Lista completa de Questões de Auditoria da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa correta.
As políticas e os procedimentos de controle de qualidade são de responsabilidade das equipes de trabalho.
O objetivo do sistema de controle de qualidade é obter segurança razoável de que os auditores realizaram os testes com independência de pensamento e cumpriram com as normas profissionais e técnicas.
Os sistemas, as políticas e os procedimentos de controle de qualidade são de responsabilidade da firma de auditoria.
O objetivo do sistema de controle de qualidade é obter segurança razoável de que os auditores cumpriram as exigências legais e regulatórias e efetuaram os principais testes aplicáveis.
O sistema de controle de qualidade deve garantir que foram realizados os testes de auditoria em todos os grupos apresentados nas demonstrações e não ocorreram fraudes ou erros nas demonstrações.
Qual das seguintes opções está de acordo com as normas de auditoria?
É necessário que todos os membros das equipes de auditoria tenham independência de pensamento em relação ao órgão e às pessoas que trabalham no órgão em que está sendo executada a auditoria, assim como se exige deles que aparentem ter independência.
É necessário que o chefe das equipes de auditoria tenha independência de pensamento em relação ao órgão e às pessoas que trabalham no órgãoem que está sendo executada a auditoria, assim como se exige dele que aparente ter independência, enquanto para o restante da equipe é exigido apenas que tenham independência de pensamento.
É necessário que todos os membros das equipes de auditoria tenham independência de pensamento em relação ao órgão e às pessoas que trabalham no órgão em que está sendo executada a auditoria, sendo apenas desejável que aparentem ter independência.
É necessário que todos os membros das equipes de auditoria tenham independência de pensamento em relação ao órgão e às pessoas que trabalham no órgão em que está sendo executada a auditoria, e tal conceito não envolve a aparência de independência.
No ambiente governamental, as exigências de independência do auditor não são aplicáveis em decorrência da estrutura de pessoal com pouca renovação e, em geral, com um quantitativo reduzido.
O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser avaliados:
exclusivamente pelo custo original das transações ou pelo valor justo.
pelos valores de entrada para os ativos e pelos valores de saída para os passivos.
pelos valores obtidos em transações com terceiros estranhos à entidade.
pelos valores originais das transações ou os ativos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos e os passivos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa que seriam necessários para liquidar a obrigação
inicialmente pelos valores originais das transações, sendo utilizadas em graus distintos e combinadas as bases de mensuração do custo histórico e de suas variações.
Em auditoria executada em uma entidade cuja atividade-fim seja específica e com características muito peculiares, é correto afirmar que:
o auditor pode utilizar-se do trabalho de um especialista, sendo o primeiro, entretanto, o único responsável por expressar opinião de auditoria, e sua responsabilidade não é reduzida pela contratação do especialista.
o auditor deve incluir em seu relatório a limitação de sua análise decorrente das especificidades da entidade, não se podendo utilizar de trabalhos complementares de especialistas.
o auditor pode utilizar-se do trabalho de um especialista contratado, compartilhando a responsabilidade de seu trabalho de auditoria com esse especialista.
o auditor deve declarar-se incapaz de realizar os trabalhos diante das especificidades técnicas apresentadas que inviabilizam a execução de uma auditoria.
o auditor somente poderá aceitar trabalhos se possuir um nível de especialização que lhe permita realizar auditoria, de tal maneira que possa ser o único responsável por expressar opiniões, sem a necessidade de contratação de terceiros.
Auditoria - Normas Profissionais de Auditor Independente - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A respeito da responsabilidade do auditor em relação a outras informações incluídas em documentos que contenham demonstrações contábeis auditadas, é correto afirmar que:
o auditor não possui qualquer responsabilidade em relação às informações que estão divulgadas além das demonstrações contábeis em si.
o auditor deve incluir em seu relatório que suas análises se restringiram às demonstrações contábeis.
o auditor deve avaliar se as informações apresentadas podem prejudicar a credibilidade do relatório do auditor independente, exigindo a retificação de informações, podendo, se isso não ocorrer, recusar-se a emitir seu relatório.
o auditor deve avaliar se as informações apresentadas podem prejudicar a credibilidade das demonstrações e de seu relatório, podendo ainda solicitar a retificação de informações ou, se isso não ocorrer, nele incluir um parágrafo de outros assuntos para descrever a inconsistência relevante observada.
o auditor é responsável por emitir opinião sobre a totalidade de informações publicadas, conjuntamente com as demonstrações contábeis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...