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Acerca de auditoria e fiscalização, julgue os itens a seguir.
De modo a dar consistência ao processo de auditoria, os critérios empregados para avaliação devem ser fixos, independentemente da entidade auditada, embora possam ser adaptados à realidade de cada caso na fase da elaboração da visão geral da entidade auditada.
Acerca das etapas e características do trabalho de auditoria, julgue os itens subsequentes.
O auditor ou entidade de auditoria deve garantir que as causas, os efeitos e os impactos dos achados de auditoria possam ser atribuídos efetivamente à ação examinada e não possam ser provocados por condições exógenas.
Políticas, procedimentos, práticas e estruturas organizacionais desenvolvidas para dar razoável garantia de que os objetivos do negócio serão alcançados e que os eventos indesejáveis serão prevenidos ou detectados e corrigidos definem o conceito de
controle.
objetivo de controle.
técnica de auditoria.
processo de auditoria.
governança de TI ou corporativa.
NÃO se trata de uma conformidade normalmente já incluída no arquivo de auditoria, cuja documentação em separado seja desnecessária,
o plano de auditoria.
o julgamento significativo do auditor.
a carta de contratação de auditoria.
o parecer do auditor com ressalva.
a ata de reunião com a participação do responsável pelo trabalho de auditoria.
Julgue os itens subsequentes, relativos às características do auditor independente.
O principal objetivo do trabalho do referido auditor é avaliar a fidedignidade das demonstrações financeiras.
assinale a opção correta que versa acerca da visão geral do processo de auditoria.
O auditor tem competência para acessar mas não para avaliar os controles internos e o sistema de informações de uma empresa. O auditor não tem competência técnica para sugerir melhorias para o aumento da confiabilidade dos sistemas de informações utilizados para a tomada de decisões, sua atuação restringe-se aos processos da empresa e não aos sistemas de informação das mesmas.
O auditor poderá incluir parágrafo em seu parecer de auditoria que contenha a avaliação das estimativas contábeis e julgamentos realizados pela administração.
Os procedimentos de revisão analítica e os detalhes de transação são testes substantivos que não podem ser caracterizados como testes de duplo propósito.
Os testes de controle são insuficientes para fornecer evidências sobre a eficácia do desenho e operação das políticas e procedimentos da estrutura de controles internos.
O auditor trabalhará dentro de limites econômicos que estabelecem que evidência suficiente deve ser obtida em prazo razoável, a um custo razoável. Dessa maneira, o auditor aplica o conceito da relação custo x benefício da informação obtida.
Acerca das responsabilidades do auditor e das especificidades de seu trabalho assinale a opção correta.
Ao avaliar o ambiente de controle interno existente, o auditor deve considerar, dentre outros aspectos, a estrutura organizacional da entidade e os métodos de delegação de autoridade e responsabilidade.
Para a avaliação dos procedimentos de controle, é irrelevante a adoção de sistemas de informação computadorizados e os controles adotados na sua implantação, alteração, acesso a arquivos e geração de relatórios.
A natureza da entidade é irrelevante para a aplicação dos procedimentos de revisão analítica, o que não dispensa a utilização do conhecimento adquirido nas auditorias anteriores como ferramenta útil ao longo desses procedimentos.
A estrutura organizacional e os métodos de administração adotados, especialmente quanto a limites de autoridade e responsabilidade, influenciam o auditor ao determinar o risco de auditoria. O mesmo não ocorre com as limitações de acesso físico a ativos e registros contábeis e(ou) administrativos.
A responsabilidade primária na prevenção e identificação de fraude e erros é do auditor independente, por meio de sugestão de implementação e manutenção de adequado sistema contábil e de controle interno das empresas.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O auditor deve efetuar o estudo e a avaliação do sistema contábil e de controles internos da entidade, como base para determinar a natureza, a oportunidade e a extensão da aplicação dos procedimentos de auditoria. Nos termos da normatização do CFC, assinale a opção correta.
A aplicação dos procedimentos de auditoria independe do porte da entidade e do volume dos negócios.
O sistema de controles internos é de responsabilidade da auditoria interna da entidade.
A auditoria independente deve abster-se de efetuar recomendações para o aperfeiçoamento dos controles internos.
A avaliação do ambiente de controle existente deve considerar o processo decisório adotado na entidade.
Para a avaliação dos procedimentos de controle é irrelevante a comparação entre dados verificados e dados projetados.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
Acerca das técnicas de controle e de auditoria do setor público, em especial do setor público federal, no Brasil, analise as afirmações a seguir.
I - A transparência, a equidade, o accountability e o compliance não constituem pressupostos para caracterização das boas práticas de governança no setor público.
II - A definição "Controle Interno é um processo. Controles não representam um fim, mas meios para se atingir um determinado fim" designa um dos quatro conceitos-chave apresentados pelo COSO.
III - A "Declaração de Lima sobre Preceitos de Auditoria" fornece as bases filosóficas e conceituais dos trabalhos desenvolvidos pela Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras %u2013 Intosai, da qual o TCU faz parte como membro.
Está correto o que se afirma em
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
De acordo com a IN SFC/MF no 001/2001, o procedimento que tem por objetivo emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, classifica- se como auditoria do tipo
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