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Em uma auditoria de uma holding, os auditores de uma das controladas emitiram um parecer alertando da descontinuidade operacional. Nesse caso, o auditor principal deve:
discutir com os auditores dessa controlada e consolidar os valores.
avaliar a relevância dos valores da controlada e consolidar os valores.
discutir com a administração da holding e ressalvar o parecer.
ressalvar o parecer de auditoria em função do parecer do outro auditor.
incluir uma nota explicativa e não consolidar os valores da controlada.
Os procedimentos de auditoria são um conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas. Tais procedimentos abrangem os seguintes testes:
substantivos e de observância
de revisão analítica e substantivos.
substantivos e de cálculo.
de confirmação e de observância.
de inspeção e revisão analítica.
Se, após a emissão das demonstrações contábeis de companhia aberta, o auditor tomar conhecimento de um fato que poderia modificar seu parecer e, no entanto, a administração não toma as medidas necessárias para assegurar que os usuários sejam informados do fato, o auditor deve:
informar à administração da empresa auditada que tomará medidas para impedir que seu parecer seja utilizado por terceiros para tomada de decisão.
publicar, nos mesmos jornais onde foram publicadas as demonstrações contábeis da empresa auditada, que o auditor está se abstendo do parecer de auditoria publicado.
informar aos órgãos regulamentares competentes que irá tomar medidas para informar aos usuários das demonstrações contábeis publicadas quanto ao risco identificado.
enviar uma carta aos administradores da empresa auditada, informando que o trabalho de auditoria foi prejudicado e, num momento futuro, oportuno, irá se manifestar a respeito desse fato.
informar aos principais acionistas da empresa que as demonstrações contábeis publicadas podem apresentar vieses para fins de tomada de decisão.
A circularização é um procedimento de auditoria que aplicado à área de contas a receber confirma:
os cálculos efetuados pelo auditor.
a existência física do bem da empresa.
a existência física do documento gerador do fato.
a existência de duplicatas descontadas.
o saldo apresentado pela empresa no cliente.
A administração da entidade auditada inclui em uma nota explicativa, de forma clara, um fato relevante, caracterizando a natureza e seu provável efeito em decorrência da incerteza que o desfecho possa afetar significativamente a posição patrimonial e financeira da entidade e o resultado das suas operações. Ao elaborar sua opinião, o auditor deve:
incluir uma ressalva.
incluir uma nota explicativa.
abster-se de opinião.
emitir parecer adverso.
exigir que se contabilize o efeito.
Na aplicação dos procedimentos de revisão analítica, o auditor deve considerar a ______________ das informações, sua _____________________, ______________ e comparabilidade.
facilidade, materialidade, irrelevância
disponibilidade, relevância, confiabilidade
clareza, existência, individualidade
indisponibilidade, apresentação, existência
facilidade, irrelevância, materialidade
Quando houver participação de outros auditores independentes no exame de demonstrações contábeis de participações societárias irrelevantes, o auditor da empresa investidora:
deve destacar esse fato no seu parecer, indicando os valores envolvidos nas participações.
deve incluir informações consideradas relevantes para adequada interpretação de seus usuários.
pode desconsiderar esse valor por ser imaterial no conjunto das demonstrações contábeis.
pode incluir em nota explicativa que essas participações foram auditadas por outros auditores.
pode deixar de destacar esse fato e, também, seu efeito em seu parecer de auditoria.
Normalmente, o auditor efetua a conferência da exatidão de rendimentos de aplicações financeiras de longo prazo considerando as receitas auferidas destas aplicações de acordo com o regime de competência. Esse procedimento de auditoria é denominado:
inspeção
cálculo
observação
revisão analítica
investigação
Quando um auditor expressa uma opinião sobre as demonstrações contábeis apresentadas de forma condensada, ele deve:
já ter emitido uma opinião sobre as demonstrações contábeis originais.
acrescentar uma nota explicativa em seu parecer expondo os motivos.
inserir uma ressalva, pois as demonstrações contábeis estão incompletas.
justificar à Comissão de Valores Mobiliários expondo os motivos.
incluir uma ressalva por não ter acesso aos saldos contábeis analíticos.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2002
A empresa Proteção aos Animais S.A. possui recursos equivalentes a 60% de seu Patrimônio Líquido em aplicações financeiras no exterior. Não obtendo a confirmação desses saldos através do procedimento de circularização, o auditor independente deverá emitir Parecer:
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