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Não é função da auditoria interna avaliar a
eficácia dos processos dos controles internos.
eficiência dos sistemas de informações.
eficiência dos processos de produção.
integridade do ambiente de controles internos.
economicidade dos controles internos.
De acordo com o decreto nº 3.591/2000, são técnicas de trabalho do sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal para a consecução de suas finalidades:
auditoria e autuação.
auditoria e fiscalização.
perícia e fiscalização.
fiscalização e autuação.
auditoria e a perícia.
Auditoria, que é o conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública, constitui uma importante técnica de controle do Estado na busca da melhor alocação de seus recursos, não só atuando para corrigir os desperdícios, a improbidade, a negligência e a omissão, mas, principalmente, antecipando-se a essas ocorrências. Quanto a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Classifica-se como auditoria de avaliação da gestão aquela realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.
Julgue os itens que se seguem, relativos aos procedimentos de auditoria.
Segundo as normas de auditoria independente, fraude é o ato intencional de omissão, manipulação de transações ou má interpretação de fatos, enquanto erro é o ato não-intencional resultante de omissão, desatenção ou adulteração de documentos na elaboração de registros e demonstrações contábeis.
A aplicação dos procedimentos de auditoria deve ser realizada em razão da complexidade e do volume das operações, por meio de provas seletivas, testes e amostragens, cabendo ao auditor, com base na análise de riscos de auditoria e outros elementos de que dispuser, determinar a amplitude dos exames necessários à obtenção dos elementos de convicção que sejam válidos para o todo. Relativamente aos procedimentos técnicos básicos a serem considerados pelo auditor na aplicação dos testes, julgue os itens que se seguem.
Os indicadores financeiros devem ser usados para confirmar os valores das contas e, assim, evitar erros significativos.
Considerando os conceitos vinculados à amostragem aplicada a auditoria, julgue os itens subseqüentes.
Ao analisar os erros detectados na amostra, o auditor parte do pressuposto de que o item em questão é de fato um erro.
As normas de auditoria, independentemente das demonstrações contábeis, definem e distinguem os termos fraude e erro. Assinale a alternativa que contém as características exclusivamente de um ou de outro termo.
Adulteração de documentos, desconhecimentos ou má interpretação de fatos.
Desconhecimento, desatenção e manipulação de transações.
Atos involuntários de omissão, desatenção, desconhecimento e manipulação de transações.
Atos voluntários de omissão, manipulação de transação e adulteração de registros.
Desatenção, desconhecimento, atos voluntários de omissão ou má interpretação de fatos.
Ao detectar erros relevantes ou fraudes no decorrer de seus trabalhos, o auditor tem o dever de
exigir a demissão dos envolvidos, só emitindo parecer quando constatar que a entidade cumpriu sua determinação.
comunicar à administração da entidade e sugerir medidas corretivas, informando sobre os possíveis efeitos no seu parecer, caso elas não sejam adotadas.
formalizar a entidade e recomendar que as demonstrações sejam corrigidas de forma a apresentar as fraudes de forma menos evidente.
informar aos administradores da entidade e sugerir medidas punitivas aos responsáveis de forma a não ter que evidenciar em seu parecer.
recomendar que a entidade omita a ocorrência dos fatos para permitir que ele emita parecer sem ressalva.
Conforme estabelecido na NBC-T 12.1.3, a definição de fraude para a auditoria interna é
o ato não-intencional de omissão e/ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários.
o ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários.
o ato intencional de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação de fatos na elaboração de registros, informações e demonstrações contábeis, bem como de transações e operações da entidade, não considerando as faltas físicas, somente as faltas monetárias.
o ato intencional de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação de fatos na elaboração de registros, informações e demonstrações contábeis, bem como de transações e operações da entidade, considerando as faltas físicas e não considerando as faltas monetárias.
o ato não-intencional de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação de fatos na elaboração de registros, informações e demonstrações contábeis, bem como de transações e operações da entidade, tanto em termos físicos quanto monetários.
Auditoria - Normas Profissionais de Auditor Independente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que concerne às normas, técnicas e procedimentos de auditoria, interna e externa, adotados no Brasil, julgue os itens que se seguem.
O auditor pode ser responsabilizado pela não-descoberta de fraude significativa em conseqüência da negligência na execução das normas de auditoria, ou em conseqüência de não tê-las aplicado convenientemente.
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