Lista completa de Questões sobre Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o parecer do auditor independente, analise as afirmativas a seguir.
I - Uma limitação na extensão do trabalho conduz aos tipos de parecer com Ressalva ou Abstenção de Opinião.
II - A discordância da administração da entidade, a respeito do conteúdo e da forma de apresentação das demonstrações contábeis, remete aos pareceres do tipo Ressalva ou Adverso, a juízo do auditor.
III - Quando houver incerteza em relação a fato relevante, cujo desfecho poderá afetar significativamente a posição patrimonial e financeira de uma entidade, bem como o resultado de suas operações, o auditor deve adicionar um parágrafo de ênfase em seu parecer, após o parágrafo de opinião.
IV - Quando o auditor não obtém comprovação suficiente para fundamentar a sua opinião sobre a adequação das demonstrações contábeis, deve emitir um parecer sem ressalva.
É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)
I.
III.
I e III.
II e IV.
I, II e IV.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
No parecer sobre as demonstrações contábeis, o auditor deve emitir sua opinião afirmando se estas representam adequadamente ou não a situação patrimonial da entidade. Nesse parecer, devem ser observados os seguintes aspectos relevantes, exceto:
as obrigações para o período seguinte.
a origem e a aplicação dos recursos para o período a que correspondem.
as mutações do patrimônio líquido.
a posição patrimonial e financeira.
o resultado das operações no período.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
O auditor da empresa Encerramento S.A. obteve evidências da incapacidade de continuidade da entidade, nos próximos 6 meses. Dessa forma, deve o auditor:
informar, em parágrafo de ênfase no parecer, os efeitos da situação na continuidade operacional da empresa de forma que os usuários tenham adequada informação sobre a situação.
emitir parecer com ressalva, limitando o escopo dos trabalhos pelas restrições financeiras apresentadas pela atividade.
emitir parecer com abstenção de opinião por não conseguir determinar a posição econômica e financeira da empresa.
emitir parecer sem ressalva, mas estabelecendo que a empresa apresente as demonstrações contábeis, de forma a divulgar os valores dos ativos e passivos por valor de realização.
relatar em parecer adverso os efeitos no patrimônio que o processo de descontinuidade ocasiona, trazendo os valores dos ativos e passivos, a valor de realização.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Na emissão de parecer com abstenção de opinião para as demonstrações contábeis de uma entidade, pode-se afirmar que:
elimina a responsabilidade do auditor de emitir qualquer parecer devendo este comunicar à administração da empresa da suspensão dos trabalhos.
não suprime a responsabilidade do auditor de mencionar, no parecer, qualquer desvio, independente da relevância ou materialidade, que possa influenciar a decisão do usuário dessas demonstrações.
exclui a responsabilidade do auditor de se manifestar sob qualquer aspecto das demonstrações.
não elimina a responsabilidade do auditor de mencionar, no parecer, qualquer desvio relevante que possa influenciar a decisão do usuário dessas demonstrações.
extingue a responsabilidade do auditor de mencionar, no parecer, qualquer desvio relevante que possa influenciar a decisão do usuário dessas demonstrações.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
A empresa de Transportes S.A. é uma empresa que tem seus registros contábeis e procedimentos estabelecidos por agência de fiscalização. A agência estabeleceu procedimento para registro das concessões que diverge significativamente, do procedimento estabelecido pelo Conselho Federal de Contabilidade. Nessa situação, deve o auditor emitir parecer:
sem abstenção de opinião.
adverso.
com ressalva.
sem ressalva, mas evidenciando em nota explicativa a divergência.
com abstenção de opinião.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas da seguinte frase: "O auditor deve emitir parecer ______(1)______ quando verificar que as demonstrações contábeis estão incorretas ou incompletas, em tal magnitude que impossibilite a emissão do parecer ______ (2)______."
(1) adverso // (2) com ressalva
(1) com ressalva // (2) adverso
(1) com abstenção de opinião // (2) com ressalva
(1) com abstenção de opinião // (2) adverso
(1) adverso // (2) com abstenção de opinião
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das etapas e características do trabalho de auditoria, julgue os itens subsequentes.
O parecer adverso é o tipo de relatório que o auditor deve emitir quando houver incertezas ou restrições ao âmbito da auditoria que impossibilitem a formulação de uma opinião a respeito das demonstrações financeiras.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das etapas e características do trabalho de auditoria, julgue os itens subsequentes.
Na revisão limitada, o auditor não tem condições de exprimir uma opinião conclusiva sobre a entidade examinada. Nesse caso, o relatório deve ser emitido sempre com ressalvas.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito dos relatórios, procedimentos de fiscalização e tipos de auditoria, julgue os itens seguintes.
Quando são emitidos dois relatórios, um em forma longa e outro breve, o primeiro deve conter aquilo que, pela natural limitação, é omitido no relatório breve. Nesse caso, além da extensão e do maior detalhamento, o relatório em forma longa deve especificar as ressalvas que não cheguem a representar irregularidades.
A empresa Clean S.A. modificou as demonstrações contábeis publicadas. A administração não tomou as medidas necessárias para assegurar que todas as pessoas que tinham recebido as demonstrações contábeis anteriormente divulgadas tivessem acesso às novas, limitando-se a divulgar em seu site. O auditor entendeu que deveria modificar seu parecer, mas a administração não aceitou. Nesse caso, o auditor
não tem nenhum procedimento a fazer, uma vez que as demonstrações contábeis publicadas não são as que serviram para o trabalho de auditoria, podendo ele justificar com os papéis de trabalho.
deverá informar à administração que poderá tomar medidas para impedir que seu parecer seja utilizado por terceiros, resguardando seus direitos e obrigações legais.
deverá comunicar tal ocorrência diretamente ao mercado e aos órgãos competentes, mesmo que a empresa não seja informada de que ele tomará essas providências.
só deverá se manifestar se estiver no período entre a data do encerramento das demonstrações contábeis e a publicação, não sendo responsável por eventos ocorridos após a publicação.
deverá refazer os trabalhos, complementando-os, sendo que o parecer dentro dessas circunstâncias se torna nulo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...