Lista completa de Questões de Auditoria do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A empresa Jaú S.A. de capital aberto, por problemas administrativos e financeiros, não efetuou a auditoria externa de suas demonstrações financeiras nos anos de 2009, 2010 e 2011. Em 2012, por determinação da CVM foi solicitada a apresentar as auditorias de todo o período, senão teria seu registro cancelado. A empresa precisando manter essa forma de capitação de recursos, contratou auditoria para emitir
parecer de auditoria para o ano de 2009 e relatório de auditoria para os anos de 2010 e 2011, mediante aplicação das normas de auditoria vigentes a partir de 2010.
parecer de auditoria para os anos de 2009, 2010 e 2011, mediante a aplicação das normas de auditoria vigentes a partir de 2010.
parecer de auditoria para o ano de 2009, aplicando as normas de auditoria vigentes para o período até 2009, e relatório de auditoria para os anos de 2010 e 2011, mediante aplicação das normas de auditoria vigentes a partir de 2010.
relatório de auditoria para os anos de 2009, 2010 e 2011, mediante a aplicação das normas de auditoria vigentes até 2009.
relatório de auditoria para o ano de 2009, aplicando as normas de auditoria vigentes para o período até 2009 e parecer de auditoria, para os anos de 2010 e 2011, mediante a aplicação das normas de auditoria vigentes a partir de 2010.
O auditor independente para atender os seus objetivos, realiza uma avaliação sobre a adequação de trabalhos específicos executados pelos auditores internos. Considerando as possibilidades de avaliação indicadas abaixo, marque a opção incorreta.
É necessário avaliar se o trabalho executado pelo auditor interno foi adequadamente supervisionado, revisado e documentado.
É necessário avaliar se quaisquer exceções ou assuntos usuais divulgados pelos auditores internos estão resolvidos adequadamente.
É necessário avaliar se foi obtida evidência de auditoria apropriada para permitir que os auditores internos atinjam conclusões razoáveis.
É necessário avaliar se as conclusões são apropriadas nas circunstâncias e quaisquer relatórios elaborados pelos auditores internos são consistentes com os resultados do trabalho executado.
Os auditores independentes consideram os FATORES (1ª coluna) como sendo indicadores para avaliar a adequação do trabalho dos auditores internos. Realize uma análise sobre o texto da 2ª coluna relacionando-o com o seu respectivo FATOR da 1ª coluna.
A sequência correta, de cima para baixo, está na opção
2 4 1 3
2 4 3 1
3 4 1 2
4 1 3 2
4 2 1 3
Na documentação de auditoria, o registro dos procedimentos específicos executados para corroborar as respostas da administração às indagações doAuditor:
é uma evidência do exercício do ceticismo profissional do Auditor.
é desnecessário: as respostas da administração dispensam confirmações.
é uma evidência de retrabalho.
é uma evidência de controle de qualidade.
é uma evidência de procedimento de controle interno.
Na execução de uma auditoria, espera-se do auditor independente que
exerça o seu direito de busca de documentos, no caso de suspeita de fraude.
assegure a efi cácia com a qual a administração conduziu os negócios da entidade.
otimize o planejamento dos trabalhos de modo a reduzir o risco de auditoria a zero.
aplique os mesmos procedimentos a entidades de pequeno, médio ou grande porte.
mantenha-se cético ao questionar evidências de auditoria contraditórias.
Nos casos em que o auditor independente desejar reduzir o tamanho da amostra sem aumentar o risco de amostragem, dividindo a população em subpopulações distintas que tenham características similares, deve proceder a um(a)
Estratificação.
Seleção com base em valores.
Teste de detalhes.
Seleção sistemática.
Detalhamento populacional.
Se compararmos as normas aplicáveis à auditoria independente com as normas aplicáveis à auditoria no setor público, no que tange à emissão de opinião, é correto afirmar que:
na auditoria independente, uma opinião deve ser sempre emitida.
grosso modo, uma opinião adversa equivale a um Certifi cado de Regularidade.
o auditor independente pode emitir sua opinião ou abster-se de fazê-lo.
ao lidar com fraudes contábeis, o auditor independente deve opinar pela irregularidade.
apenas no setor público é possível a abstenção de opinião.
Para o auditor independente, os atos de omissão ou cometimento pela entidade, intencionais ou não, contrários às leis ou regulamentos vigentes, são considerados:
Evidência de auditoria.
Erro.
Fraude.
Não conformidade.
Achado de auditoria.
São objetivos gerais do auditor, ao conduzir a auditoria das demonstrações contábeis,
obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante, causada por fraude ou erro, permitindo que o auditor expresse sua opinião sobre a elaboração dessas demonstrações consoante a estrutura de relatório financeiro aplicável.
rastrear fraudes e identificar se a aplicação dos recursos financeiros da empresa está de acordo com as normas impostas pelos órgãos de fiscalização e regulamentação.
apresentar relatório sobre a administração e comunicar- se conforme exigido pelas Normas Brasileiras de Contabilidade.
identificar se a empresa apresenta informações nas demonstrações contábeis de acordo com as normas impostas pelo Ministério Público.
comprovar se os ativos e passivos sofreram variações conforme estipulado no planejamento estratégico da empresa.
O resultado dos trabalhos do auditor independente é amparado por opinião apresentada em seção própria do seu relatório de auditoria.
De acordo com a legislação vigente, o auditor poderá expressar em seu relatório um dos seguintes tipos de opinião:sem ressalva, com ressalva, adversa, e abstenção de opinião
adversa, diversa, com distorção, e sem distorção
declarada, reduzida, diversa, e abstenção de opinião
sem ressalva, com ressalva, diversa, e declarada
definitiva, verídica, com distorção, e sem distorção
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...