Lista completa de Questões sobre Auditoria Interna para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto a procedimentos, objetivos e técnicas de auditoria, julgue os itens subsequentes.
A observação é técnica indispensável da auditoria e depende da argúcia, dos conhecimentos e da experiência do auditor, podendo revelar erros, problemas ou deficiências por meio de exame.
Quanto a procedimentos, objetivos e técnicas de auditoria, julgue os itens subsequentes.
A confirmação implica a obtenção de declaração formal de funcionário da empresa que esteja habilitado a confirmar.
Acerca das Normas Brasileiras de Contabilidade, julgue os próximos itens.
A amplitude do trabalho do auditor interno e a sua responsabilidade estão limitadas à sua área de atuação.
Acerca das Normas Brasileiras de Contabilidade, julgue os próximos itens.
Na aplicação dos testes de observância em uma auditoria interna, o auditor deve verificar a existência, a efetividade e a continuidade dos controles externos.
Acerca das Normas Brasileiras de Contabilidade, julgue os próximos itens.
Na auditoria interna, os testes substantivos visam a obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento.
A INTOSAI emitiu um conjunto de normas gerais e específicas que definem um nível mínimo de aceitabilidade para os sistemas de controle interno. Entre as normas específicas, citam-se as que estabelecem que
as principais responsabilidades, nos diferentes estágios das transações, devem ser atribuídas às mesmas pessoas.
o acesso a recursos e registros pode ser irrestrito, desde que monitorado pelos responsáveis por sua custódia ou uso.
o registro das transações e atividades deve ser imediato.
os objetivos de controle específico para cada atividade da organização devem ser definidos.
o sistema deve fornecer garantia absoluta de que os objetivos de controle interno serão cumpridos.
Em questionário de controle interno geral, abrangendo questões para diversos setores, aplicado com vistas à avaliação dos controles internos de uma organização, uma das perguntas que deveria ser respondidas afirmativamente é:
As devoluções, abatimentos e descontos sobre vendas são autorizados pelos próprios vendedores?
Os recebimentos diários são mantidos no caixa da empresa e depositados semanalmente?
Os cheques têm a assinatura de apenas uma pessoa?
A conciliação periódica das contas bancárias é sempre efetuada pelo mesmo servidor do setor de contas a pagar?
Os comprovantes de pagamento do fundo de caixa são cancelados por ocasião de seu reembolso?
Com relação aos controles específicos sobre o passivo, há vários tipos de preocupações para as quais deve estar voltada a atenção do auditor. Não caracteriza uma dessas preocupações
impedir pagamentos em duplicidade ou para benefícios fictícios.
permitir a contabilização de obrigações não autorizadas.
a existência de autorização hábil para os respectivos pagamentos.
a manutenção de obrigações já quitadas.
a omissão de dívidas assumidas e vencidas.
De acordo com a relação do auditor com a entidade auditada, distinguem-se as auditorias interna e externa. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
O vínculo de emprego do auditor interno lhe retira a independência profissional desejável para atuar nos termos das normas vigentes.
As empresas, de um modo geral, independentemente de seu porte e da relação custo-benefício, devem dispor de auditoria interna permanente.
A auditoria interna não tem como objetivo precípuo a emissão de parecer sobre as demonstrações contábeis, sendo executada mais para fins administrativos internos do que para prestação de contas a terceiros.
A auditoria externa deve prescindir do concurso da auditoria interna, sob pena de ser induzida em seus exames e perder a desejável independência.
A auditoria externa deve atuar permanentemente e continuamente, exercendo um controle prévio, concomitante e consequente.
Assinale a opção correta que verse acerca da auditoria interna e externa e suas especificidades.
Os indícios de erros repetitivos irrelevantes individualmente não caracterizam deficiência nos controles internos a ponto de requerer do auditor independente o aprofundamento dos exames.
A avaliação da relevância em auditoria não será influenciada por requisitos regulatórios e aspectos particulares de rubricas específicas das demonstrações.
Existe uma relação direta entre o risco de auditoria e o nível estabelecido de relevância, isto é, quanto menor for o risco de auditoria, menor será o valor estabelecido como nível de relevância, e vice-versa.
Caso o auditor independente, no processo de planejamento da auditoria, tenha intencionalmente estabelecido nível de relevância em um patamar abaixo daquele a ser utilizado para avaliar os resultados da auditoria, haverá aumento da probabilidade de existência de distorções não-identificadas e redução da margem de segurança, ao avaliar as distorções identificadas no curso da auditoria.
A ausência de divulgação de um descumprimento regulamentar ou contratual quando tal descumprimento possa vir a afetar, de forma relevante, a capacidade operacional da entidade auditada ou possa resultar em sanções é denominada de distorção de caráter qualitativo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...