Questões de Auditoria da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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A respeito dos procedimentos preliminares de auditoria relacionados à identificação e avaliação de riscos, assinale a opção correta.

  • A. Todas as informações obtidas pelo auditor em auditorias prévias na mesma entidade auditada terão de ser consideradas na avaliação de riscos.
  • B. No exame dos riscos decorrentes do uso da tecnologia de informação, cabe exclusivamente ao auditor a tarefa de verificar a fidedignidade dos relatórios eletrônicos que forem gerados.
  • C. As conclusões e os pareceres da auditoria interna a respeito das demonstrações contábeis são considerados irrelevantes para o auditor independente.
  • D. Os riscos de negócio devem constituir declarações da administração, explícitas ou não, incorporadas às demonstrações contábeis.
  • E. Procedimentos analíticos de avaliação de riscos incluem a análise de informações como, por exemplo, a relação entre compras e volume de produtos em estoque.

Assinale a opção correta, com referência à determinação da materialidade e da relevância no planejamento e na execução da auditoria.

  • A. No caso de entidades com fins lucrativos, as demonstrações contábeis tidas como relevantes para o público em geral podem não ser relevantes para os investidores que fornecem o capital de risco para o empreendimento.
  • B. Na determinação da materialidade, o auditor deve pressupor que os usuários do relatório de auditoria desconhecem os negócios e a atividade da entidade auditada.
  • C. É indispensável determinar um valor mínimo para a classificação de relevância das distorções encontradas.
  • D. Nas auditorias das demonstrações contábeis, a definição de materialidade para entidades públicas segue as mesmas regras e condições adotadas para as entidades privadas.
  • E. Determinada distorção pode ser considerada irrelevante em termos materiais, ainda que afete a decisão de um usuário específico da informação contábil.

No que se refere à documentação de auditoria, assinale a opção correta.

  • A. Discussões entre auditor e administração devem ser mantidas em sigilo, devendo, portanto, ser excluídas da documentação.
  • B. Procedimentos podem ser executados mesmo depois da conclusão do relatório de auditoria, desde que sejam devidamente documentados.
  • C. A documentação de auditoria deve limitar-se aos registros elaborados pelo auditor, para fins de confirmação da autenticidade.
  • D. De acordo com as normas em vigor, os termos arquivo de auditoria e documentação de auditoria são sinônimos.
  • E. Por exigência da preservação probatória estabelecida nas normas de auditoria, a documentação de auditoria deve incluir todos os documentos, inclusive versões superadas de documentos e notas que reflitam entendimento incompleto.

A respeito da detecção de fraudes em auditorias, assinale a opção correta.

  • A. Em regra, o auditor não deve aceitar como legítimos os registros e documentos da entidade auditada.
  • B. Toda distorção detectada pelo auditor nas demonstrações contábeis é considerada fraude.
  • C. A responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é primordialmente do auditor.
  • D. Devido às limitações inerentes à auditoria, é inevitável o risco de que distorções relevantes não sejam detectadas.
  • E. A inserção intencional de distorções nas demonstrações contábeis para a obtenção de vantagem injusta ou ilegal constitui fator de risco de fraude.

Assinale a opção correta, relativamente aos procedimentos analíticos em trabalhos de auditoria.

  • A. Os procedimentos analíticos, em função do seu caráter detalhista, só devem ser aplicados a pequenos volumes de transações.
  • B. Com o fim de evitar a ocorrência de algum viés em seu trabalho, nos procedimentos analíticos o auditor deve desconsiderar o desempenho de entidades do mesmo setor de atividade da entidade auditada.
  • C. A fim de manter a consistência do relatório, em cada auditoria realizada o auditor deve selecionar um procedimento analítico único e específico para ser executado.
  • D. Os procedimentos analíticos que forem realizados por administradores da própria entidade auditada deverão ser desprezados ou realizados novamente pelo auditor.
  • E. Nos procedimentos analíticos, podem-se incluir informações que se mostrem contraditórias ou inconsistentes com outras informações relevantes ou que produzam valores inesperados.

Uma evidência de auditoria que tenha sido obtida comprovando-se a existência real de recursos humanos, instalações, imóveis ou equipamentos é denominada evidência

  • A. analítica.
  • B. física.
  • C. testemunhal.
  • D. por confirmação de terceiros.
  • E. documental.

No relatório, o auditor deverá especificar, em determinada seção, que a auditoria foi conduzida em conformidade com as normas vigentes e indicar a origem dessas normas. Essa declaração de conformidade normativa deverá constar da seção do relatório de auditoria intitulada

  • A. parágrafo de opinião.
  • B. outras responsabilidades.
  • C. responsabilidades do auditor.
  • D. parágrafo introdutório.
  • E. responsabilidades da administração.

Nas empresas de auditoria, o monitoramento destina-se a garantir que o controle de qualidade seja efetivo. Para concretizar esse objetivo, o(s) responsável(is) pela execução do monitoramento deve(m)

  • A. requerer que as pessoas que executarão a revisão do controle de qualidade de determinados trabalhos não sejam envolvidas na inspeção desses mesmos trabalhos.
  • B. comunicar os requisitos de independência da empresa a seu pessoal e, quando aplicável, a outras pessoas sujeitas a ela.
  • C. identificar e avaliar circunstâncias e relações que criem ameaças à independência, e tomar as medidas apropriadas.
  • D. aplicar medidas disciplinares contra aqueles que deixarem de cumprir políticas e procedimentos da empresa, especialmente os reincidentes.
  • E. tratar de maneira apropriada as reclamações e alegações de que o trabalho realizado pela empresa não está de acordo com as normas técnicas.

Constitui atribuição do responsável pela supervisão do trabalho de auditoria

  • A. avaliar se o trabalho realizado é compatível com as conclusões obtidas.
  • B. examinar se os objetivos dos procedimentos do trabalho foram alcançados.
  • C. identificar os assuntos que deverão ser submetidos à consulta de membros mais experientes.
  • D. certificar se o trabalho concluído foi realizado de acordo com as normas técnicas.
  • E. verificar se foram levantados assuntos significativos para consideração adicional.

De acordo com os postulados básicos de auditoria governamental, é obrigação dos órgãos de controle externo

  • A. apresentar recomendações acerca de controles inadequados ou inexistentes nas entidades auditadas.
  • B. alertar a autoridade administrativa para que instaure tomada de contas especial em relação a irregularidades conhecidas.
  • C. realizar auditorias solicitadas pelo sistema de controle interno.
  • D. estabelecer, juntamente com a administração, um sistema adequado de controle interno no âmbito da entidade auditada.
  • E. enviar, no caso de auditoria em órgão da administração direta, relatório de auditoria ao titular do Poder Executivo.
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