Lista completa de Questões sobre Auditoria Independente para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Auditoria, que é o conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública, constitui uma importante técnica de controle do Estado na busca da melhor alocação de seus recursos, não só atuando para corrigir os desperdícios, a improbidade, a negligência e a omissão, mas, principalmente, antecipando-se a essas ocorrências. Quanto a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Criticidade é uma das variáveis básicas utilizadas no processo de planificação dos trabalhos de controle e representa o quadro de situações críticas efetivas ou potenciais a auditar, identificadas em determinada unidade ou programa. Trata-se da composição dos elementos referenciais de vulnerabilidade, das fraquezas, dos pontos de controle com riscos latentes, das trilhas de auditoria.
Com relação à auditoria independente e de acordo com as normas brasileiras de contabilidade, julgue os itens que se seguem.
Ao emitir o parecer, o auditor independente assume responsabilidade técnico-profissional definida como de ordem pública; para tanto, como forma de referencial para efeito de data, é essencial que conste no parecer a data correspondente ao dia efetivo de sua emissão e assinatura.
Com relação à auditoria independente e de acordo com as normas brasileiras de contabilidade, julgue os itens que se seguem.
O auditor independente, por uma questão de julgamento profissional, expressa o resultado de seu trabalho por meio de uma opinião, mesmo que tenha a completa evidência das constatações obtidas.
As variáveis básicas utilizadas em todas as fases do processo de planificação dos trabalhos de controle são fundamentais, sendo que, algumas delas, apresentam- se com maior destaque ou contribuição para o processo. Essas variáveis são
Assinale a opção correta.
2 - 4 - 5
2 - 3 - 4
1 - 2 - 3
1 - 3 - 6
1 - 4 - 6
De acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e com as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCT), julgue os itens a seguir, relativos ao parecer do auditor independente.
Considere que uma empresa contraiu empréstimos de valores vultosos em moeda estrangeira, e que a variação cambial sobre esses empréstimos está sendo contabilizada somente por ocasião do pagamento ao credor no exterior. Nessa situação, o auditor externo, após análise das demonstrações contábeis e sabendo que o lucro líquido da empresa não corresponde ao real, emitirá parecer adverso.
As normas de auditoria independente preconizam que a relevância deve ser considerada pelo auditor
na determinação da natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos de auditoria
após avaliar o sistema contábil e de controles internos da entidade
em montante que não ultrapasse 5% do resultado líquido do exercício
em montante que não ultrapasse 10% do ativo total da entidade auditada
em função do risco de auditoria, determinado por amostragem estatística
A descrição analítica de trabalhos elaborados pelo auditor, sem aplicação de todas as normas de auditoria geralmente aceitas, é apresentada no seguinte documento:
relatório sobre revisão limitada
parecer com ressalva
parecer sem ressalva
relatório especial
Assinale a alternativa CORRETA.
O auditor deve planejar seu trabalho consoante as Normas Brasileiras de Contabilidade, independentemente dos prazos contratuais assumidos com a entidade.
O planejamento não leva em consideração todos os fatores relevantes na execução dos trabalhos.
O planejamento e os programas de trabalho devem ser revisados e atualizados anualmente.
O programa de auditoria deve ser detalhado de forma a servir como guia e meio de controle do progresso dos trabalhos.
Assinale a alternativa INCORRETA.
Para alcançar seus objetivos, a auditoria necessita acompanhar a quali-dade de sua atuação via natureza das fraquezas detectadas.
Para alcançar seus objetivos, a auditoria necessita rever sua dinâmica de atuação aplicando o questionário de autocontrole do auditor operacional.
O auditor deverá alimentar o sistema de monitoração da qualidade da auditoria e de gerenciamento de projetos de auditoria.
Para alcançar seus objetivos, a auditoria necessita reciclar o check-list realizando adaptação às novas características operacionais dos negócios.
A Cia. A possui investimentos em duas companhias coligadas B e C, cujos valores contábeis representam, respectivamente, 10% e 6% do valor de seu patrimônio líquido. A investidora detém 20% do capital social de B e 13% do capital social de C, na qual, entretanto, tem influência na administração. O auditor independente constatou que ambos os investimentos foram avaliados pelo custo de aquisição. Em função desse fato, o auditor
nada deve fazer, uma vez que o procedimento adotado pela Cia. A é correto.
emitir parecer adverso, sem fazer qualquer comunicação à entidade.
deve recomendar que apenas a avaliação do investimento na Cia. A seja feita pelo método da equivalência patrimonial.
deve recomendar que apenas a avaliação do investimento na Cia. B seja feita pelo método da equivalência patrimonial.
deve recomendar que a companhia refaça a avaliação de ambos os investimentos pelo método da equivalência patrimonial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...