Lista completa de Questões de Auditoria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Auditoria - Procedimentos de Auditoria - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca da utilização de amostragem em auditorias e da auditoria em empresas com sistemas computadorizados, julgue os seguintes itens.
A amostragem deverá ser utilizada em casos onde houver abstenção de opinião no parecer final.
De acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e com as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCT), julgue os itens a seguir, relativos ao parecer do auditor independente.
Considere que uma empresa contraiu empréstimos de valores vultosos em moeda estrangeira, e que a variação cambial sobre esses empréstimos está sendo contabilizada somente por ocasião do pagamento ao credor no exterior. Nessa situação, o auditor externo, após análise das demonstrações contábeis e sabendo que o lucro líquido da empresa não corresponde ao real, emitirá parecer adverso.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2004
A análise dos riscos de auditoria deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos, considerando a relevância em níveis específicos. A análise de riscos de auditoria em nível geral deve considerar, entre outras
os negócios, qualidade da administração, saldos das contas e volume das transações.
os negócios, avaliação dos controles internos e situação econômica da empresa.
transações com partes relacionadas, qualidade da administração e saldos das contas.
transações com partes relacionadas, os negócios e qualidade da administração.
avaliação dos controles internos, saldo das contas e volume das transações.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2004
Após examinar as demonstrações financeiras de uma empresa pública, o auditor independente poderá emitir os seguintes tipos de pareceres:
sem ressalvas, adverso, negativa de parecer;
sem ressalvas, com ressalvas, adverso;
sem ressalvas, com ressalvas, adverso, negativa de parecer;
adequadas, adequadas com ressalva, inadequadas ou com negativa de opinião;
adequadas, adequadas com ressalva, inadequadas, com negativa de opinião e iliquidáveis.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2004
De maneira geral, um sistema básico de controle interno das disponibilidades, incluiria a
exigência de que todos os pagamentos sejam efetuados somente por uma pessoa.
separação do trabalho de manuseio de disponibilidades da função de registros.
exigência de que todos os pagamentos sejam efetuados em dinheiro.
exigência de que todos os recebimentos em cheques sejam descontados no mesmo dia.
integração das atividades de pagamentos e recebimentos de modo que somente uma pessoa detenha os controles necessários, a fim de evitar fraudes e erros.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2004
O plano de organização e todos os métodos e medidas adotados numa empresa para proteger seu ativo e assegurar a exatidão e a fidedignidade das demonstrações contábeis é denominado
programa de auditoria.
procedimento de auditoria
normas relativas à execução do trabalho.
papéis de trabalho.
controle interno.
Auditoria - Procedimentos de Auditoria - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere às normas adotadas no Brasil com relação às auditorias interna e externa, bem como aos controles internos das instituições, julgue os itens subseqüentes.
Nos procedimentos de revisão analítica, o auditor deve considerar apenas dois aspectos: 1) o objetivo dos procedimentos e o grau de confiabilidade dos resultados alcançáveis e 2) a disponibilidade de informações, sua relevância, confiabilidade e comparabilidade. Para essa finalidade específica, a natureza da entidade e o conhecimento adquirido em auditorias anteriores são irrelevantes e devem ser desconsiderados.
As auditorias podem ser realizadas de forma direta, indireta ou simplificada. De acordo com tal classificação, pode-se dizer que são auditorias diretas
Considerando os itens apresentados, assinale a opção correta.
1 – 5
1 – 2 – 5
2 – 3 – 4
2 – 3 – 4 – 5
1 – 2 – 3 – 4 – 5
São finalidades do sistema de controle interno do Poder Executivo federal, exceto
avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.
comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e à eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração pública federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.
apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.
prestar orientação aos administradores de bens e recursos públicos nos assuntos pertinentes à área de competência do sistema de controle interno, inclusive sobre a forma de prestar contas.
Auditoria - Normas Profissionais de Auditor Independente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que concerne às normas, técnicas e procedimentos de auditoria, interna e externa, adotados no Brasil, julgue os itens que se seguem.
O auditor pode ser responsabilizado pela não-descoberta de fraude significativa em conseqüência da negligência na execução das normas de auditoria, ou em conseqüência de não tê-las aplicado convenientemente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...