Questões sobre Geral

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Assinale a opção falsa.

  • A.

    O auditor poderá expressar opinião sobre demonstrações contábeis apresentadas de forma condensada, desde que tenha emitido opinião sobre as demonstrações contábeis originais.

  • B.

    Sempre que o nome do auditor estiver associado com demonstrações contábeis que ele não auditou, estas devem ser claramente identificadas como "não auditadas", em cada folha do conjunto.

  • C.

    O auditor independente deve incluir no seu parecer informações consideradas relevantes para adequada interpretação das demonstrações contábeis, ainda que já divulgadas pela entidade.

  • D.

    Se outro auditor independente emitir parecer sobre as demonstrações contábeis de controlada relevante, o auditor independente da controladora deve destacar esse fato no seu parecer.

  • E.

    A abstenção de opinião em relação às demonstrações contábeis tomadas em conjunto elimina a responsabilidade do auditor de mencionar, no parecer, qualquer desvio relevante constatado.

Identifique a opção que não representa atos de competência do Tribunal de Contas da União:

  • A.

    propor ao Congresso Nacional a fixação de vencimentos dos ministros, auditores e membros do Ministério Público junto ao Tribunal.

  • B.

    propor ao Congresso Nacional a criação e extinção de cargos e funções de quadro de pessoal de sua secretaria, bem como a fixação da respectiva remuneração.

  • C.

    representar o poder competente sobre irregularidade ou abusos apurados, inclusive as de Ministro de Estado ou autoridade de nível hierárquico equivalente.

  • D.

    proceder, por iniciativa própria, à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial das unidades dos poderes da União e das unidades mantidas pelo poder público federal.

  • E.

    distribuir a arrecadação da receita a cargo da União e das unidades mantidas pelo poder público federal após inspeções e auditorias, ou por meio de demonstrativos próprios.

A forma de auditoria realizada com a utilização de indicadores de desempenho que fundamentam a opinião do agente executor das ações de controle e cujo custo-benefício não justificar o deslocamento de uma equipe para o órgão auditado classifica- se como:

  • A.

    Direta

  • B.

    Integrada

  • C.

    Compartilhada

  • D.

    Simplificada

  • E.

    Terceirizada

A variável básica utilizada em todas as fases do processo de planificação dos trabalhos de controle da composição de elementos referenciais de vulnerabilidade, das fraquezas, dos pontos de controle com riscos latentes e das trilhas de auditoria ou de fiscalização é denominada:

  • A.

    relevância

  • B.

    materialidade

  • C.

    controle interno

  • D.

    criticidade

  • E.

    ressalva

A auditoria independente das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a adequação destas, consoante as(os)

  • A. Normas e Práticas da Legislação Fiscal.
  • B. Princípios de Auditoria Geralmente Aceitos.
  • C. Princípios Contábeis da Legislação Fiscal.
  • D. Normas Brasileiras de Auditoria Independente.
  • E. Princípios Fundamentais de Contabilidade.

Indique, nas opções abaixo, a entidade que emitiu e aprovou, através das Resoluções nos 820/97 e 821/97, respectivamente, a NBC-T-11 - Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis e NBC-P-1 - Normas Profissionais de Auditor Independente:

  • A.

    Instituto Brasileiro dos Auditores Independentes - IBRACON

  • B. Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • C. Comissão de Valores Mobiliários – CVM
  • D. Banco Central do Brasil - BACEN
  • E. Superintendência de Seguros Privados - SUSEP

De acordo com as normas de auditoria, a identificação de partes relacionadas e o exame das transações relevantes efetuadas entre estas e a entidade auditada:

  • A.

    impõe ao auditor independente de demonstrações contábeis a emissão de parecer com parágrafo de ênfase.

  • B.

    resulta na evidência em notas explicativas e ressalva no parecer do auditor independente de demonstrações contábeis.

  • C.

    é uma tarefa de responsabilidade exclusiva do auditor interno, na condição de empregado da entidade auditada.

  • D.

    é uma obrigação precípua do auditor independente das demonstrações contábeis da entidade auditada.

  • E.

    não é obrigação do auditor independente a identificação das partes relacionadas, mas somente o exame das transações com estas.

No processo de acompanhamento do inventário físico de estoques de matéria-prima, o auditor constatou a existência de quantidades relevantes de itens que não constavam dos registros físico-financeiros e contábeis. Neste caso, o auditor pode ter descoberto

  • A. ativos e passivos fictícios
  • B. ativos e passivos ocultos
  • C. ativos ocultos e passivos fictícios
  • D. ativos fictícios e passivos ocultos
  • E. ativos obsoletos e passivos a descoberto

O auditor constatou que o balanço patrimonial da empresa foi manipulado para apresentar melhor Índice de Liquidez Seca. Indique a opção que apresenta a evidência do fato.

  • A.

    Reclassificação de contas a pagar de curto prazo para longo prazo.

  • B.

    Reclassificação de realizável a longo prazo para ativo permanente.

  • C.

    Reclassificação de duplicatas descontadas do ativo circulante para passivo circulante.

  • D.

    Contabilização de resultado negativo de equivalência patrimonial de investimentos.

  • E.

    Avaliação dos estoques pelo princípio contábil do registro pelo valor original.

Ao término dos trabalhos de avaliação de controle interno, o auditor independente constatou diversas fraquezas que poderiam ser eliminadas pela entidade auditada. De acordo com as normas de auditoria vigentes, o auditor

  • A.

    deve continuar seus trabalhos somente após a entidade eliminar tais fraquezas.

  • B.

    deve ajustar o balanço pelos efeitos e colocar parágrafo de ênfase no parecer.

  • C.

    deve sempre mensurar os efeitos das fraquezas e ajustar as demonstrações contábeis.

  • D.

    não deve fazer sugestões de melhorias, para não configurar a perda de independência.

  • E.

    deve efetuar sugestões objetivas visando ao aprimoramento dos controles internos.

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