Questões de Auditoria

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Quando o Analista de Finanças e Controle – AFC constatar falhas que, pela sua irrelevância, não caracterizarem irregularidade de atuação dos agentes responsáveis, deverá emitir

  • A. parecer pleno
  • B. parecer restritivo
  • C. parecer de regularidade
  • D. parecer de irregularidade
  • E. parecer sem ressalvas

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, o parecer de auditoria independente é classificado, segundo a natureza da opinião que contém, em:

  • A.

    sem ressalva, com ressalva, adverso e com abstenção de opinião.

  • B.

    sem ressalva, com parágrafo de ênfase, com ressalva e adverso.

  • C.

    positivo, com ressalva, negativa de opinião e com parágrafo de ênfase.

  • D.

    sem ressalva, com nota explicativa, sem ressalva e adverso.

  • E.

    limpo, com parágrafo de ênfase, com nota explicativa e adverso.

Assinale a opção que contém formas de auditoria governamental, conforme previstas na Instrução Normativa no 16 da Secretaria do Tesouro Nacional.

  • A. diretas, indiretas e compartilhadas
  • B. integradas, semi-integradas e indiretas
  • C. subsidiárias, integrais e compartilhadas
  • D. diretas, variáveis e indiretas
  • E. integrais, parciais e específicas

Assinale a opção que não encontra amparo na NBC-P-3 – Normas Profissionais do Auditor Interno.

  • A.

    A amplitude do trabalho desenvolvido pelo auditor interno e sua responsabilidade estão limitadas à sua área de atuação.

  • B.

    Quando solicitado, cabe ao auditor interno prestar assessoria ao Conselho Fiscal ou aos órgãos equivalentes da entidade.

  • C.

    O dever de manter sigilo encerra-se cinco anos após terminado o vínculo empregatício ou contratual do auditor interno.

  • D.

    O auditor interno pode realizar trabalhos de forma compartilhada com profissionais de outras áreas da entidade que o emprega.

  • E.

    Desde que autorizado pela administração da entidade, o auditor interno pode apresentar os seus papéis de trabalho ao auditor independente.

Indique a opção que contém alguns dos diversos tipos de auditoria governamental relacionados na Instrução Normativa no 16 da Secretaria do Tesouro Nacional.

  • A.

    Auditoria de Gestão, Auditoria Operacional e Auditoria Administrativa

  • B.

    Auditoria Operacional, Auditoria de Programas e Auditoria de Sistema

  • C.

    Auditoria Contábil, Auditoria Financeira e Auditoria Administrativa

  • D.

    Auditoria Especial, Auditoria Administrativa e Auditoria Financeira

  • E.

    Auditoria de Gestão, Auditoria de Programas e Auditoria de Contratos

O auditor independente, durante seus trabalhos, circulariza uma amostra selecionada de fornecedores. Este procedimento de auditoria deve ser autorizado pelo

  • A.

    auditor independente.

  • B.

    administrador da empresa auditada.

  • C.

    contador da empresa auditada.

  • D.

    auditor interno da companhia.

  • E.

    sócio diretor da empresa de auditoria.

Os procedimentos da auditoria interna são exames que permitem ao auditor interno obter provas com as seguintes características:

  • A.

    parciais para fundamentar suas conclusões.

  • B.

    suficientes para fundamentar suas conclusões.

  • C.

    suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações.

  • D.

    parciais para fundamentar suas conclusões e recomendações.

  • E.

    suficientes para fundamentar suas recomendações.

Os relatórios que integram a tomada ou prestação de contas, inclusive a tomada de contas especial, pelo Tribunal de Contas da União, são de

  • A.

    auditoria independente, do tomador de contas e de desempenho.

  • B.

    gestão, do tomador de contas e de auditoria.

  • C.

    desempenho, operacional e do tomador de contas.

  • D.

    gestão, da auditoria independente e do Ministério Público.

  • E.

    desempenho, da auditoria independente e operacional

Para o auditor independente, uma informação é relevante quando

  • A.

    sua omissão ou distorção puder influenciar nas decisões econômicas dos usuários, se estas forem tomadas com base nas demonstrações contábeis.

  • B.

    a sua materialidade influenciar na tomada de decisões econômicas e financeiras dos usuários, tendo como base de decisão o parecer da auditoria.

  • C.

    a sua distorção influenciar em decisões econômicas ou financeiras tomadas pelos usuários, tendo como base de juízo o parecer da auditoria independente.

  • D.

    a sua omissão influenciar negativamente nas decisões tomadas com base nas demonstrações contábeis por acionistas preferenciais ou pelos membros do Conselho de Administração.

  • E.

    a sua subjetividade e distorção influenciar nas decisões financeiras dos acionistas controladores e demais usuários, se tomadas com base nas demonstrações contábeis.

Assinale a opção que não se insere nas finalidades do sistema de controle interno, por intermédio da técnica de auditoria do Poder Executivo Federal:

  • A.

    controlar a gestão financeira e patrimonial nos órgãos da Administração Pública Federal.

  • B.

    realizar auditoria nos sistemas contábil, financeiro e de pessoal e demais sistemas administrativos e operacionais.

  • C.

    realizar auditoria de gestão dos recursos públicos federais sob a responsabilidade de órgãos públicos.

  • D.

    apurar irregularidades praticadas por agentes públicos com a utilização de recursos públicos federais.

  • E.

    comprovar a legalidade da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

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