis de trabalho correntes os manuais de procedimentos internos e as legislações específicas aplicáveis à empresa auditada.
A função de auditoria deve ser exercida em caráter de entendimento e que o trabalho executado tenha e mereça toda a credibilidade possível, não sendo permissível existir qualquer sombra de dúvida quanto à honestidade e aos padrões morais do Auditor. A profissão de auditoria exige assim, a obediência aos princípios éticos profissionais. É correto afirmar que o Princípio da Independência:
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, III e IV
II, IV e V
II e IV
III, IV e V
I e III
As atividades de auditoria realizadas por servidores em exercício nos Órgãos central, setoriais, unidades regionais ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, sobre informações obtidas por meio de exame de processos e por meio eletrônico, específico das unidades ou entidades federais, cujo custo-benefício não justifica o deslocamento de uma equipe para o órgão, podem ser classificadas como Auditoria:
Própria.
Terceirizada.
Direta.
Indireta.
Simplificada.
A atividade em que o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo auxilia o cumprimento das obrigações de prestação e tomada de contas às entidades é classificada como atividade:
de orientação.
essencial.
de assessoria.
subsidiária.
complementar.
Na ocorrência de prejuízo à União, os órgãos e as unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal adotarão as providências de sua competência, visando fundamentalmente:
punição dos servidores envolvidos e das chefias responsáveis.
denúncia ao Ministério Público.
ressarcimento ao erário público.
punição restrita às chefias responsáveis.
punição restrita aos servidores envolvidos.
No que se refere ao campo de atuação e ao perfil do auditor independente de empresas, julgue os itens que se seguem.
O grau de prudência e de zelo do auditor poderá ser comprovado quando ele avalia e documenta a obtenção de conhecimento preliminar da atividade da entidade auditada, após levantamento junto à administração, da estrutura organizacional, da complexidade das operações e do grau de exigência requerido para a realização do trabalho de auditoria, de modo a avaliar se está capacitado ou não a assumir a responsabilidade pelo trabalho que será efetuado.
Não constitui(em) objeto de exame da auditoria governamental:
os processos de licitação, sua dispensa ou inexigibilidade.
os sistemas administrativo e operacional de controle interno utilizados na gestão orçamentária, financeira e patrimonial.
a inexecução dos planos, programas, projetos e atividades que envolvam recursos públicos.
a arrecadação e a restituição de receitas de tributos federais.
os atos administrativos que resultem em direitos e obrigações para o Poder Público, em especial os relacionados com a contratação de empréstimos internos ou externos e com a concessão de avais.
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