Lista completa de Questões de Auditoria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da contabilidade e a auditoria no setor público, julgue os itens de 95 a 101.
As unidades de auditoria interna das entidades da administração indireta vinculam-se tecnicamente aos órgãos central e setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo. Seus dirigentes só podem ser nomeados ou exonerados após consultada a Secretaria do Tesouro Nacional.
Com relação à fiscalização e auditoria de empresas, julgue os próximos itens.
O Tribunal de Contas da União é o único órgão autorizado a auditar os investimentos de risco nas empresas de TI.
O auditor interno, ao desenvolver trabalho na área de recursos humanos, constatou, na base de cálculo da folha de pagamentos do mês, o nome de funcionário desligado da empresa há quatro meses. O auditor interno emitiu relatório parcial para informar à administração da empresa a irregularidade e permitir que medidas corretivas fossem realizadas. Com base nas normas de auditoria interna, o auditor
deveria ter aguardado o término dos trabalhos para elaborar o relatório.
tem a opção de informar ou não os fatos apurados à administração da empresa.
está obrigado a proceder a comunicação verbal de fatos desta natureza e informá-los, posteriormente, em relatório final.
procedeu corretamente em conformidade com as normas de emissão dos relatórios de auditoria interna.
observou que nas normas relativas ao relatório de auditoria interna não há previsão de procedimentos a serem aplicáveis nesses casos.
As normas de execução dos trabalhos dizem respeito aos itens abaixo, EXCETO:
Carta de responsabilidade da administração.
Transações entre as partes coligadas.
Continuidade normal dos negócios da entidade.
Processamento eletrônico de dados.
Estudo e avaliação do sistema contábil e de controles internos.
Acerca das Normas Brasileiras de Contabilidade, julgue os itens subseqüentes.
As evidências que respaldam os resultados da auditoria interna devem ser, entre outros aspectos, fidedignas, sendo considerada adequada a informação que, sendo confiável, propicie, com o emprego apropriado das técnicas da auditoria interna, a melhor evidência possível.
A respeito do monitoramento, supervisão e controle de qualidade dos trabalhos de auditoria, julgue os itens que se seguem.
A atividade da auditoria interna deve fazer parte de projeto de monitoramento e avaliação da eficácia geral do programa de qualidade. Entre as avaliações externas, podem-se mencionar as revisões periódicas executadas por outras pessoas da organização com conhecimento das práticas internas da auditoria. Entre as avaliações internas, podem-se citar as revisões de qualidade conduzidas todos os anos por pessoa qualificada, da própria equipe de trabalho do responsável pela auditoria.
Acerca da auditoria interna, assinale a opção correta.
O auditor interno é obrigado a informar a administração da entidade auditada acerca de quaisquer indícios sobre erros e fraudes, sendo facultada a informação por escrito.
Entre as normas profissionais relativas à responsabilidade do auditor interno, consta a obtenção da carta de responsabilidade da administração.
A auditoria interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, dispensando a verificação da integridade dos documentos que vierem a ser anexados a esses papéis.
Quando o auditor interno faz comparação sistemática da informação contábil do período em curso, com a informação prevista para o mesmo, ele adota procedimento do teste substantivo.
O auditor, nos testes de observância, adota procedimentos como inspeção e confirmação, que avaliam o controle interno da entidade, sem mensurar desempenhos funcionais da instituição.
Acerca da auditoria interna e dos controles internos, assinale a opção incorreta.
O responsável pela implantação do sistema de controle interno na empresa é a administração da empresa.
Enquanto o auditor interno realiza auditoria contábil e operacional e tem responsabilidade trabalhista, o auditor externo realiza somente auditoria contábil e possui responsabilidade civil e criminal.
Para fins de controle interno, a segregação de funções consiste em estabelecer que um mesmo funcionário não pode ter acesso aos ativos e aos registros contábeis da empresa.
Um dos objetivos do controle interno é avaliar a necessidade de novas normas internas ou mesmo de modificação das já existentes.
Para avaliação do controle interno, o auditor deverá fazer uso de questionários que servirão para avaliar tanto o controle interno contábil quanto o controle interno administrativo. Esses controles servem para evitar omissões do auditor.funcionais da instituição.
Auditoria - Procedimentos de Auditoria - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito do uso de amostragem em trabalhos de auditoria, julgue os itens a seguir.
No caso de amostragem estatística, ao efetuar o planejamento da amostra, o auditor deve levar em consideração o volume de transações que irá auditar, para que, em seguida, sejam aplicados os procedimentos de auditoria sobre a amostra selecionada. No caso da amostragem não-estatística, o volume de transações não será considerado como parâmetro.
Auditoria - Procedimentos de Auditoria - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito do uso de amostragem em trabalhos de auditoria, julgue os itens a seguir.
Os testes de observância utilizam a amostragem com a finalidade de verificar a taxa de desvios aplicada a um determinado tipo de controle. Sua aplicação relaciona-se aos procedimentos que irão servir de base à valoração e à mensuração das transações ocorridas e também de seus valores monetários. Para tanto, faz-se necessária a existência de uma trilha de evidência documental referente ao procedimento de controle que se está testando.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...