Lista completa de Questões de Auditoria do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Da forma como ficou estabelecido no Brasil, o ouvidor torna-se representante direto:
da empresa;
do poder público;
da autarquia;
do cidadão;
da instituição.
O sistema contábil e de controles internos da empresa Terceirizatudo S.A., desenvolvido pela firma de auditoria Faztudo Ltda. é de responsabilidade da
auditoria interna da empresa.
auditoria externa Faztudo.
administração da empresa.
auditoria externa da contratada para criar os controles internos e da responsável pela auditoria das demonstrações contábeis.
Com relação à Perícia Contábil Judicial, é correto afirmar que
o perito, uma vez nomeado pelo juiz, não poderá recusar a perícia, tendo que assumir todas as responsabilidades pelo trabalho.
somente os documentos anexados ao processo podem ser objeto da perícia; quando apurado ou localizados outros documentos estes devem ser desconsiderados.
a assinatura em conjunto do laudo pericial pelo perito e pelo perito assistente exclui a possibilidade de parecer pericial.
o planejamento não deve conter orçamentos de valores a serem despendidos nas diligências, uma vez que, quem determina os valores na perícia é o juiz.
o perito contador deve aceitar ou não a participação do perito contador assistente, manifestando sua posição ao juiz do processo.
Em relação às normas profissionais dos serviços de auditoria é correto afirmar:
Serviços de auditoria interna prestados para uma empresa auditada por uma entidade de auditoria independente não caracterizam perda de independência.
Recebimento de presentes ou brindes caracteriza perda de independência em qualquer situação, mesmo sendo de insignificante valor.
Não caracteriza perda de independência a prestação, pela entidade de auditoria, de serviços relacionados com a resposta de solicitação de análise e conclusão sobre estruturação tributária elaborada pela administração da entidade auditada ou por terceiros por ela contratados.
É necessário, para impedir a perda de objetividade, aplicar a rotação do pessoal de liderança da equipe de auditoria a intervalos menores ou iguais a três anos consecutivos e intervalo mínimo de cinco anos para retorno do pessoal de liderança à equipe, excluindo-se destas restrições as entidades de auditoria de pequeno porte.
O estabelecimento de honorários contingenciais não produz conflito de interesse, não ocasionando, portanto, perda de independência.
Em relação aos critérios de relevância nos serviços de auditoria, é correto afirmar:
A relevância depende da representatividade quantitativa ou qualitativa do item ou da distorção em relação às demonstrações contábeis como um todo, independentemente se a omissão ou distorção de uma informação influenciar a decisão dos usuários no contexto das demonstrações contábeis.
Na fase de planejamento, ao definir seu plano de auditoria, o auditor independente deve estabelecer um nível de relevância aceitável para permitir a detecção de distorções relevantes. Tanto o montante (aspecto quantitativo) como a natureza (aspecto qualitativo) de possíveis distorções devem ser considerados, dispensada a sua documentação nos papéis de trabalho de auditoria.
O auditor, ao efetuar o exame nos registros de tesouraria, poderá deparar-se com distorções de valores não relevantes de forma repetitiva. Tendo em vista a pequena relevância quantitativa avaliada não necessitará, sob nenhuma hipótese, de aprofundar os exames.
A avaliação das demonstrações contábeis tomadas em conjunto como em relação a saldos individuais de contas, classes de transações e divulgações podem resultar em diferentes níveis de relevância.
Na hipótese de a entidade auditada negar-se a ajustar as demonstrações contábeis e não for possível concluir que o montante agregado das distorções seja irrelevante, o auditor deve negar-se a emitir o seu parecer.
Na análise de continuidade da empresa pelo auditor, a avaliação da perda de financiador estratégico, e se a empresa está com patrimônio líquido negativo representam, respectivamente, indicadores
O sistema de controles internos nas organizações representa o conjunto de procedimentos, métodos e rotinas com objetivo de proteger os ativos, produzir dados confiáveis e ajudar na condução ordenada dos negócios da empresa. Nessa perspectiva, são controles administrativos:
controle de qualidade, segregação de funções e auditoria interna.
controle de qualidade, treinamento de pessoal e análise da variação entre os valores orçados e os incorridos.
sistemas de conferência, treinamento de pessoal e controle de qualidade
sistemas de conferência, segregação de funções e treinamento de pessoal.
segregação de funções, auditoria interna e análise da variação entre os valores orçados e os incorridos.
Acerca dos aspectos que envolvem a auditoria, julgue os próximos itens.
A amostragem estratificada que é usada quando a população é formada por subgrupos diferentes, deve considerar que cada um deles seja homogêneo e consiste em se selecionar aleatoriamente uma quantidade de itens em cada grupo para formar a amostra, proporcional ao tamanho desse grupo.
Considerando os princípios, normas, métodos e técnicas de controle e de auditoria, julgue os itens seguintes.
A relevância em uma demonstração contábil corresponde ao nível máximo agregado de erro ou classificação indevida, acima do qual o auditor pode afirmar que a demonstração está apresentada adequadamente e de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos.
Julgue os itens a seguir com relação à auditoria.
O departamento de auditoria deve ser estruturado para realizar modalidades de auditoria como a contábil, a tributária, a de gestão e a de sistemas informatizados. Cabe à auditoria de sistemas informatizados, que não segue a mesma linha de raciocínio da auditoria operacional, contemplar a otimização das atividades do auditor, a validação dos sistemas computadorizados e a avaliação dos riscos relacionados com as atividades de processamento de dados da organização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...