Lista completa de Questões de Auditoria do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os saldos iniciais das demonstrações contábeis auditadas pela primeira vez pela firma de auditoria são de responsabilidade
Pode-se afirmar que não corresponde a uma atividade de auditoria do ciclo de produção, a atividade de
contabilização dos custos dos produtos vendidos.
inventário físico anual dos estoques de matéria-prima e produtos acabados.
apropriação dos custos diretos e indiretos no processo produtivo.
registro das perdas no processo produtivo.
avaliação do método de custeio utilizado para valorização dos estoques.
Analise as seguintes proposições:
I. As transações com partes relacionadas são normalmente irrelevantes para determinação da extensão dos procedimentos de auditoria uma vez que são efetuadas sob condições comutativas.
II. O auditor deve aplicar procedimentos específicos em relação a eventos ocorridos entre a data do balanço e a de seu parecer que possam demandar ajustes específicos nas demonstrações ou a divulgação em notas explicativas.
III. A carta de responsabilidade da administração deve ser emitida com a mesma data do parecer dos auditores sobre as demonstrações contábeis a que ela se refere.
IV. O auditor deve obter carta de advogados da entidade quanto à existência de passivos contingentes da entidade na época da execução dos trabalhos finais de auditoria.
Está correto o que se afirma APENAS em
Consideram-se exemplos de transações e eventos subseqüentes, havidos entre a data de término do exercício social e até após a data da divulgação das demonstrações contábeis, exceto
as operações rotineiras de compra-e-venda.
a compra de nova subsidiária ou de participação adicional relevante em investimento anterior.
a destruição de estoques ou estabelecimento em decorrência de sinistro.
a alteração do controle societário.
o aporte de novos recursos, inclusive como aumento de capital.
Acerca da responsabilização de Auditor, no desempenho de suas funções, assinale a opção correta.
O Auditor Interno não pode ser responsabilizado.
A omissão de informações nos pareceres de auditoria, ainda que dolosa, não pode gerar responsabilização.
A ocorrência de informação incorreta no parecer do Auditor, mesmo que gere prejuízos à entidade auditada ou a terceiros, não enseja responsabilidade.
Tendo se valido adequadamente das técnicas de auditoria, o Auditor Externo não pode ser responsabilizado pela ocorrência de fraudes e erros não detectados em seus trabalhos.
A utilização de serviços contábeis de um Auditor Interno pelo Auditor Independente isenta este último de qualquer responsabilidade sobre os resultados dos trabalhos.
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, os papéis de trabalho constituem a documentação preparada pelo auditor ou fornecida a este na execução da auditoria. Eles integram um processo organizado de registro de evidências da auditoria, por intermédio de informações em papel, meios eletrônicos ou outros que assegurem o objetivo a que se destinam. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto à destinação dos papéis de trabalho de auditoria.
I - Ajudar, pela análise dos documentos de auditorias anteriores ou pelos coligidos quando da contratação de uma primeira auditoria, no planejamento e na execução da auditoria.
II - Facilitar a revisão do trabalho de auditoria.
III - Registrar as evidências do trabalho executado, para fundamentar o parecer do auditor independente.
Nota.: Identifique dentre as fórmulas, a que corresponde a cada uma das questões anteriores:
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto a execução da perícia contábil.
I - O perito-contador e o perito-contador assistente manterão registros dos locais e datas das diligências, nomes das pessoas que os atenderem, livros e documentos examinados ou arrecadados, dados e particularidades de interesse da perícia, rubricando a documentação examinada, quando julgarem necessário.
II - A eventual recusa no atendimento de diligências solicitadas, ou qualquer dificuldade na execução do trabalho pericial devem ser comunicadas, com a devida comprovação ou justificativa, ao Juízo, em se tratando de perícia judicial ou à parte contratante, no caso de perícia extrajudicial ou arbitral.
III - O perito-contador e o perito-contador assistente utilizar-se-ão dos meios que lhes são facultados pela legislação e das normas concernentes ao exercício de sua função, com vista a instruírem o laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil com as peças que julgarem necessárias.
Assinale a alternativa incorreta quanto aos procedimentos da perícia contábil.
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto à apresentação do laudo pericial contábil.
I - A linguagem adotada pelo perito-contador deve ser acessível aos interlocutores, possibilitando aos julgadores e às partes da demanda, conhecimento e interpretação dos resultados dos trabalhos periciais contábeis. Devem ser utilizados termos técnicos, devendo o texto trazer suas informações de forma clara.
II - O Laudo Pericial Contábil deverá ser escrito de forma direta, devendo atender às necessidades dos julgadores e ao objeto da discussão, sempre com conteúdo claro e dirigido ao assunto da demanda, de forma que possibilite os julgadores a proferirem justa decisão. O Laudo Pericial Contábil não deve conter elementos e/ou informações que conduzam a dúbia interpretação, para que não induza os julgadores a erro.
III - O Laudo Pericial Contábil deve expressar o resultado final de todo e qualquer trabalho de busca de prova que o contador tenha efetuado por intermédio de peças contábeis e outros documentos, sob quaisquer tipos e formas documentais.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. A CVM, Instituto Brasileiro de Contadores – Ibracon, CFC e Conselhores Regionais de Contabilidade – CRC e Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Audibra são órgãos relacionados com os Auditores.
II. As normas de auditoria são apenas as relacionadas à pessoa do auditor.
III. O auditor deve ser independente em todos os assuntos relacionados com o seu trabalho.
IV. A auditoria deve ser executada por pessoa legalmente habilitada, perante o CRC.
V. O auditor deve aplicar o máximo de cuidado e zelo na realização de seu exame e na exposição de suas conclusões.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...