Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
João, servidor responsável pela contabilidade de um órgão do GDF, ao contabilizar os débitos externos (em moeda estrangeira) no balanço patrimonial de seu órgão, converteu os débitos à taxa de câmbio vigente na data da contratação da operação de crédito. Em relatório de auditoria realizada pelo TCDF, Pedro, chefe da equipe de auditoria, apontou tal situação como incorreta, asseverando que o contador deveria converter esses débitos à taxa de câmbio vigente na data da apropriação inicial, consoante o princípio do valor histórico.
Com base nessa situação hipotética e na legislação vigente, julgue os itens que se seguem.
Pedro procedeu incorretamenteJoão, servidor responsável pela contabilidade de um órgão do GDF, ao contabilizar os débitos externos (em moeda estrangeira) no balanço patrimonial de seu órgão, converteu os débitos à taxa de câmbio vigente na data da contratação da operação de crédito. Em relatório de auditoria realizada pelo TCDF, Pedro, chefe da equipe de auditoria, apontou tal situação como incorreta, asseverando que o contador deveria converter esses débitos à taxa de câmbio vigente na data da apropriação inicial, consoante o princípio do valor histórico.
Com base nessa situação hipotética e na legislação vigente, julgue os itens que se seguem.
Por força legal, o princípio do valor histórico não se aplica à situação descrita, mas poderia ser efetivado no âmbito do GDF por força de decisão do TCDF, no uso de sua competência regulamentar.Assinale a afirmativa falsa.
O trabalho do auditor interno é normalmente subdividido em relação às áreas operacionais da entidade que o emprega.
O trabalho do auditor independente é nor-malmente subdividido em relação às contas das demonstrações contábeis.
A interceptação e prevenção de fraudes é responsabilidade primária do auditor interno e do auditor independente.
O auditor interno deve ser independente em relação às pessoas cujo trabalho examina, mas subordinado à alta administração.
O auditor externo deve ser independente em relação a todos os membros da administra-ção, de fato e de atitude mental.
Um pedido de confirmação que demonstra a composição dos valores a receber, porém dispensa a resposta do destinatário caso não haja discordâncias, denomina-se:
Pedido de confirmação positivo
Pedido de confirmação positivo - preto
Pedido de confirmação negativo - branco
Pedido de confirmação negativo
Pedido de confirmação opcional - branco
Assinale a opção que contenha apenas rubricas que são objeto dos exames de auditoria sobre as estimativas contábeis realizadas pela administração da entidade auditada.
Salários a pagar, depreciação acumulada e provisão para devedores duvidosos
Comissões a pagar, depreciação acumulada e provisão para perdas permanentes
Custos dos produtos vendidos, depreciação e provisões para garantias de produtos
Caixa e bancos, contas a pagar e provisão para imposto de renda diferido a pagar.
Reserva de contingências, provisão para férias e provisão de comissões a pagar.
A contratação de auditoria independente voltada somente para opinar sobre o balanço patrimonial e não sobre as demais demonstrações contábeis:
representa apenas um trabalho de auditoria de objetivo limitado, mas não de extensão limitada.
não é possível de ser efetivada, porque o parecer deve abranger o conjunto das demonstrações contábeis.
deve ser objeto de ressalva no parecer, ou de abstenção de opinião, por limitação de extensão dos trabalhos.
deve ser objeto de opinião adversa no parecer, uma vez que não abrange o conjunto das demonstrações contábeis.
constitui um serviço correlato prestado por auditores independentes conhecido como "revisão limitada".
No tocante às contas de caixa e bancos, o Prof. Marcelo Cavalcanti Almeida aponta os principais pontos que deverão ser observados pelo auditor externo, acerca dos aspectos de administração financeira, EXCETO:
se o orçamento de caixa é revisado anualmente para garantir sua eficácia.
se as provisões do orçamento são precisas.
se o orçamento é revisado periodicamente para garantir sua eficácia.
se a empresa está usando os meios mais baratos de financiamentos.
De acordo com a Instrução CVM no 308/99, a rotatividade na prestação de serviços de auditoria de demonstrações contábeis para a mesma entidade realizada por auditor independente deve ocorrer, no máximo, a cada:
três anos consecutivos, com intervalo mínimo de cinco anos para a sua recontratação
cinco anos consecutivos, com intervalo mínimo de dois anos para a sua recontratação
três anos consecutivos, com intervalo mínimo de três anos para a sua recontratação
quatro anos consecutivos, com intervalo mínimo de dois anos para a sua recontratação
cinco anos consecutivos, com intervalo mínimo de três anos para a sua recontratação
Nos trabalhos de Revisão Especial das Informações Trimestrais (ITR) das Companhias Abertas, o auditor independente não realizou procedimentos de confirmação junto aos consultores legais, mas somente indagou aos administradores da companhia quanto à existência de litígios que poderiam representar ativos ou passivos contingentes. Assinale a opção correta, de acordo com as normas do Instituto Brasileiro de Contadores - Ibracon.
As confirmações de consultores legais devem ser obtidas na forma "positiva", a cada revisão trimestral das ITRs, conforme previsto nas normas do Ibracon.
A obtenção de confirmações de consultores legais deve ser obtida a cada revisão trimestral das ITRs, de acordo com expressa previsão das normas do Ibracon.
A obtenção de confirmações de consultores legais não está contemplada nas normas do Ibracon como procedimento básico de auditoria por ser adotado na revisão das ITRs.
As confirmações de consultores legais devem ser obtidas na forma "negativa", a cada revisão trimestral das ITRs, conforme previsto nas normas do Ibracon.
O relatório do auditor independente sobre a revisão especial das ITRs, nesse caso, deve ser emitido com ressalva de limitação na extensão dos trabalhos.
As verificações da existência de limites de autoridades e responsabilidades definidos, de segregação de funções, de limites de acesso físico a ativos e registros contábeis, são alguns procedimentos aplicados pelo auditor independente de demonstrações contábeis com a finalidade principal de
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...