Questões sobre Procedimentos de Auditoria

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De que forma a observação da realização dos procedimentos da administração, quanto à contagem física dos estoques, permite ao auditor obter evidência de auditoria?

  • A.

    Por meio do lançamento de duplicatas a receber de devedores duvidosos.

  • B.

    Analisando se as instruções relacionadas às vendas estão corretamente aplicadas.

  • C.

    Observando se o sistema de contagem de estoque está adequado ao que a auditoria definiu.

  • D.

    Verificando se o estoque é administrado conforme o comprador necessita.

  • E.

    Comprovando se as instruções e os procedimentos de contagem estão adequadamente definidos e implementados.

A respeito de métodos, técnicas, procedimentos e instrumentos de controle, julgue os itens que se seguem. Denomina-se indagação escrita ou oral a técnica de auditoria por meio da qual a verificação é realizada junto a fontes externas ao auditado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de métodos, técnicas, procedimentos e instrumentos de controle, julgue os itens que se seguem. O auditor é responsável pela revisão do controle de qualidade da auditoria que executa, devendo avaliar os julgamentos e as conclusões constantes de seu relatório.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de métodos, técnicas, procedimentos e instrumentos de controle, julgue os itens que se seguem. A evidência de auditoria obtida diretamente de fonte externa é considerada mais confiável do que a evidência obtida internamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que o auditor estabeleceu um grau de confiança de 95% para a amostra e que determinou uma taxa tolerável de desvio de 5%, o número de itens a serem testados é

  • A. 19.
  • B. 05.
  • C. 60.
  • D. 30.
  • E. 10.

A complexidade e o volume das operações fazem com que os procedimentos de auditoria sejam aplicados por meio de provas seletivas, testes e amostragens. Na aplicação dos testes, o auditor deve considerar como procedimento básico o(a)

  • A. observação: conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios.
  • B. revisão analítica: verificação do comportamento de valores significativos.
  • C. inspeção: acompanhamento de processo quando de sua execução.
  • D. cálculo: exame de registros, documentos e ativos tangíveis.

Constitui-se em técnica de auditoria

  • A. confirmação externa.
  • B. emissão de parecer.
  • C. aplicação de sanções.
  • D. elaboração de normas.

A finalidade da auditoria do passivo é verificar se todas as obrigações estão devidamente registradas. Considerando que a auditoria do passivo constate a existência de valores ocultos, é correto afirmar que o erro constatado pode ter como efeito

  • A. o aparecimento de juros falsos com o aumento das despesas financeiras.
  • B. a interferência no cálculo do indicador do retorno do patrimônio líquido, para maior.
  • C. a superavaliação do passivo: melhoria na aparência da empresa junto a credores.
  • D. os valores ocultos: interferência no cálculo do indicador de liquidez, para maior.

A auditoria das contas de resultado exige maior tempo do auditor, devido ao volume de lançamentos efetuados nas mesmas. São objetivos da auditoria das contas de resultado, EXCETO:

  • A. Verificar se as receitas, despesas e os custos são pertinentes às atividades da empresa e estão suportadas por documentação.
  • B. Constatar a existência, posse e propriedade dos itens que justificam a existência das receitas, despesas e dos custos.
  • C. Assegurar que as receitas, despesas e os custos foram contabilizados corretamente de acordo com as normas contábeis e regulamentares.
  • D. Determinar se os custos e as despesas estão corretamente contrapostos às receitas referentes ao período.

Um auditor planeja entregar seu parecer sem ressalvas em relação à auditoria de 2010 de uma empresa, em 20 de janeiro de 2011. No dia 15 de janeiro de 2011, ele recebe a informação de que o principal cliente da empresa auditada, responsável por 80% de suas vendas, e que já estava em má situação em 2010, pediu concordata. Considerando que não há risco de descontinuidade da empresa, o auditor deve

  • A. determinar um ajuste na conta perdas estimadas para créditos de liquidação duvidosa no balanço patrimonial de 2010.
  • B. determinar um ajuste na conta perdas estimadas para créditos de liquidação duvidosa no balanço patrimonial de 2011.
  • C. incluir no parecer de 2010, um parágrafo de ênfase destacando a nova informação e suas consequências.
  • D. incluir no parecer de 2010, uma ressalva sobre a ocorrência.
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