Questões de Auditoria da COPEVE/ UFAL

Lista completa de Questões de Auditoria da COPEVE/ UFAL para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Declaração de Lima possui todas as metas e questões relacionadas à auditoria governamental, tendo como principal objetivo exigir uma auditoria governamental independente. De acordo com essa declaração, dadas as afirmativas,

I. A pré-auditoria é um tipo de avaliação de atividades administrativas ou financeiras realizada antes da ocorrência do fato, sendo eficaz quando garantir a gestão adequada de recursos públicos confiados ao Estado.

II. A pós-auditoria realizada por uma Entidade Fiscalizadora Superior enfatiza a responsabilidade dos responsáveis pela gestão financeira, fiscal e patrimonial.

III. A pós-auditoria é uma tarefa indispensável de todas as Entidades Fiscalizadoras Superiores, a despeito do fato de ela realizar pré-auditorias ou não.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

O auditor independente para atender os seus objetivos, realiza uma avaliação sobre a adequação de trabalhos específicos executados pelos auditores internos. Considerando as possibilidades de avaliação indicadas abaixo, marque a opção incorreta.

  • A. É necessário avaliar se o trabalho foi executado por auditores internos que tenham competência e treinamento técnicos adequados.
  • B.

    É necessário avaliar se o trabalho executado pelo auditor interno foi adequadamente supervisionado, revisado e documentado.

  • C.

    É necessário avaliar se quaisquer exceções ou assuntos usuais divulgados pelos auditores internos estão resolvidos adequadamente.

  • D.

    É necessário avaliar se foi obtida evidência de auditoria apropriada para permitir que os auditores internos atinjam conclusões razoáveis.

  • E.

    É necessário avaliar se as conclusões são apropriadas nas circunstâncias e quaisquer relatórios elaborados pelos auditores internos são consistentes com os resultados do trabalho executado.

Os auditores independentes consideram os FATORES (1ª coluna) como sendo indicadores para avaliar a adequação do trabalho dos auditores internos. Realize uma análise sobre o texto da 2ª coluna relacionando-o com o seu respectivo FATOR da 1ª coluna.

A sequência correta, de cima para baixo, está na opção

  • A.

    2 – 4 – 1 – 3

  • B.

    2 – 4 – 3 – 1

  • C.

    3 – 4 – 1 – 2

  • D.

    4 – 1 – 3 – 2

  • E.

    4 – 2 – 1 – 3

Assinale a opção correta sobre a definição de auditoria interna com base nas normas fundamentais de auditoria (Instrução Normativa SFC/MF nº 01, de 06-04-2001).

  • A.

    A auditoria interna constitui-se em um conjunto de procedimentos, tecnicamente normatizados, que funciona por meio de acompanhamento indireto de processos, avaliação de resultados e proposição de ações corretivas para os desvios gerenciais da entidade à qual está vinculada.

  • B.

    A auditoria interna é um conjunto de normas que funciona por meio de acompanhamento direto de processos, avaliação de resultados e proposição de ações corretivas para os desvios gerenciais da entidade governamental.

  • C.

    A auditoria interna é um processo normativo que assegura o fortalecimento do gerenciamento da ação governamental, garantindo o cumprimento do Plano Plurianual visando melhores resultados quanto à economicidade.

  • D.

    A auditoria interna é um procedimento técnico que objetiva fortalecer o gerenciamento da ação governamental, garantindo o cumprimento da Lei de Diretrizes Orçamentárias e estabelecendo uma eficaz utilização da receitas financeiras.

  • E.

    A auditoria interna combate a improbidade administrativa, sendo um conjunto de técnicas que avaliam os resultados das ações governamentais.

Considerando os aspectos sobre auditoria, planejamento da auditoria de Demonstrações Contábeis e evidência de auditoria, analise as afirmativas abaixo.

I. Os objetivos da função de auditoria interna e o do auditor independente são idênticos, mas os meios utilizados pela auditoria interna e pelo o auditor independente para alcançar seus respectivos objetivos são diferentes.

II. Planejamento não é uma fase isolada da auditoria, mas um processo contínuo e iterativo, que muitas vezes começa logo após (ou em conexão com) a conclusão da auditoria anterior, continuando até a conclusão do trabalho de auditoria atual.

III. O objetivo do auditor é obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação a (a) existência e condições do estoque; (b) totalidade dos litígios e reclamações envolvendo a entidade; e (c) apresentação e divulgação de informações por segmentos em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.

IV. Dependendo das circunstâncias, por exemplo, quando as informações obtidas geram dúvidas quanto à integridade e objetividade do terceiro, o auditor pode considerar apropriado executar outros procedimentos de auditoria substituindo ou acrescentando à confirmação com o terceiro.

V. Quando existe desacordo entre a administração e o assessor jurídico externo da entidade, o auditor também pode julgar necessário reunir-se com o assessor jurídico externo da entidade para discutir sobre o resultado provável dos litígios ou das reclamações.

Assinale a opção que corresponde à sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – F – F – V

  • B.

    F – V – V – V – V

  • C.

    V – F – V – V – F

  • D.

    F – V – F – V – V

  • E.

    F – F – V – V – F

Cabe ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, por intermédio da técnica de auditoria, dentre outras atividades:

I. Realizar auditoria sobre a gestão dos recursos públicos federais sob responsabilidade dos órgãos públicos e privados, inclusive nos projetos de cooperação técnica junto a Organismos Internacionais e multilaterais de crédito

II. Apurar os atos e fatos inquinados de ilegais ou de irregulares, praticados por agentes públicos ou privados, na utilização de recursos públicos federais e, quando for o caso, comunicar à unidade responsável pela contabilidade para as providências cabíveis.

III. Realizar auditorias nos sistemas contábil, financeiro e demais sistemas administrativos e operacionais, com exceção do sistema de pessoal, onde deve ser usada a técnica de fiscalização.

Com relação às afirmações acima, verifica-se que está(ao) correta(s)

  • A.

    apenas a I.

  • B.

    apenas a II.

  • C.

    I e II.

  • D.

    II e III.

  • E.

    I, II e III.

Sobre as normas de auditoria aplicadas ao setor público, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção incorreta.

  • A.

    Os processos de admissão e desligamento de pessoal e os de concessão de aposentadoria, reforma e pensão são objetos sujeitos à atuação do controle interno.

  • B.

    Os processos de licitação, sua dispensa ou inexigibilidade, não são objetos sujeitos à atuação do controle interno.

  • C.

    A auditoria das demonstrações contábeis do setor público pode incluir responsabilidades adicionais, tais como a responsabilidade pela execução de transações e eventos em conformidade com a legislação, regulamentação ou outra autoridade.

  • D.

    As responsabilidades do auditor do setor público podem ser afetadas pelo contrato de auditoria, ou por obrigações sobre entidades do setor público decorrentes de lei, regulamento ou outra autoridade (por exemplo, diretrizes ministeriais ou resoluções do legislativo).

  • E.

    Quando ocorrer prejuízo à União, os órgãos e as unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal adotarão as providências de sua competência com vista ao ressarcimento ao erário.

Quanto aos aspectos observados pelo servidor que exercer o cargo de auditoria no setor público, assinale a opção correta.

  • A.

    Deve agir com prudência, habilidade e atenção de modo a reduzir ao máximo a margem de erro e acatar as normas de ética profissional, o bom senso em seus atos e recomendações.

  • B.

    Deve manter uma atitude de independência com relação ao agente controlado, de modo a assegurar parcialidade no seu trabalho.

  • C. Não intervir em casos onde haja conflito de interesses que possam influenciar a imparcialidade do seu trabalho, devendo comunicar o fato aos seus superiores.
  • D.

    Em função de sua atuação disciplinar, deve possuir um conjunto de conhecimentos técnicos, experiência e capacidade para as tarefas que executa numa área de conhecimento específica.

  • E.

    Deve ter sempre presente que, como servidor público, se obriga a proteger os interesses da sociedade e respeitar as normas de conduta que regem os servidores públicos, não podendo valer-se da função em benefício próprio ou de terceiros.

Dadas as afirmativas abaixo, considerando as informações sobre os papéis de trabalho na execução da auditoria governamental,

I. Os papéis de trabalho são documentos que fundamentam as informações obtidas nos trabalhos de auditoria e fiscalização do Sistema de Controle Interno, podendo ser por ele elaborados ou obtidos de qualquer outra fonte.

II. Os papéis de trabalho são a base física da documentação das atividades de auditoria e fiscalização.

III. Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciar o entendimento e o suporte da atividade de controle executada, compreendendo a documentação do planejamento, a natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos, bem como o julgamento exercido e as conclusões alcançadas.

IV. Uma das finalidades dos papéis de trabalho é o suporte à elaboração dos relatórios.

V. Os papéis de trabalho deverão estar acondicionados em arquivos do tipo corrente e permanente. O arquivo corrente deve conter assuntos que forem de interesse para consulta sempre que se quiser dados sobre o sistema, área ou unidade objeto de controle. Os papéis e anexos dessa natureza não devem ser incluídos nos arquivos permanentes.

verifica-se que estão corretas

  • A.

    I, II, III e V, apenas.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    II, III, IV e V, apenas.

  • D.

    II e V, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV, apenas.

As auditorias, no setor público federal, podem ser executadas de forma direta, indireta ou simplificada. De acordo com tal classificação, pode-se dizer que são auditorias indiretas

I. compartilhadas.

II. centralizadas.

III. descentralizadas.

IV. integradas.

V. terceirizadas.

Considerando os itens apresentados, assinale a opção correta.

  • A.

    I e V, apenas.

  • B.

    I, II e V, apenas.

  • C.

    II, III e IV, apenas.

  • D.

    II, III, IV e V, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...