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Julgue os itens subsequentes, a respeito de noções básicas de auditoria no setor público.
Se houver mudanças nas práticas contábeis da entidade auditada, o planejamento de auditoria deve restringir o escopo do trabalho ao período anterior ou posterior a essas mudanças.
Dadas as afirmativas abaixo, considerando as informações sobre os papéis de trabalho na execução da auditoria governamental,
I. Os papéis de trabalho são documentos que fundamentam as informações obtidas nos trabalhos de auditoria e fiscalização do Sistema de Controle Interno, podendo ser por ele elaborados ou obtidos de qualquer outra fonte.
II. Os papéis de trabalho são a base física da documentação das atividades de auditoria e fiscalização.
III. Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciar o entendimento e o suporte da atividade de controle executada, compreendendo a documentação do planejamento, a natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos, bem como o julgamento exercido e as conclusões alcançadas.
IV. Uma das finalidades dos papéis de trabalho é o suporte à elaboração dos relatórios.
V. Os papéis de trabalho deverão estar acondicionados em arquivos do tipo corrente e permanente. O arquivo corrente deve conter assuntos que forem de interesse para consulta sempre que se quiser dados sobre o sistema, área ou unidade objeto de controle. Os papéis e anexos dessa natureza não devem ser incluídos nos arquivos permanentes.
verifica-se que estão corretas
I, II, III e V, apenas.
I e IV, apenas.
II, III, IV e V, apenas.
II e V, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
As auditorias, no setor público federal, podem ser executadas de forma direta, indireta ou simplificada. De acordo com tal classificação, pode-se dizer que são auditorias indiretas
I. compartilhadas.
II. centralizadas.
III. descentralizadas.
IV. integradas.
V. terceirizadas.
Considerando os itens apresentados, assinale a opção correta.
I e V, apenas.
I, II e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
II, III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
De acordo com as Normas Fundamentais de Auditoria aplicáveis ao setor público, estabelecidas na Instrução Normativa SFC/MF no 01/2001, assinale opção incorreta.
Controle interno administrativo é o conjunto de atividades, planos, rotinas, métodos e procedimentos interligados, estabelecidos com vista a assegurar que os objetivos das unidades e entidades da administração pública sejam alcançados, de forma confiável e concreta, evidenciando eventuais desvios ao longo da gestão, até a consecução dos objetivos fixados pelo Poder Público.
O objetivo geral dos controles internos administrativos é evitar a ocorrência de impropriedades e irregularidades, por meio dos princípios e instrumentos estabelecidos pelo Tribunal de Contas e Ministério Público.
Os controles internos administrativos implementados em uma organização devem, prioritariamente, ter caráter preventivo.
Quanto maior for o grau de adequação dos controles internos administrativos, menor será a vulnerabilidade dos riscos inerentes à gestão propriamente dita.
Um dos objetivos específicos do controle interno é evitar o cometimento de erros, desperdícios, abusos, práticas antieconômicas e fraudes.
Dadas as afirmativas seguintes sobre as normas de auditoria adotadas no setor público,
I. A impropriedade consiste em falhas de natureza formal de que não resulte dano ao erário, porém evidencia-se a não observância aos princípios de legalidade, legitimidade, eficiência, eficácia e economicidade.
II. A irregularidade é caracterizada pela não observância dos princípios da legalidade, legitimidade, eficiência, eficácia e economicidade, bem como a constatação da existência de desfalque, alcance, desvio de bens ou outra irregularidade de que resulte prejuízo quantificável para o Erário.
III. A detecção de impropriedades e irregularidades é o objetivo primordial da auditoria.
verifica-se que somente
I está correta.
II está correta.
I e II estão corretas.
II e III estão corretas.
III está correta.
Uma auditoria qualquer, coordenada pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal com o auxílio de uma empresa privada de auditoria, deve ter sua forma de execução classificada como:
Centralizada.
Descentralizada.
Integrada.
Compartilhada.
Terceirizada.
Acerca das técnicas de controle, tal como apresentadas pelo Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, é correto afirmar que
a análise documental consiste no exame de processos, atos formalizados e documentos avulsos.
a maior parte das técnicas de fi scalização é diferente das técnicas de auditoria.
as principais técnicas previstas são a fiscalização, a auditoria e o monitoramento.
a finalidade básica da auditoria é avaliar a execução dos programas de governo.
a fiscalização é procedida mediante a realização de testes de observância e testes substantivos.
A cada três anos, as unidades de auditoria interna de entidades da Administração Indireta Federal devem ser avaliadas por outras unidades de auditoria interna, com o intuito de verifi car se as atividades realizadas estão de acordo com as normas estabelecidas na Instrução Normativa SFC/MF n. 01, de 06/04/2001. Essa avaliação trienal é denominada:
Exame Intercalado.
Revisão pelos Pares.
Avaliação Cruzada.
Teste Substantivo.
Auditoria Especial.
Constitui uma atividade complementar do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal avaliar
a execução dos programas de governo.
o cumprimento das metas do Plano Plurianual.
a gestão dos administradores públicos federais.
a aplicação de recursos públicos por entidades de Direito Privado.
as unidades de auditoria interna das entidades da Administração Indireta Federal.
Os seguintes assuntos integram a estrutura das Normas Fundamentais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, exceto:
Opinião do Sistema de Controle Interno.
Audiência do Auditado.
Controle Externo.
Forma de Comunicação.
Auditorias de Recursos Externos.
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