Lista completa de Questões sobre Parte Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca das etapas e características do trabalho de auditoria, julgue os itens subsequentes.
O auditor ou entidade de auditoria deve garantir que as causas, os efeitos e os impactos dos achados de auditoria possam ser atribuídos efetivamente à ação examinada e não possam ser provocados por condições exógenas.
Políticas, procedimentos, práticas e estruturas organizacionais desenvolvidas para dar razoável garantia de que os objetivos do negócio serão alcançados e que os eventos indesejáveis serão prevenidos ou detectados e corrigidos definem o conceito de
controle.
objetivo de controle.
técnica de auditoria.
processo de auditoria.
governança de TI ou corporativa.
NÃO se trata de uma conformidade normalmente já incluída no arquivo de auditoria, cuja documentação em separado seja desnecessária,
o plano de auditoria.
o julgamento significativo do auditor.
a carta de contratação de auditoria.
o parecer do auditor com ressalva.
a ata de reunião com a participação do responsável pelo trabalho de auditoria.
Julgue os itens subsequentes, relativos às características do auditor independente.
O principal objetivo do trabalho do referido auditor é avaliar a fidedignidade das demonstrações financeiras.
assinale a opção correta que versa acerca da visão geral do processo de auditoria.
O auditor tem competência para acessar mas não para avaliar os controles internos e o sistema de informações de uma empresa. O auditor não tem competência técnica para sugerir melhorias para o aumento da confiabilidade dos sistemas de informações utilizados para a tomada de decisões, sua atuação restringe-se aos processos da empresa e não aos sistemas de informação das mesmas.
O auditor poderá incluir parágrafo em seu parecer de auditoria que contenha a avaliação das estimativas contábeis e julgamentos realizados pela administração.
Os procedimentos de revisão analítica e os detalhes de transação são testes substantivos que não podem ser caracterizados como testes de duplo propósito.
Os testes de controle são insuficientes para fornecer evidências sobre a eficácia do desenho e operação das políticas e procedimentos da estrutura de controles internos.
O auditor trabalhará dentro de limites econômicos que estabelecem que evidência suficiente deve ser obtida em prazo razoável, a um custo razoável. Dessa maneira, o auditor aplica o conceito da relação custo x benefício da informação obtida.
Acerca das responsabilidades do auditor e das especificidades de seu trabalho assinale a opção correta.
Ao avaliar o ambiente de controle interno existente, o auditor deve considerar, dentre outros aspectos, a estrutura organizacional da entidade e os métodos de delegação de autoridade e responsabilidade.
Para a avaliação dos procedimentos de controle, é irrelevante a adoção de sistemas de informação computadorizados e os controles adotados na sua implantação, alteração, acesso a arquivos e geração de relatórios.
A natureza da entidade é irrelevante para a aplicação dos procedimentos de revisão analítica, o que não dispensa a utilização do conhecimento adquirido nas auditorias anteriores como ferramenta útil ao longo desses procedimentos.
A estrutura organizacional e os métodos de administração adotados, especialmente quanto a limites de autoridade e responsabilidade, influenciam o auditor ao determinar o risco de auditoria. O mesmo não ocorre com as limitações de acesso físico a ativos e registros contábeis e(ou) administrativos.
A responsabilidade primária na prevenção e identificação de fraude e erros é do auditor independente, por meio de sugestão de implementação e manutenção de adequado sistema contábil e de controle interno das empresas.
Quanto ao conceito de auditoria, assinale a afirmativa correta.
Trata-se de uma técnica contábil voltada a testar a eficiência e a eficácia do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado ou fato.
É uma técnica contábil voltada para apurar a existência de fraudes e erros no campo contábil.
Trata-se de uma especialização contábil voltada para testar a eficiência e a eficácia do controle patrimonial implantado, com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado ou fato.
É uma técnica contábil, concebida inicialmente para atender aos interesses particulares de alguns gestores, com o intuito de evitar fraudes nos demonstrativos contábeis.
Não é uma especialização contábil, pois abrange várias outras ciências, devendo voltar-se para eliminar a existência de fraudes e erros nas entidades.
Acerca das Normas Brasileiras de Contabilidade, julgue os itens subseqüentes.
Caso uma empresa transfira para um prédio vizinho as instalações de seu centro de processamento de dados e obrigue todos os usuários a utilizar senha exclusiva, bem como substitua o administrador - que, além dessa atividade, seja um dos acionistas da empresa - por profissional da área, nessa situação, ao avaliar o ambiente de controle da entidade em relação às mudanças efetuadas, um auditor independente deverá concluir que os riscos de auditoria tendem a aumentar.
Em relação aos procedimentos de auditoria, julgue os itens a seguir.
No âmbito das entidades públicas, a auditoria contábil tem por objetivo o exame dos registros e documentos e a coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto.
Na elaboração do roteiro de monitoramento de uma auditoria operacional, o auditor deverá considerar
o plano de ação, o grupo de contato e o relatório de impacto da auditoria.
os procedimentos, os testes e o tamanho da entidade.
os testes, a carta de responsabilidade da administração e o parecer.
a organização do trabalho, os controles internos e o contrato de auditoria.
o planejamento, a análise do risco e o plano de contingências.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...