Lista completa de Questões de Auditoria da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando os indicadores de desempenho, no âmbito da auditoria governamental, relacione as colunas.
As associações corretas são:
Sobre as normas de auditoria utilizadas no âmbito do Poder Executivo Federal, previstas na IN SFC/MF nº 01/2001, analise as afirmativas a seguir.
I – São formas de auditoria aplicáveis ao setor público: a simplificada, a operacional e a centralizada.
II – O tipo de auditoria executada por servidor lotado em unidade regional do sistema de controle interno do Poder Executivo Federal é um exemplo de auditoria direta compartilhada.
III – Cabe ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal realizar auditorias nos processos de tomada de contas especial.
IV – A finalidade básica da auditoria é comprovar a legalidade e a legitimidade dos atos e fatos administrativos e avaliar os resultados alcançados, quanto aos aspectos de eficiência, eficácia e economicidade da gestão.
Está correto APENAS o que se afirma em
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
Acerca das técnicas de controle e de auditoria do setor público, em especial do setor público federal, no Brasil, analise as afirmações a seguir.
I - A transparência, a equidade, o accountability e o compliance não constituem pressupostos para caracterização das boas práticas de governança no setor público.
II - A definição "Controle Interno é um processo. Controles não representam um fim, mas meios para se atingir um determinado fim" designa um dos quatro conceitos-chave apresentados pelo COSO.
III - A "Declaração de Lima sobre Preceitos de Auditoria" fornece as bases filosóficas e conceituais dos trabalhos desenvolvidos pela Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras %u2013 Intosai, da qual o TCU faz parte como membro.
Está correto o que se afirma em
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
De acordo com a IN SFC/MF no 001/2001, o procedimento que tem por objetivo emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, classifica- se como auditoria do tipo
Um dos princípios fundamentais dos controles internos é o confronto dos ativos com os registros, que tem o objetivo de
detectar desfalque de bens ou registro contábil inadequado.
verificar se os princípios fundamentais de contabilidade estão sendo seguidos.
verificar se existe mais de uma pessoa com acesso aos ativos e aos registros.
mensurar se os valores lançados foram calculados corretamente.
identificar variações ocorridas na rotina de procedimentos internos
O auditor externo, ao examinar o sistema de controle interno da empresa auditada, tem por objetivo principal
definir os testes a realizar e a respectiva equipe de trabalho.
determinar a amplitude dos testes de auditoria.
elaborar os programas do trabalho a ser realizado.
estabelecer os procedimentos de auditoria a serem utilizados.
fazer o planejamento do trabalho.
Um auditor externo, durante a auditoria, identificou que a contabilidade não registra a venda de mercadorias no período de sua competência em função de atraso no envio das notas fiscais por parte do setor emitente. Neste caso, que procedimento o auditor deve efetuar?
Enviar para os clientes carta de confirmação e, após a resposta, conferir se as datas das vendas confirmadas pelos clientes são iguais às lançadas na contabilidade.
Estabelecer uma data limite dentro do mês e, a partir dessa data, passar a considerar as vendas como se fossem de outro mês.
Conferir cada nota fiscal emitida a partir do dia 25 de cada mês com os registros realizados na contabilidade, alterando as datas dos registros quando detectar que foram lançadas depois das vendas realizadas.
Obter na data do balanço o número da última nota fiscal emitida junto ao setor emissor e verificar se essa nota e as de numeração anterior foram registradas nas demonstrações financeiras sob exame.
Realizar um cut-off nas notas fiscais emitidas pelo setor emissor e analisar cada nota fiscal emitida após esse procedimento, identificando o caminho seguido e corrigindo o fluxo, se for o caso.
Os procedimentos de auditoria representam o conjunto de técnicas que o auditor utiliza, na realização de seu trabalho, para colher evidências sobre as informações contidas nas demonstrações financeiras da empresa. A Inspeção de documentos, internos ou externos, tem por objetivo
avaliar os bens materiais da auditada e seu respectivo registro.
confirmar a propriedade dos bens da empresa, que estão em poder de terceiros.
constatar a veracidade dos valores registrados.
promover a conferência quantitativa e qualitativa das operações realizadas.
verificar os sistemas de controles internos utilizados.
Os procedimentos de auditoria interna, nos termos da Resolução CFC nº 780/1995 (mantida na Resolução CFC nº 986/2003 que a revogou), constituem exames e investigações, incluindo, ainda:
testes de observância e testes substantivos.
testes de subavaliação e superavaliação.
avaliação da eficácia dos controles internos.
circularização de estoques em poder de terceiros.
cruzamento de informações entre documentos e registros secundários.
parecer com ressalva.
parecer adverso.
parecer limpo.
parecer limpo com a inclusão de um parágrafo de ênfase.
negativa de parecer.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...