Questões de Auditoria da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Considerando os indicadores de desempenho, no âmbito da auditoria governamental, relacione as colunas.

As associações corretas são:

  • A. I – P, III – Q; IV – R.
  • B. II – P; IV – Q; I – R.
  • C. III – P; II – Q; V – R.
  • D. IV – P; V – Q; II – R.
  • E. V – P; I – Q; III – R.

Sobre as normas de auditoria utilizadas no âmbito do Poder Executivo Federal, previstas na IN SFC/MF nº 01/2001, analise as afirmativas a seguir.

I – São formas de auditoria aplicáveis ao setor público: a simplificada, a operacional e a centralizada.

II – O tipo de auditoria executada por servidor lotado em unidade regional do sistema de controle interno do Poder Executivo Federal é um exemplo de auditoria direta compartilhada.

III – Cabe ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal realizar auditorias nos processos de tomada de contas especial.

IV – A finalidade básica da auditoria é comprovar a legalidade e a legitimidade dos atos e fatos administrativos e avaliar os resultados alcançados, quanto aos aspectos de eficiência, eficácia e economicidade da gestão.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. II e IV.
  • E. III e IV.

Acerca das técnicas de controle e de auditoria do setor público, em especial do setor público federal, no Brasil, analise as afirmações a seguir.

I - A transparência, a equidade, o accountability e o compliance não constituem pressupostos para caracterização das boas práticas de governança no setor público.

II - A definição "Controle Interno é um processo. Controles não representam um fim, mas meios para se atingir um determinado fim" designa um dos quatro conceitos-chave apresentados pelo COSO.

III - A "Declaração de Lima sobre Preceitos de Auditoria" fornece as bases filosóficas e conceituais dos trabalhos desenvolvidos pela Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras %u2013 Intosai, da qual o TCU faz parte como membro.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

De acordo com a IN SFC/MF no 001/2001, o procedimento que tem por objetivo emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, classifica- se como auditoria do tipo

  • A. contábil.
  • B. avaliação da gestão.
  • C. acompanhamento da gestão.
  • D. operacional.
  • E. especial.

Um dos princípios fundamentais dos controles internos é o confronto dos ativos com os registros, que tem o objetivo de

  • A.

    detectar desfalque de bens ou registro contábil inadequado.

  • B.

    verificar se os princípios fundamentais de contabilidade estão sendo seguidos.

  • C.

    verificar se existe mais de uma pessoa com acesso aos ativos e aos registros.

  • D.

    mensurar se os valores lançados foram calculados corretamente.

  • E.

    identificar variações ocorridas na rotina de procedimentos internos

O auditor externo, ao examinar o sistema de controle interno da empresa auditada, tem por objetivo principal

  • A.

    definir os testes a realizar e a respectiva equipe de trabalho.

  • B.

    determinar a amplitude dos testes de auditoria.

  • C.

    elaborar os programas do trabalho a ser realizado.

  • D.

    estabelecer os procedimentos de auditoria a serem utilizados.

  • E.

    fazer o planejamento do trabalho.

Um auditor externo, durante a auditoria, identificou que a contabilidade não registra a venda de mercadorias no período de sua competência em função de atraso no envio das notas fiscais por parte do setor emitente. Neste caso, que procedimento o auditor deve efetuar?

  • A.

    Enviar para os clientes carta de confirmação e, após a resposta, conferir se as datas das vendas confirmadas pelos clientes são iguais às lançadas na contabilidade.

  • B.

    Estabelecer uma data limite dentro do mês e, a partir dessa data, passar a considerar as vendas como se fossem de outro mês.

  • C.

    Conferir cada nota fiscal emitida a partir do dia 25 de cada mês com os registros realizados na contabilidade, alterando as datas dos registros quando detectar que foram lançadas depois das vendas realizadas.

  • D.

    Obter na data do balanço o número da última nota fiscal emitida junto ao setor emissor e verificar se essa nota e as de numeração anterior foram registradas nas demonstrações financeiras sob exame.

  • E.

    Realizar um cut-off nas notas fiscais emitidas pelo setor emissor e analisar cada nota fiscal emitida após esse procedimento, identificando o caminho seguido e corrigindo o fluxo, se for o caso.

Os procedimentos de auditoria representam o conjunto de técnicas que o auditor utiliza, na realização de seu trabalho, para colher evidências sobre as informações contidas nas demonstrações financeiras da empresa. A Inspeção de documentos, internos ou externos, tem por objetivo

  • A.

    avaliar os bens materiais da auditada e seu respectivo registro.

  • B.

    confirmar a propriedade dos bens da empresa, que estão em poder de terceiros.

  • C.

    constatar a veracidade dos valores registrados.

  • D.

    promover a conferência quantitativa e qualitativa das operações realizadas.

  • E.

    verificar os sistemas de controles internos utilizados.

Os procedimentos de auditoria interna, nos termos da Resolução CFC nº 780/1995 (mantida na Resolução CFC nº 986/2003 que a revogou), constituem exames e investigações, incluindo, ainda:

  • A.

    testes de observância e testes substantivos.

  • B.

    testes de subavaliação e superavaliação.

  • C.

    avaliação da eficácia dos controles internos.

  • D.

    circularização de estoques em poder de terceiros.

  • E.

    cruzamento de informações entre documentos e registros secundários.

  • A.

    parecer com ressalva.

  • B.

    parecer adverso.

  • C.

    parecer limpo.

  • D.

    parecer limpo com a inclusão de um parágrafo de ênfase.

  • E.

    negativa de parecer.

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