Lista completa de Questões de Auditoria do ano 2002 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação a auditoria, técnicas de auditoria e amostragem, julgue os seguintes itens.
O auditor independente deve obter carta que evidencie a responsabilidade da administração quanto a informações e dados, e a preparação e apresentação das demonstrações contábeis submetidas aos exames de auditoria.
No que se refere à contabilidade, julgue os itens a seguir. O parecer do auditor independente de uma empresa mercantil será sem ressalva sempre que as demonstrações contábeis tiverem sido preparadas segundo os princípios fundamentais de contabilidade em todos os seus valores relevantes.
Acerca da auditoria das demonstrações contábeis, julgue os itens a seguir.
Para ajustar demonstrações contábeis, não se requer do auditor independente a adoção de procedimento específico para a identificação de eventos ocorridos entre a data do balanço e a de seu parecer.
Acerca da auditoria das demonstrações contábeis, julgue os itens a seguir.
As estimativas contábeis são de responsabilidade do auditor independente, que deve fundamentar e pôr à disposição da administração os procedimentos e métodos utilizados no estabelecimento de valores de provisões.
Acerca da auditoria das demonstrações contábeis, julgue os itens a seguir.
Quando houver participação de outros auditores independentes no exame das demonstrações contábeis das controladas relevantes, o auditor da controladora deve destacar esse fato em seu parecer.
Art. 177. A escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial e desta lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência.
§ 1.º As demonstrações financeiras do exercício em que houver modificação de métodos ou critérios contábeis, de efeitos relevantes, deverão indicá-la em nota e ressaltar esses efeitos.
§ 2.º A companhia observará em registros auxiliares, sem modificação da escrituração mercantil e das demonstrações reguladas nesta lei, as disposições da lei tributária, ou de legislação especial sobre atividade que constitui seu objeto, que prescrevam métodos ou critérios contábeis diferentes ou determinem a elaboração de outras demonstrações financeiras.
§ 3.º As demonstrações financeiras das companhias abertas observarão, ainda, as normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários, e serão obrigatoriamente auditadas por auditores independentes registrados na mesma comissão.
§ 4.º As demonstrações financeiras serão assinadas pelos administradores e por contabilistas legalmente habilitados.
A respeito da escrituração contábil e dos princípios de contabilidade e com base no texto acima, retirado da Lei das S.A., julgue os itens a seguir.
A auditoria de uma companhia aberta, segundo normas da Comissão de Valores Mobiliários, só pode ser feita por um auditor independente por, no máximo, dois exercícios sociais consecutivos, para garantia de independência.
Segundo as Normas Profissionais de Auditor Independente, julgue os itens em relação à independência do auditor, marcando a opção incorreta.
A avaliação permanente da carteira de clientes deverá ser feita por escrito, considerando que a independência em relação aos clientes deve abranger toda a equipe técnica que trabalhar para o cliente.
O auditor deve ser independente, não podendo deixar-se influenciar por fatores estranhos, por preconceitos ou quaisquer outros elementos materiais ou afetivos que resultem perda, efetiva ou aparente, de sua independência.
O auditor deve recusar o trabalho ou renunciar à função na ocorrência de vínculo conjugal, relação de trabalho como empregado, participação direta ou indireta como acionista ou sócio, interesse financeiro direto (imediato ou mediato) e função ou cargo incompatível com a atividade de auditoria ou qualquer outra situação de conflito de interesses no exercício da auditoria independente.
A utilização de equipe técnica deve ser prevista de maneira a fornecer razoável segurança de que o trabalho venha a ser executado por pessoa com capacitação profissional, independência e treinamento requeridos nas circunstâncias.
Está impedido de executar trabalho de auditoria independente, o auditor que tenha tido vínculo conjugal ou de parentesco consangüíneo em linha reta, sem limites de grau, em linha colateral até o 2º grau e por afinidade até o 3º grau, com administradores, acionistas, sócios ou com empregados que tenham ingerência na sua administração ou nos negócios ou sejam responsáveis por sua contabilidade, no período a que se refere a auditoria ou durante a execução dos serviços, em relação à entidade auditada, suas coligadas, controladas, controladoras ou integrantes do mesmo grupo econômico.
Ao constatar a ineficácia de determinados procedimentos de controle o auditor deve:
aumentar a extensão dos testes de controle.
diminuir a extensão dos testes substantivos.
aumentar o nível planejado de risco de detecção.
diminuir o nível de risco inerente da área em questão.
aumentar o nível planejado de testes substantivos.
A administração de uma entidade envia uma carta às diversas instituições financeiras com as quais se relaciona comercialmente, solicitando informações dos saldos em aberto existentes nessas empresas em uma determinada data, cuja resposta deva ser enviada diretamente aos seus auditores independentes. Nesse caso, ocorre um procedimento de:
investigação
observação
confirmação
revisão analítica
inspeção
Ao utilizar os trabalhos já efetuados pela auditoria interna em seus testes substantivos, se o auditor independente julgar que o volume de testes não é suficiente, ele deve:
ressalvar o parecer de auditoria.
abster-se de emitir uma opinião de auditoria.
requisitar novos testes à auditoria interna.
efetuar testes adicionais necessários.
incluir uma nota explicativa em seu parecer.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...