Questões de Auditoria do ano 2002

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Em uma auditoria de uma holding, os auditores de uma das controladas emitiram um parecer alertando da descontinuidade operacional. Nesse caso, o auditor principal deve:

  • A.

    discutir com os auditores dessa controlada e consolidar os valores.

  • B.

    avaliar a relevância dos valores da controlada e consolidar os valores.

  • C.

    discutir com a administração da holding e ressalvar o parecer.

  • D.

    ressalvar o parecer de auditoria em função do parecer do outro auditor.

  • E.

    incluir uma nota explicativa e não consolidar os valores da controlada.

Se, após a emissão das demonstrações contábeis de companhia aberta, o auditor tomar conhecimento de um fato que poderia modificar seu parecer e, no entanto, a administração não toma as medidas necessárias para assegurar que os usuários sejam informados do fato, o auditor deve:

  • A.

    informar à administração da empresa auditada que tomará medidas para impedir que seu parecer seja utilizado por terceiros para tomada de decisão.

  • B.

    publicar, nos mesmos jornais onde foram publicadas as demonstrações contábeis da empresa auditada, que o auditor está se abstendo do parecer de auditoria publicado.

  • C.

    informar aos órgãos regulamentares competentes que irá tomar medidas para informar aos usuários das demonstrações contábeis publicadas quanto ao risco identificado.

  • D.

    enviar uma carta aos administradores da empresa auditada, informando que o trabalho de auditoria foi prejudicado e, num momento futuro, oportuno, irá se manifestar a respeito desse fato.

  • E.

    informar aos principais acionistas da empresa que as demonstrações contábeis publicadas podem apresentar vieses para fins de tomada de decisão.

A administração da entidade auditada inclui em uma nota explicativa, de forma clara, um fato relevante, caracterizando a natureza e seu provável efeito em decorrência da incerteza que o desfecho possa afetar significativamente a posição patrimonial e financeira da entidade e o resultado das suas operações. Ao elaborar sua opinião, o auditor deve:

  • A.

    incluir uma ressalva.

  • B.

    incluir uma nota explicativa.

  • C.

    abster-se de opinião.

  • D.

    emitir parecer adverso.

  • E.

    exigir que se contabilize o efeito.

Quando houver participação de outros auditores independentes no exame de demonstrações contábeis de participações societárias irrelevantes, o auditor da empresa investidora:

  • A.

    deve destacar esse fato no seu parecer, indicando os valores envolvidos nas participações.

  • B.

    deve incluir informações consideradas relevantes para adequada interpretação de seus usuários.

  • C.

    pode desconsiderar esse valor por ser imaterial no conjunto das demonstrações contábeis.

  • D.

    pode incluir em nota explicativa que essas participações foram auditadas por outros auditores.

  • E.

    pode deixar de destacar esse fato e, também, seu efeito em seu parecer de auditoria.

Quando um auditor expressa uma opinião sobre as demonstrações contábeis apresentadas de forma condensada, ele deve:

  • A.

    já ter emitido uma opinião sobre as demonstrações contábeis originais.

  • B.

    acrescentar uma nota explicativa em seu parecer expondo os motivos.

  • C.

    inserir uma ressalva, pois as demonstrações contábeis estão incompletas.

  • D.

    justificar à Comissão de Valores Mobiliários expondo os motivos.

  • E.

    incluir uma ressalva por não ter acesso aos saldos contábeis analíticos.

Julgue os itens seguintes, relativos à auditoria interna e independente, ao campo de atuação da auditoria e aos relatórios de recomendação.

As auditorias interna e independente atuam sobre os sistemas e processos, analisando e avaliando níveis de risco e propondo medidas corretivas e evolutivas, visando garantir a sua confiabilidade e permitir que as informações internas e externas possam ser claras e confiáveis, para utilização adequada por parte dos diversos usuários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a auditoria, técnicas de auditoria e amostragem, julgue os seguintes itens.

As estimativas contábeis são de responsabilidade dos auditores internos e independentes e se baseiam em fatores objetivos e subjetivos, requerendo julgamento na determinação do valor adequado a ser registrado nas demonstrações contábeis.

  • C. Certo
  • E. Errado

É uma característica da auditoria interna:

  • A.

    manter independência total da empresa.

  • B.

    ser sempre executada por profissional liberal.

  • C.

    emitir parecer sobre as demonstrações financeiras.

  • D.

    revisar integralmente os registros contábeis.

  • E.

    existir em todas empresas de capital aberto.

O objetivo geral da auditoria interna é atender:

  • A.

    à administração da empresa.

  • B.

    aos acionistas da empresa.

  • C.

    à auditoria externa da empresa.

  • D.

    à gerência financeira da empresa.

  • E.

    à gerência comercial da empresa.

Segundo as normas de auditoria, as definições de fraude e erro são, respectivamente:

  • A.

    Ato não-intencional de registrar documentos oficiais corretamente, bem como elaborar demonstrações financeiras de forma correta. Ato intencional resultante de omissão, desatenção ou má interpretação de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis.

  • B.

    Ato não-intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis. Ato intencional resultante de omissão, desatenção ou má interpretação de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis.

  • C.

    Ato não-intencional de evidenciar a manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis. Ato intencional resultante de omissão, desatenção ou interpretação correta de fatos na elaboração de registros e demonstrações financeiras.

  • D.

    Ato intencional de registrar as transações de forma adequada os fatos contábeis e a elaboração das demonstrações contábeis. Ato nãointencional resultante de omissão, desatenção ou interpretação de fatos de forma correta na elaboração de registros e demonstrações contábeis.

  • E.

    Ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis. Ato não-intencional resultante de omissão, desatenção ou má interpretação de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis.

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