Lista completa de Questões sobre Fraude e Erro para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Auditoria - Fraude e Erro - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Ao detectar erros relevantes ou fraudes no decorrer dos seus trabalhos, o auditor deve
comunicar à administração da entidade, sugerindo medidas corretivas.
Julgue os itens de 134 a 140, acerca dos tipos de auditoria e seu planejamento.
Na auditoria específica para apuração de erros e fraudes, contratada por empresas que não mantêm auditores internos e sabem que há alcance, desvio ou mesmo falta de prestação de contas, mas desconhecem a causa da irregularidade, bem como suas dimensões e o(s) responsável(eis) por esta, o trabalho compreende menor extensão e maior profundidade em relação à conta ou ao elemento patrimonial sob investigação.
Acerca de fraudes e erros em auditorias, julgue os itens a seguir.
Por apresentar fatores que representam aumento de risco de fraude e(ou) erro, fatores específicos no ambiente de sistemas de informação computadorizados merecem especial atenção do auditor na avaliação crítica do sistema de controle interno.
Acerca de fraudes e erros em auditorias, julgue os itens a seguir.
Considera-se fraude a utilização, pela entidade, de práticas contábeis indevidas.
Considerando a legislação e os conceitos e aplicações da auditoria, julgue os seguintes itens.
Considere que, em determinada instituição, a auditoria interna constate a ocorrência de erros ou a existência de fraudes que estejam levando à prática de impropriedades ou irregularidades. Nesse caso, não será preciso aguardar o final dos exames para a emissão de relatório parcial, que deverá ser entregue ao solicitante do trabalho.
Considere as situações:
I. Foi constatado pela auditoria que uma verba salarial paga na folha de pagamentos não foi contabilizada, em virtude de não estar prevista no sistema de integração contábil.
II. Após apresentada pelo responsável da área fiscal a alíquota de ICMS, de 18%, dos novos produtos a serem comercializados, a chefia determinou o cadastramento com a alíquota de 12%.
III. Foram constatados contratos de manutenção de máquinas de copiar. Ao verificar no departamento de controle do patrimônio da empresa, constatou-se que não existiam máquinas dessa natureza, sendo utilizado prestador de serviço externo.
Em conformidade com os conceitos de fraude e erro, as situações I, II e III referem-se, respectivamente, a
fraude, fraude e fraude.
erro, fraude e erro.
fraude, erro e erro.
erro, erro e erro.
erro, fraude e fraude.
A respeito de fraude e erro nos trabalhos de auditoria, assinale a opção correta.
Fundamentado no conceito de fraude e de erro estabelecido pelo Conselho Federal de Contabilidade:
I. O setor financeiro da empresa contratou empréstimo com carência de um ano, com juros de 4% a.a. e a analista do setor, cadastrou no sistema de reconhecimento dos encargos financeiros 4% ao mês, fazendo com que o sistema reconhece-se contabilmente, juros durante os doze meses na contabilidade da empresa, reduzindo o seu resultado.
II. O Diretor de Recursos Humanos da Empresa, tendo que contabilizar a saída de valores para o pagamento de funcionário, não registrado na empresa, efetuou um adiantamento de viagem em seu nome para obter os recursos do pagamento. Posteriormente baixou o adiantamento com notas de combustível e de táxi, visto que o seu cargo tem o benefício de reembolso destas despesas.
III. O almoxarifado recebeu ordens do departamento de faturamento/vendas, para agilizar a entrega de mercadorias ao consumidor em situações que o cliente não deseje levar a nota fiscal, recomendando que aquela unidade administrativa, guarde o documento e utilize-o para outra venda posterior, economizando assim tempo e gastos com impressos.
Estas afirmações referem-se, respectivamente, a
fraude, erro, fraude.
erro, fraude, fraude.
erro, erro, erro.
erro.erro,fraude.
fraude, fraude, erro.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
De acordo com as normas de Auditoria, o termo fraude refere-se a ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis. O termo erro refere-se a ato não-intencional na elaboração de registros e demonstrações contábeis que resulte em incorreções dele. Marque a alternativa que caracteriza, respectivamente, um ato de fraude e um ato de erro:
Apropriação indébita de ativos e supressão ou omissão de transações nos registros contábeis.
Aplicação de práticas contábeis indevidas e aplicação incorreta das normas contábeis.
Apropriação indébita de ativos e aplicação de práticas contábeis indevidas.
Aplicação incorreta das normas contábeis e interpretação errada das variações patrimoniais.
Motivam as fraudes em contabilidade as intenções de lesão de interesses alheios. Das situações a seguir, assinale a que não caracterizaria fraude, segundo o entendimento do CFC.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...