Lista completa de Questões de Auditoria do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São condições que permitem ao auditor aceitar o trabalho de auditoria, exceto
ter capacidade técnica para assumir o trabalho na empresa.
conhecer a atividade da entidade a ser auditada e do grupo econômico.
ter administrado empresa do mesmo ramo do grupo econômico.
compreender as práticas contábeis a serem aplicadas na empresa.
ter sido funcionário de empresa do mesmo grupo há mais de 3 anos.
Na constatação de conflitos entre as normas de contabilização emanadas pela ANEEL e as normas brasileiras de contabilidade e de auditoria que gerem valores relevantes de divergência, mas que não ameace o processo de continuidade da empresa, deve o auditor
aceitar as normas da agência reguladora, emitindo parecer sem ressalva, visto que esta tem poderes para regular e fiscalizar este mercado.
aceitar as normas da agência reguladora, solicitando à empresa que demonstre os efeitos em notas explicativas e emitir parecer com ressalva, quantificando os efeitos.
não aceitar as normas da agência reguladora, ignorando-a e estabelecendo que a empresa proceda ao registro contábil dentro dos princípios e das normas contábeis.
aceitar as normas da agência reguladora, emitindo parecer com negativa de opinião, visto que esta tem poderes para regular e fiscalizar este mercado.
não aceitar as normas da agência reguladora, solicitando à empresa que demonstre em notas explicativas os efeitos e emitindo parecer sem ressalva.
No processo de consolidação deverão ser objeto de exame e parecer de auditoria
somente as demonstrações contábeis da controladora e fatos relevantes das controladas.
todas as demonstrações contábeis das empresas do grupo econômico consolidado.
as demonstrações de todas as controladas abertas ou fechadas incluídas na consolidação.
notas explicativas de empresas do grupo econômico nas quais ocorreram fatos relevantes.
as demonstrações das empresas do grupo com as quais ocorreram contratos de mútuo.
Com relação aos processos de reorganização de empresas, pode-se afirmar que
a auditoria das peças contábeis é exigida somente em processos de conversão em subsidiária integral de companhia aberta.
estão sujeitas à obrigatoriedade de auditoria independente apenas as demonstrações das empresas cindidas, se envolverem companhias abertas.
em operação envolvendo processo de fusão que envolva empresa aberta por necessitar de laudo pericial, fica dispensada do processo de auditoria.
todas as demonstrações que servirem de base para operações de incorporação, fusão e cisão envolvendo companhias abertas deverá sofrer auditoria independente.
a auditoria independente é obrigatória somente em casos de encampação de empresa aberta ou fechada por companhia regulamenta pela CVM.
Auditoria, que é o conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública, constitui uma importante técnica de controle do Estado na busca da melhor alocação de seus recursos, não só atuando para corrigir os desperdícios, a improbidade, a negligência e a omissão, mas, principalmente, antecipando-se a essas ocorrências. Quanto a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Criticidade é uma das variáveis básicas utilizadas no processo de planificação dos trabalhos de controle e representa o quadro de situações críticas efetivas ou potenciais a auditar, identificadas em determinada unidade ou programa. Trata-se da composição dos elementos referenciais de vulnerabilidade, das fraquezas, dos pontos de controle com riscos latentes, das trilhas de auditoria.
Com relação à auditoria independente e de acordo com as normas brasileiras de contabilidade, julgue os itens que se seguem.
Ao emitir o parecer, o auditor independente assume responsabilidade técnico-profissional definida como de ordem pública; para tanto, como forma de referencial para efeito de data, é essencial que conste no parecer a data correspondente ao dia efetivo de sua emissão e assinatura.
Com relação à auditoria independente e de acordo com as normas brasileiras de contabilidade, julgue os itens que se seguem.
O auditor independente, por uma questão de julgamento profissional, expressa o resultado de seu trabalho por meio de uma opinião, mesmo que tenha a completa evidência das constatações obtidas.
No que se refere a conhecimentos vinculados à auditoria, julgue os itens subseqüentes.
O auditor independente não estará vinculado à empresa auditada, exceto quando realizar auditoria externa independente da empresa onde trabalha.
Considerando a NBCT 12 — da auditoria interna —, julgue os itens que se seguem.
O planejamento da auditoria interna deve considerar diversos fatores relevantes na execução dos trabalhos, entre eles, o uso do trabalho de especialistas.
Considerando a NBCT 12 — da auditoria interna —, julgue os itens que se seguem.
A responsabilidade sobre os controles internos é partilhada entre a administração da entidade e o auditor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...